O que causa a carbonização do motor? Entenda o perigo
A carbonização do motor pode ser causada por outros motivos além do combustível, sendo preciso um diagnóstico preciso antes de bater o martelo
A carbonização do motor pode ser causada por outros motivos além do combustível, sendo preciso um diagnóstico preciso antes de bater o martelo
A carbonização do motor pode ser causada por outros motivos além do combustível. É preciso um diagnóstico mais preciso antes de “bater o martelo” e jogar a culpa no abastecimento.
LEIA MAIS:
[TRANSCRIÇÃO]
Outros dois ouvintes do Auto Papo reclamam que levaram o carro à concessionária, por problemas no motor. E o parecer da oficina foi de carbonização provocada por combustível adulterado.
Ou seja, são depósitos carboníferos na câmara de combustão, nos pistões que provocam esse funcionamento irregular do motor.
Então, se o problema foi provocado pelo combustível, nem a fábrica, nem a concessionária se responsabilizam pelo reparo, não existe garantia disso. E o dono do carro fica em dúvida: será que é isso mesmo? Eu abasteço sempre no mesmo posto, nunca tive problemas…
Essa é uma dúvida que tem procedência, porque a alegação de que carbonização foi provocada pelo combustível pode ou não estar correta.
Esses depósitos carboníferos podem ser provocados pelo combustível mas, também, pelo óleo do motor que vem do cabeçote, por um problema nos retentores das válvulas, e aí o problema é do motor, é de responsabilidade da fábrica, sim.
Então, carbonização não é uma palavra mágica que isenta automaticamente a fábrica de garantir o produto. Tem que se determinar a causa do problema, pois pode ter sido combustível, mas pode também ter sido os retentores das válvulas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Spotify | YouTube PodCasts | Deezer | Apple PodCasts | Amazon Music |
Olá boa tarde
Temos um corolla 2022 com bem 6mil km rodados e a concessionária negou garantia alegando carbonização do motor pôr combustível adulterado, e gerou uma ordem de serviço de 18 mil para eu pagar
Detalhe, a primeira coisa que fizeram foi retirar o combustível do veículo e sem a minha autorização.
Estou com este pepino na mão agora de um carro que não rodou nem 4 meses
Me ajudem por favor
Boris temos um Honda GeV 2.016,30.000km,levamos a bamzai,alegaram ser combustível,trocaram a bomba de combustível,quase 4.000,00,em maio os estalos voltaram,mandaram descarbonizar o veículo,usando álcool .O que fazer nessa situação.
Meu carro queima quando ligo depois de alguns minutos para de queimar o oleo, o que pode ser e oque fazer?
Strada 1.8gm 2003
Bom dia,
Tenho um Golf 1.6 que peguei a estrada subindo a serra e no momento da subida o surgiu um alerta no painel do carro dizendo pressão do oleo pare e desligue o motor. Então parei e verifiquei nivel do oleo estava normal. Fiquei parado uns 15min e sempre nivel do oleo tava ok. ai peguei estrada quando cheguei na cidade fui ao mecanico para checar. O mesmo falou que precisa fazer carbonização. E isso mesmo?
Boris, tenho Amarok 2013, rodo pouco e ascendente sempre a luz de pânico ao ponto de o carro perder potência. Aí tenho que levar para o mecânico descarbonização. Com custo auto. Tem outra forma? Amarok diesel
Obrigado
Olá, Mauro. Obrigado por ler o AutoPapo. Por favor, envie a sua pergunta em Boris Responde.
Obrigado