Chevrolet Spin: motor turbo a caminho?

Antes chamada de 'Capivara', o Chevrolet Spin recebeu alterações que melhoraram seu visual. Agora, ela pode receber mais uma novidade.

Por Boris Feldman 14/05/20 às 20h31
spin premier 2020 b
Chevrolet Spin Premier 2020 (Foto: Chevrolet | Divulgação)

O Chevrolet Spin é último dos moicanos. Foi o chamado monovolume que resistiu a essa invasão de SUVs e crossovers, e só tinha como concorrente o Fiat Doblò. O primeiro Spin era tão feio que ganhou apelido de ‘Capivara’. Mas a GM passou um bem aplicado bisturi e deixou o Chevrolet Spin até bem simpático.

Mas como está sozinho no mercado e vendendo bem, a fábrica resolveu dar uma outra modernizada no Spin, mas com atraso no projeto devido ao Covid-19.

É claro que a GM não confirma, mas pode anotar aí: aquele antigo motor 1.8 ficou apenas no Spin, e ela tem uma geração de motores bem mais moderna 1.0 e 1.2, três cilindros turbo aplicados no Onix e Tracker. Alguém tem dúvida de qual será o próximo Chevrolet a receber esse motor?

Chevrolet Spin LTZ na cor azul com a traseira em detalhe
Spin poderá ser mais um modelo a receber os novos motores da GM (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
45 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cláudio 27 de dezembro de 2020

Acho a SPIN um carro muito versátil (monovolume) para a família. O conceito me agrada muito. O motor no entanto acho um tanto quanto ineficiente e antiquado apesar de oferecer bom torque. O ponto principal p mim a ser discutido é justamente é ela ser equipada com um motor mais eficiente e econômico (o consumo do motor atual é alto face a sua concepção antiquada). O que me preocupa é que o downsize neste caso é brutal, i.e, 1.0 ou 1.2 turbo. Francamente não sei como a Chevrolet vai conseguir arrumar uma curva de potência e principalmente de torque adequada p esta classe de veículo. Se ainda fosse o 1.4 turbinado… Talvez… O outro ponto é o custo. A SPIN está com um bom desempenho de vendas justamente por oferecer uma boa relação custo x benefício. Caso está relação seja alterada, certamente afetará o volume de vendas…

Avatar
Gustavo 14 de dezembro de 2020

Engraçado , vejo os comentários de quem tem spin e prefere esse motor gastão e ineficiente…
Eu quero um carro de 7 lugares, porém a spin contemporânea está fora de questão. Mas se vier com uma reestilizaçao e o motor turbo seria uma boa opção pra mim, hoje tenho um ônix plus ltz câmbio manual,comprei logo quando lançou, adoro o carro , 23 km por litro de gasosa com ar ligado, 40 mil rodados e so alegrias , carrinho esperto nas saídas de semáforo e ultrapassagens .
Meu antigo carro era um c4 thp … acreditem não me arrependo, pelo contrário. Citröen ou qualquer carro francês nunca mais !

Avatar
Claudio Paiva de Sousa 15 de maio de 2020

Eu tenho uma spin 13/14 é um ótimo carro é claro que com um motor mais econômico será maravilhoso,e vale a pena trocar um spin por outro soube com certeza quando o novo spin turbo chegar no mercado vou trocar o meu!!!

Avatar
André De Moura Duda 15 de maio de 2020

Eu tenho uma spin 2019 e estou satisfeito com o carro, em uma viagem para Ubatuba com dois adultos e três crianças e a bagagem ela fez 12 km no etanol, eu penso em trocar em outra porém se mudar para motores de três cilindros vou esperar a reação do público.

Avatar
Dario 15 de maio de 2020

Tenho uma spin ltz 07 lugares 2019 execelente carro já e meu segundo spin não dá problemas graças a Deus pois a rede de assistência da Chevrolet não é boa e em minha opinião irão estragar o carro com essa nova versão de motor que eu não compro de jeito algum o spin merece motor 2.0 e está de bom tamanho conheço 2 pessoas que compraram ônix e não estão satisfeitos se for instalar gnv então nem pensar o spin aceita a geração mais simples de gnv numa boa geração 3 se você instalar em uma boa convertedora e sua manutenção é simples para variar querem estragar o que é bom.

Avatar
Edvaldo Aparecido RODRIGUES 15 de maio de 2020

O motor 1.8 pode ser antigo e mais Gastão que os novos turbos, porém a manutenção é simples e barata, o que não podemos dizer dos novos motores, eu ainda vou com a mecânica antiga, fácil…

Avatar
RONEI DE FARO ALVIM 15 de maio de 2020

Tenho uma 2019 automática, só é econômica na estrada, mas na cidade faz 9.km na gasolina, acho que bebe um pouco, infelizmente. Na revisão de 20.000,vou colocar essa situação, e verificar se há uma melhora.

Avatar
Sidnei alcantara 15 de maio de 2020

Boa tarde

Com todo o respeito à sua referência de 9 km/L na cidade, mas este é o normal para o modelo que tem um motor 1.8 e com transmissão automática, pois em todos os modelos da Chevrolet ao lado direto do prara-brisa dianteiro tem a informação de consumo de 10,3 km/L dependendo das condições do trânsito, trajeto e forma de condução individual e entre outros pode causar variacoes

Avatar
Valtair Pinheiro 16 de maio de 2020

Ee so acho que na spin ltz claro tem que mudar o jeitao dela um modelo mais radical robusta porque e um carrao mas ficou muito comprida e com desenho de caixao mas se muda a traseira emfim moderniza uma suv esportiva meu Deus estora e muita venda isso e fato

Avatar
Maria Sônia da silva 15 de maio de 2020

Podem até dizer que o slim é feio mas sempre fui louca por um , tenho uma paixão enlouquecida por ele

Avatar
Delano 15 de maio de 2020

Vão acabar agr com a motorização da spin, um carro desse porte ,levando vários passageiros com motor 3 cilindros, péssima opção!!!

Avatar
IVAN MACHADO 15 de maio de 2020

As beberronas são até 2017, 2018 em diante são muito economicas.
A minha advantage 2018 com 200 kg dentro, ar ligado e automatica ja marcou no computador 20,9 km litro.
No papel em uma viagem.a São Paulo fez 15,9 com 4 pessoas e ar ligado, acho bom tendo em vista o motor 1.8 e o peso do carro.

Avatar
Leila Nunes Machado 15 de maio de 2020

Eu tenho uma spin 2016,acho linda ,econômica, adoro.

Avatar
Thiago Leathers 15 de maio de 2020

Eu tenho uma Spin 12/13, eu estou adorando o carro, manutenções em dia, mecânico de confiança, troquei o escapamento e silenciador dela, parece uma viatura de rota nas aceleradas!!!

Avatar
Elvis landerson Oliveira 15 de maio de 2020

Tenho uma actic 1.8 , e vou contar q não abro mão do mesmo, as retomadas de velocidade em ultrapassagens é o diferencial de um verdadeiro 1.8, que no etanol cumpre bem o que determina e além de ser econômico mesmo com álcool, e outra quem gosta de MOTORZINHO é dentista……..

Avatar
Maria 15 de maio de 2020

eu não tenho dinheiro pra comprar uma spin mas se eu tivesse eu compraria esta verde ou é azul q é linda !!!!

Avatar
Valtair pinheiro 16 de maio de 2020

se mudar o modelo dela tirando o tracos forma caixao e fazer ela mais robusta na traseira dexando mais arredondada ou outras ela seria alem de um super carro seria linda mais desejada ainda porem concerteza iam estora de vender sem duvidas

Avatar
João de Jesus Sampaio filho 15 de maio de 2020

Eu tenho uma spin activ 2015 e não acho feia como dizem, ao contrário gosto muito, ela é um araso, no mercado não há nenhum outro carro com suas características qualidade e preço e economia, se eu pudesse comprava outro.

Avatar
Carlos Alberto frontelli 15 de maio de 2020

Também tenho uma 2018 muito bom carro .

Avatar
Paulo 15 de maio de 2020

Concorrente da Spin era a Livina e A Grand Livina. Doblo é furgão, né?

Avatar
Camilo 15 de maio de 2020

Tem furgão e 7 lugares. Inclusive mais espaçoso que a Spin.

Avatar
Gustavo De Martini 15 de maio de 2020

Bom carro. Tive uma 2013, único porém o consumo mas com estes novos motores turbo com certeza isto estaria resolvido. Não tem no país outro veículo que ofereça o que ela tem pelo valor cobrado.

Avatar
Daniel 15 de maio de 2020

O ponto forte é o motor que não quebra… Vão acabar com o carro agora!

Avatar
RENATO 15 de maio de 2020

Concordo tenho uma 2014 o motor está com 690 mil só troco óleo e fluido de arrefecimento, trabalha normal no GNV e acool, manutenções sempre em dia, óleo e filtros a cada 10 mil, correias a cada 40 mil fluidos, freio e arrefecimento a cada 100 mil.
Não sei se esse novo motor vai ter tal durabilidade e segurança nas ultrapassagens e se vai ter como por GNV de terceira geração pois o quinta só dá problema.

Avatar
Rosivaldo Gomes de melo 15 de maio de 2020

Sou taxista,eu tenho uma Spain 2018 activ, ótimo carro e uso gnv, acredito com sesse novo motor turbo , o mesmo não aceitarar gnv, mesmo sendo o de quinta geração.
Obs.:Meu colega comprou um onix plus sedã,motor turbo, e ele falou pra mim que o motor não aceita gnv.

Avatar
Eduardo Costa 15 de maio de 2020

Amigo estão colocando GNV sim na nova veículos em sp média 17 por.metro.cubico

Avatar
Assis Silva 15 de maio de 2020

Já atrasada modificação!
Mesmo a spin de 5 lugares é muito bom de espaço e utilidade. Muitas micro empresas utilizam a spin para transportes de mercadorias, por ser um veículo família e comercial.
Quem tem pequena gráfica sabe que a mala da spin é perfeita! Só precisa de uma suspensão mais forte.
Quem tem mercadinho sabe da utilidade da spin.
Quem tem família sabe que a opção de 7 lugares facilita muito para a família.
São muitas utilidades.
Precisava de um motor mais ágil e econômico. Tem que ser o motor 1.2 turbo. De preferência que chegue a 145 cb. Se não o de 133 já serve. Porque a proposta é carregar de 700 a 1000 kg com com bagagem .
Assis Silva

Avatar
Jorge Silidonio Costa 15 de maio de 2020

Só uma pergunta amigo,esse 1.0 e 1.2 ele será montado na spin 2019/2020 ou novo modelo que vai ser lançado em 2021 por favor se puder tire-me essa dúvida.grato!

Avatar
RENATO 15 de maio de 2020

Bom dia, eu resolvi o problema da minha suspensão com molas de Fiat estrada adiventuri.
Ficou muito boa a trazera ficou firme e não sai mas curvas tanto pesada quando vazia

Avatar
Jonas Lisboa 19 de maio de 2020

Meu filho, a spin em si pesa 1200kg…

Avatar
Eduardo Costa 15 de maio de 2020

Poxa se vai vim com motor turbo esquece GNV esperamos que seja econômica

Avatar
EDUARDO DE ROSSI 15 de maio de 2020

Esses motores da GM turbo aceita o GNV 5geracao tranquilo

Avatar
Carlos 15 de maio de 2020

Absurdo, pessoa não sabe de nada, esse motor nao vai p spin, eu trabalho na gm e sei disso.

Avatar
Allan 15 de maio de 2020

Eu tenho a nova spin active automática! Além de ser minha segunda spin, ficou linda! Quanto ao novo motor 1.8 já está
mais econômico que a primeira! Mas esse motor 1.0 e 1.2 turbo tenho dúvidas se o kit gás atual servirá pra esse motor, fico preocupado!

Avatar
EDUARDO DE ROSSI 15 de maio de 2020

Sim aceita GNV de 5 geração

Avatar
Alvaro Eden Barbugiani 14 de maio de 2020

Sr. Boris, me desculpe mas o sr. desconhece a palavra bonito ou feio, como fala de carro ou qquer coisa. Feio ou bonito é relativo pois se todos tivessem o mesmo gosto…todos seriam casados com a mesma mulher. O que seria do verde ??? A Spin nunca foi chamada de capivara. Um abraço.

Avatar
Rainer Duwe 15 de maio de 2020

Chamar de capivara é uma ofensa ao inofensivo animal.
Ela é uma aberração.

Avatar
Henrique 14 de maio de 2020

Espero que reestilizem e a façam crescer logo

Avatar
Aloísio 14 de maio de 2020

Eu espero realmente que essa venha ser tão boa quanto a safira porque a primeira spin parece uma capivara as outras sem contar os problemas que andam apresentando eu tenho planos para substituir a minha safira por uma nova spin câmbio manual

Avatar
Alessandro 14 de maio de 2020

Nossa essa safira eu não conheço 🤔

Avatar
Alvaro 15 de maio de 2020

E eu nem sabia que safira tinha motor.

Avatar
Jonas junior 15 de maio de 2020

Aloísio tive 1 Zafira e passei para 1 spin , a zafira da de 10 a 0 na spin

Avatar
Aloísio 15 de maio de 2020

Jonas que pena que ele já não faz carro tão bons como os carros de antigamente como Elvis acabou de citar.

Avatar
Elvis landerson Oliveira 15 de maio de 2020

O Aloísio ultimamente os modelos da Chevrolet viraram modelos capivaristicos, e sem falar no tanto de plástico de acabamento que deixam a desejar demais, de má qualidade e com rebarbos nas extremidades, uma decepção, ao comparar com os lendarios , vectra cd, astra todas as gerações, zafira , kadett e etc.

Avatar
Marcelo 16 de maio de 2020

Tive uma zafira 2007, boas lembranças, agora tenho uma spin 2019 premier fui p o Paraná com ela 4 pessoas mas bagagem 11.5km no álcool com ar ligado, o que eu gosto é o torque nem se compara com a zafira 2.0, spin 1.8 ando no centro de São Paulo de boa subo ladeiras em baixa rotação motor muito forte, que fala mau acho que é despeitado tem vontade de ter e não tem condições de ter….

Avatar
Deixe um comentário