Carro parado por longos períodos: melhor encher ou esvaziar o tanque de combustível?

Há muitas orientações por aí a respeito do quê fazer quando o carro fica muito tempo parado. Uma delas é sobre a quantidade de combustível no tanque

carro garagem
Por Boris Feldman
23 de maio de 2019 06:15

São muitas as dicas, algumas falsas, outras verdadeiras, quando o automóvel vai ficar estacionado por algumas semanas ou dois, três meses, em relação ao tanque de combustível. Há quem diga: “deixe-o vazio.” Mas outros dão a dica contrária: “deixe-o completamente abastecido”. Quem está certo?

O que sugere deixar o tanque abastecido. Porque se o tanque estiver pela metade, um quarto ou até menos, ele vai conter uma razoável quantidade de ar. Esse ar contém umidade que provavelmente vai se condensar e se transformar em pequenas gotinhas de água. Imagine, então, o seu tanque contendo água. É óbvio que ele será atacado e vai apresentar ferrugem, oxidação, pois a chapa do tanque não foi preparada para receber água.

carro parado por longos períodos
Carro parado na garagem – Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
antonio 23 de novembro de 2019

ja faz um bom tempo que os tanques de combustível são de um tipo de plástico, portanto não oxidam

Avatar
Deixe um comentário