O emblema pode ser europeu ou americano, mas o carro é chinês

Vários modelos vendidos no Brasil são feitos na china e carregam os emblemas de suas fabricantes originárias de outros países

capa dicas do boris facebook 25
A chinesa JAC é uma sócia da alemã Volkswagen (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/09/2022 às 07h32

Já passou da hora de você deixar o preconceito contra os carros chineses. Pois a Ford por exemplo, traz da China pra vender aqui no Brasil o SUV Territory. E também tem a Fiat e a Peugeot que importam da China e montam no Uruguai a picape Landtrek que será brevemente apresentada no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Tem mais, a Journey da Dodge hoje é fabricada na China além da Renault que acaba de apresentar o seu Kwid elétrico produzido onde? Isso mesmo, ele é chinês.

E você sabe, naturalmente, que a marca chinesa JAC tem uma importadora aqui no Brasil e uma linha completa de elétricos, de carros a caminhões. O que talvez você não saiba é que a sócia majoritária da Jac, na China, é uma empresa muito conhecida no mundo inteiro. Chama-se Volkswagen.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 23 de setembro de 2022

Não tem jeito, o custo de produção na China é muito menor. Praticamente todas as montadoras tem plantas naquele país, pois é isso que garante uma boa margem de lucro a elas. Com a eletrificação, a tendência é que importem as peças dos carros e apenas montem aqui ou, no máximo, produzam o chassi e partes da carroceria e o resto serão componentes importados de lá. Parecido com o que acontece com produtos de consumo eletrônicos.

Avatar
J. Roberto 23 de setembro de 2022

Mudando um pouco do assunto.
Já tive muitos carros e, frequentemente aço muitas viagens longas (entre 700km e 1.000km).
Eu me estressei da primeira vez, mas depois da primeira experiência com o aviso da luz, nunca mais me estresso por esse motivo.
Mesmo não sendo recomendável, por inúmeras vezes, deixei o tanque esvaziar até a luz acender e, percebi que após a luz acender, ainda restam pelo menos uns 8 litros no tanque antes da pane seca. Isto é, se reabastecer um tanque com 45 litros de capacidade imediatamente após a luz acender, só entram uns 38 litros.
Logo, com 7-8 litros numa rodovia, dirigindo na velocidade recomendada, é possível rodar até mais de 100 km. Muitas vezes cheguei a uns 80 km com a luz acesa e nunca tive problema.

Avatar
Itamar Filippi 22 de setembro de 2022

Bom dia Boris. Sempre falo para meus amigos nacionalistas que odeiam os comunistas, que o mundo já foi dominado pela Grécia, Roma, Inglaterra, EUA e agora é avez da China, acredito que um dia vai ser a nossa vez. Até lá ,não adianta gritar ,pois se não for a China vai ser outro. O que eu gostaria da sua opinião é o seguinte: Fiz uma viagem de 5100km pelo MT com um corolla hibrido. Não confio no painel de controle de consumo de combustivel . Sempre anoto a km e fico junto da bomba, qdo desliga o automático, mando parar. Só que nunca bate o consumo real (média que eu faço) com o que está no painel. Um dia dests você comentou de não dar preferência ao álcool devido ao menor alcance. Na minha vida abasteci com álcool uma vez, ,pois não tinha gasolina aqui no sul. Estava no MT é pela regrinha era vantagem abastecer com álcool. Abasteci e pela conversão deu parecido. Abasteci novamente para ser nacionalista, fiz acho que uns 200km e estava em uma cidade distante de Rondonópolis 125km e marcava no painel alcance do combustivel 220 km. Fiz a bobagem de confiar no painel e me larguei. O diabo do painel começou a diminuir a kilometragem e nada de postos. Parei para pedir informação para um motorista de caminhão e o mesmo falou 30 km para o próximo (na verdade dava 50km). Anda,anda e anda a 80km/h e nada, parei no CAU do pessoal do pedágio e falaram que dava 7km até o proximo posto. O paianel já acusava a luz acesa de tanque baixo . Consegui chegar no posto suando e muito puto com minha burrice, só que foi 30,90 litros, mas o tanque é de 43L. Chegando em cascavel já com gasolina ( nesta minha existência as usinas de álcool podem fechar se dependerem de mim) deixei o tanque tb ir para a reserva para ver e não deu outra. Acendeu a luz, dizendo alcance 51 km e no primeiro posto parei. Novamente 31 litros. Pensei que como comentei no início, de qdo abasteço ficar junto até a bomba desligar e não vai mais uma gota, calculei que este espaço até encher na boca tinha uns 8 ou 10 litros, mas o frentista falou que depois que a bomba desliga o corolla até a boca vai + de 2 a 3 litros. Gostaria da sua opinião se eu estou fazendo algo errado nas anotações. Tive outros carros que tb nunca batia o meu real com o painel. Uma coisa eu descobri ( oque todos sabem, mas vc consegue ver em viagens gdes) é a diferença de alcance dos combustíveis de um posto para outro. Como eu não conheço os postos, abastecia no primeiro que via. Em poucos km já notava a média aumentar ou cair. Como andei muito em estrada de chão resolvi trocar o filtro do ar do motor na concessionária da toyota em CAscavel. Não souberam me dar uma explicação que me convencesse sobre o painel, e um dos assistentes falou que não ia adiantar eu trocar o filtro do ar. Adiantou, pois minha média aumentou 0,7km/l. Mudando de história , tive uma ranger a gasolina , que com menos de 5000km, perdia a potência na hora de arrancar em subidas. A Ford não conseguia descobrir o motivo e eu descobri um dia lendo uma Quatro Rodas , que falava do filtro de ar. Isso foi nos idos de 1995 se não me engano. Abraços

Avatar
Josimar 23 de setembro de 2022

Camarada, pode ser que o consumo e a amostragem de combustível no tanque esteja sendo feita pelo computador de bordo, causando aí um pequeno erro na interpretação do quanto de combustível ainda há. Falo isso porque tenho um Logan 2016 com GNV, e a leitura do tanque do combustível é feita erroneamente pelo computador de bordo, ou seja, mesmo eu usando o GNV, ele indica que estou rodando no combustível líquido, fazendo assim com que o nível da bóia no painel vá diminuindo conforme rodo com o carro. Dito isto, há uma forma de “resetar” essa leitura com o “reset de painel”, que é um botão que corta a alimentação do painel por um breve momento, como se a bateria fosse retirada (podemos chamar isso de uma leve gambiarra :D).
Procure saber como é feita essa leitura em seu Corolla, e por acaso meu cunhado tem um Corolla Cross Híbrido que segundo ele, faz 18 km/l.
Obs.: já fiz esse monte de controle aí de combustível, mas agora eu relaxei pois as primeiras que fiz já me deram uma amostra do que o meu carro faz.

Boa sorte!

Avatar
Deixe um comentário