Carro puxando para o lado: nem sempre o problema é o alinhamento

Em algumas situações, quando o carro começa a puxar para um dos lados é bem possível que o problema seja no desgaste de um dos pneus, por exemplo

alinhamento cambagem shutterstock 1148534609
carro sendo alinhado em uma oficina (Foto Shutterstock)
Por Boris Feldman
20 de dezembro de 2020 11:00

Se você está dirigindo numa estrada plana, reta, mas percebe que o carro está puxando para um lado ou para o outro, a recomendação que se faz imediatamente é de levar o carro para o alinhamento. Pois deve ter um problema na geometria da direção.

Porém, nem sempre o problema é no alinhamento da direção, porque pode estar acontecendo do pneu dianteiro de um lado está com a pressão bastante superior à do outro lado. Ou então, o pneu de um lado com desgaste bem maior que o do outro.

Para verificar se é esse o problema, mande trocar a roda esquerda pra direita e vice-versa. Se o carro passar a puxar para o outro lado, está feito o diagnóstico. Outra possibilidade é o freio de uma das duas rodas dianteiras está agarrando um pouco, o que também pode provocar o carro puxar para um lado.

renegade moab 0010 large
Foto Jeep | Divulgação
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eustaquio José Martins 4 de julho de 2021

Marcos, é só o borracheiro inverter os lados, na mesma posição claro, o pneu do lado direito do lado que roda por dentro vai rodar do lado esquerdo pelo lado de fora e vão continuar no mesmo sentido.

Avatar
luis angel 20 de dezembro de 2020

Faltou dizer: às vezes o problema é do pneu mesmo. Na Alinhadora Rodaleste da Av. Celso Garcia (em stand by) resolvemos o problema de alguns clientes com carros novos que “puxavam” para um lado, com um laudo orientando a concessonária a trocar os pneus (ainda novos), depois de haver tentado todas as posições e até virado o pneu no aro, que foram atendidos.

Avatar
João Esteves 20 de dezembro de 2020

Poderia ser um problema de “cambagem” do carro, ou seja, o carro está desalinhado.

Avatar
Marcos iiyama 20 de dezembro de 2020

Inverter os pneus, vão danifica-los, pois a camada.de.aco, está acostumado em um sentido, e se o pneu está mais desgastado, de um lado, é porque está desalinhado.

Avatar
Eustaquio José Martins 4 de julho de 2021

Marcos, é só o borracheiro inverter os lados, na mesma posição claro, o pneu do lado direito do lado que roda por dentro vai rodar do lado esquerdo pelo lado de fora e vão continuar no mesmo sentido.

Avatar
Felipe 20 de dezembro de 2020

Trocar os pneus de lado é aceitável e seguro?

Avatar
Fernando B 20 de dezembro de 2020

Pois é, nunca vi uma dica dessa. O manual do carro não aconselha fazer isso não

Avatar
Auto Eletron 22 de dezembro de 2020

Se você quiser fazer esse teste, sugiro que faça com os pneus traseiros obedecendo o sentido de rodagem. Ex.traseiro direito com dianteiro direito.

Avatar
Deixe um comentário