Estes são os DOIS problemas do carro elétrico no Brasil

Se for adquirir um moderno e verde carro elétrico, fique atento às opções de recarga e lembre-se que o amigo mora no Brasil

carro eletrico carga carregamento portal
Ainda não dá para contar com o elétrico (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/06/2023 às 07h02

O Brasil vive um verdadeiro paradoxo no que diz respeito ao carro elétrico, pois o país oferece as melhores condições de fornecimento de energia limpa para recarregá-los, pois ela vem de usinas hidroelétricas, fotovoltaicas ou eólicas.

VEJA TAMBÉM:

O problema é como a energia chega até ele…

  • Ao contrário da Europa, por exemplo, onde a tomada de um carro elétrico recebe energia, em geral, de usinas a diesel ou de carvão.
  • Mas o Brasil tem dois problemas para vender o carro elétrico. O primeiro é o seu custo inacessível à maioria da população.
  • E em segundo lugar é a dificuldade em se implantar uma infraestrutura de postos de recarga num país de dimensões continentais e estradas com milhares de quilômetros.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 27 de junho de 2023

Terceiro problema:
A eletricidade limpa produzida aqui no Brasil já é plenamente utilizada, e com demanda crescente. Ou seja, não há e nem haveria capacidade extra para se abastecer a uma eventual frota de milhões e milhões de veículos a bateria.

Avatar
Rogério Faria 23 de junho de 2023

Outro problema é que não há ainda um método confiável para extinguir incêndio nestes veículos.

Avatar
Joao Canilho 22 de junho de 2023

O autor do artigo necessita verificar as suas fontes e fundamentar os “fatos” que refere. Ao contrário do mencionado as principais fontes energéticas na Europa não provém de fontes fósseis ou do carvão mas sim de um misto de origem hídrica, solar, eólica e já mais recentemente das ondas do mar.
Portugal, por exemplo, onde 1 em 4 novos automóveis vendidos é eletrificado tem dias em que 100% da energia consumida é de origem verde produzida nacionalmente.

Avatar
Carlos Farbiarz 22 de junho de 2023

https://energy.ec.europa.eu/energy-explained/educational-videos-and-quiz_en
Mais de metade da energia da União Europeia é importada — sobretudo combustíveis fósseis como o petróleo e o gás natural, que fornecem a maior parte da energia que é utilizada na Europa. A energia nuclear representa outros 13 % e as energias renováveis representam mais de 15 %. Fonte: Google.
Não há dúvida que as fontes de energia renovável aumentaram nestes últimos anos, mas os combustíveis fósseis ainda são a fonte principal de energia lá.

Avatar
Garrido 21 de junho de 2023

Além desses 2 problemas mencionados na reportagem, a mais um. A
da troca do conjunto de baterias, quando estás estiverem no final de sua vida útil , que pode ficar mais caro que o valor do próprio carro.

Avatar
Deixe um comentário