Carros PcD: nem o governo nem as fábricas se preocupam com eles

"As fábricas vêm ajustando os preços de alguns de seus modelos automáticos para o público PcD para o limite de R$ 70 mil, estabelecido pelo governo"

shutterstock pcd
Por Boris Feldman
Publicado em 17/01/2019 às 06h15

Quando se fala em carros PcD, muita gente pensa nos descontos, por causa da isenção de impostos. Mas, é preciso um olhar além do preço do automóvel.

[TRANSCRIÇÃO]

As fábricas vêm ajustando os preços de alguns de seus modelos automáticos para o limite de R$ 70 mil, estabelecido pelo governo para a isenção de impostos para as pessoas com deficiência, as chamadas PcD. Porém, as opções vão se reduzindo, pois já tem 10 anos que o governo não muda esse limite e os carros não param de subir de preço.

As fábricas, por sua vez, se limitam a esse ajuste de preço, e nenhuma no Brasil se preocupou em oferecer algum equipamento, algum dispositivo no carro para facilitar a vida das pessoas com deficiência. Eles só existem, às vezes caros, às vezes de má qualidade no mercado de pós-venda. A única exceção foi a Ford, que desenvolveu uma placa de madeira articulável. Só que não foi para o automóvel, mas para facilitar ao cadeirante transpor certos obstáculos na rua.

Carros PcD

Foto ShutterstockVEJA MAIS:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Claudinei Ferreira 8 de fevereiro de 2019

Boris, Eu gostaria de saber como denunciar estas montadoras, pois no meu ver o carro PCD é para o deficiente ter acessibilidade, seja pra dirigir, seja para os instrumentos internos e extermos para ajudar na sua limitação…. porém além da má despreocupação e da qualidade que você discreveu acima na reportagem eles estão cometendo um crime que põe em risco a vida destas pessoas…… Todos os SUVs sem excessão, não vem com dois itens de segurança….BARRAS ESTABILIZADORAS e CONTROLE DE TRAÇÃO….. para andar na cidade tudo bem…. mas como estes carros são altos em uma velocidade acima de 80km isso já nao é um acessório e sim um item de SEGURANÇA. Precisamos alertar o povo.

Avatar
Francisco Suaid Suaid 6 de fevereiro de 2019

A mais canalha de todas e a VW, que aumentou o preço do polo para PCD para o tetode 70mil diminuiu os opcionais e ficou mais caro, por exemplo um polo pra deficiente comprar ele custa 70mil e com desconto vai pra 57,679,00, esse mesmo polo vc compra ele normal nas concessionárias por 59990,00 ou seja não vale a pena comprar com desconto.

Avatar
Deixe um comentário