Brasil seria paraíso do carro elétrico, mas tem dois ‘detalhes’…

Com certeza o que mais vai demorar é o investimento e instalações de postos de recarga que comportem uma frota de nível nacional

carregador carro eletrico hidroeletrica portal 1
Não são apenas os preços altos que atrapalham os elétricos (Imagem: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/06/2023 às 18h02

O Brasil vive hoje o paradoxo do carro elétrico, por ser um país perfeito para se recarregar na tomada, suas baterias.

VEJA TAMBÉM:

Preços e postos para carro elétrico…

  • Porque a nossa energia elétrica vem das usinas hidrelétricas, fotovoltaicas ou eólica. Ou seja, energia limpa. Enquanto na Europa, por exemplo, ela vem de usinas a diesel ou carvão.
  • Mas por outro lado, o carro elétrico ainda vai demorar a conquistar o nosso mercado, pois ele: primeiro é muito caro; segundo é difícil e caro implantar uma infraestrutura de recarga das baterias pelo país.
  • Então por algum tempo nossa solução será o motor a etanol conjugado a um sistema híbrido de propulsão.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
itamar mortagua 15 de junho de 2023

Maior problema para a progressão do carro eletrico, e a Toyota foi a primeira montadora a detectar isso e mudar o foco para motor a hidrogênio, é a carente rede de distribuição de energia. No Brasil ja temos apagões em areas imensas na estiagem qdo as barragens baixam. Isso só com residencias, e empresas consumindo. Imagina se nossa frota de veiculos se transformar em eletrica. E é um tema de solução muito demorada, pois demanda investimentos e construção de novas linhas. A curto e médio prazo, esqueçam.

Avatar
Mano 15 de junho de 2023

Se o elétrico está em alta é porque o mercado futuro quer oferecer algo muito mais acima do que se tem hoje. Acho impossível que o motor a combustão vai sucumbir.

Avatar
Saullo 15 de junho de 2023

No Brasil vira e mexe tem racionamento de energia elétrica. Imagina se a matriz energética dos carros for alterada para elétrico. O PIS vai parar pq ngm vai conseguir sair de casa. Seria hilário na primeira seca todo mundo indo de bicicleta pro trabalho. Eu tô tranquilo que pelos próximos 50 anos ainda teremos carros com pistão, biela e virabrequim.

Avatar
HUGO 14 de junho de 2023

tentei colocar contato no anuncio da Caoa e não funcionou, não deixar indicar o Estdo e acidade

Avatar
Deixe um comentário