Seriam os SUVs mais seguros em acidentes? Pelo contrário: eles são mais mortais

Apesar de o utilitário esportivo ser o atual queridinho do mercado, ele vai na contramão da segurança e do seu bolso

suv transito rua utilitario esportivo shutterstock
Por Boris Feldman
Publicado em 06/12/2018 às 20h30

Os utilitários-esportivos são queridinhos do mercado e acumulam sucessivas altas em vendas. Porém, eles continuam tendo mais desvantagens que vantagens. Muita gente pensa, por exemplo, que esses veículos protegem os ocupantes com maior eficiência em caso de acidente. Enganam-se redondamente. SUVs mais seguros? Pelo contrário, eles são mais mortais que os carros de passeio. Entenda:

[TRANSCRIÇÃO]

Contra fatos há argumentos, sim. Apesar de o utilitário-esportivo ser o atual queridinho, também do mercado brasileiro, o SUV vai na contramão da história e do seu bolso. Porque ele é maior que os automóveis, mais pesado, mais difícil de manobrar, consome mais combustível e emite um volume maior de gases poluentes. E na hora de substituir, por exemplo, os pneus, o bolso chia.

Para completar o quadro, estatísticas nos Estados Unidos comprovam que, nos últimos oito anos, os SUVs aumentaram tanto suas vendas que passaram a representar 53% do mercado norte-americano. E, por serem mais altos, mais largos e mais pesados, provocaram um aumento de 49% de óbitos entre os acidentes com os pedestres. Então, além de tudo, o SUV está matando mais gente nas ruas.

Carros SUVs
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre Pereira 17 de julho de 2022

Mortal para os outros né? Os que estão do lado de fora? Ah tá… É que acho que faltou deixar isso claro no titulo. Aliás isso é tão óbvio que nem precisava dessa matéria…

Avatar
Erwin Franieck 2 de setembro de 2020

Sem mostrar todos os dados, da para fazer qualquer recorte e mostrar o que quiser…. Com certeza que SUVs para o Publico americano é uma redução de tamanho do Veículo uma vez que os mais vendidos eram as Picapes Gigantes F150 e F250 entre outras. O Aumento de acidentes pode estar relacionado por exemplo ao uso dos celulares que estão sendo usados nas SUVs que dominam o mercado, nos demais veículos, assim como os pedestres. Se tivéssemos aumentado o numero de motos, teríamos certamente um aumento ainda maior no numero de acidentes fatais com os pedestres e com os motoristas tbm.

Avatar
Lili 22 de maio de 2019

Se a reportagem indica que há umuito aumento do número de suv nas ruas é lógica que a proporção de acidentes envolvendo estes será maior.

Avatar
Fabio 7 de dezembro de 2018

É sempre bom quando alguém, que é do mercado e tem credibilidade, como a coluna do Boris, expõe a verdade através de exemplos e dados estatísticos. Ficaremos sentados, aguardando a resposta das montadoras que acham o máximo só fabricar SUV.

Avatar
Silvio Mattos 6 de dezembro de 2018

Quando se compra um SUV o proprietário pensa na própria segurança o q se comprova no dia a dia. Entre a perda da vida do motorista ou do pedestre é natural q cada um se proteja da melhor maneira possível.

Avatar
Marcilio 7 de dezembro de 2018

É isso aí Sílvio Mattos, embora eu goste muito das matérias do Boris, achei essa aí um tanto sensacionalista, estilo Sônia Abrão. O SUV, quando com um bom pacote de itens de segurança, realmente é muito segur9 para os passageiros e isso o Boris não comentou. Com relação aos pedestres, aí já vai da Conciência de cada um, o motorista que respeite os pedestres e os pedestres que respeitem o trânsito.

Avatar
Deixe um comentário