Carro elétrico no Brasil: empecilhos impedem a sua aquisição

Mesmo que o governo brasileiro tenha reduzido os impostos, ainda não há um incentivo financeiro para o consumidor ter um elétrico

iStock 167427226
Por Boris Feldman
Publicado em 26/11/2018 às 19h30
Atualizado em 03/10/2019 às 18h54

Carro elétrico no Brasil não tem vida fácil. Apesar de serem uma tendência mundial, dois grandes problemas dificultam a sua popularização no país.

[TRANSCRIÇÃO]

Quem foi a este último Salão do Automóvel em São Paulo, ou acompanhou pela imprensa, deve ter percebido a quantidade de carros elétricos – presença quase obrigatória em quase todos os estandes. Alguns deles até com preços já anunciados para o nosso mercado.

Mas ainda existem pelo menos duas grandes barreiras para que eles cheguem na garagem do brasileiro. E a primeira é o preço: eles custam praticamente o dobro de um carro similar, com motor a combustão. Isso porque o governo acabou de reduzir os seus impostos, mas ainda nem se pensam em incentivo financeiro para o seu consumidor, como em alguns outros países.

O segundo empecilho é a falta de infraestrutura para a sua recarga. Eles já tiveram sua autonomia aumentada para cerca de 300 quilômetros. Mas só dá para viajar com eles na Dutra, estrada que liga o Rio a São Paulo, única onde existem pontos para a recarga das baterias.

Carro elétrico no Brasil
Carro elétrico no Brasil – Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ulisses 2 de dezembro de 2018

O narrador foi generoso. Um carro elétrico custa até 3x o valor de um carro à combustão equivalente, como é o caso do Zoe, que custa 150 mil , tem 88cv e autonomia de 300km. Ainda é melhor comprar um Sandero, pra continuar na Renault. Ou um Onix, popular mais vendido.

Avatar
Deixe um comentário