Choque ao sair do carro: como evitar
No inverno, o ar fica mais seco e é comum tomar um choque, um susto desagradável, ao sair do carro. Saiba como evitar.
No inverno, o ar fica mais seco e é comum tomar um choque, um susto desagradável, ao sair do carro. Saiba como evitar.
Choque ao sair do carro é desagradável mas pode ser facilmente evidado
[TRANSCRIÇÃO]
Muitas vezes você sai do automóvel e ao pegar na porta pra fechá-la percebe pequeno choque, uma faiscazinha pulando entre o seu dedo e a maçaneta e você imediatamente pensa: Esse meu automóvel está com um problema elétrico, deve ter algum curto circuito, algum fio encostando em alguma parte da carroceria, porque está passando corrente elétrica pelas partes metálicas.
Mas não é nada disso, na verdade com o automóvel em movimento o seu corpo se carregou do que se chama eletricidade estática.
Ao descer e encostar na porta para fechá-la essa eletricidade se descarrega e aí o choque faz lembrar o pente que também se carrega de eletricidade estática quando se passa no cabelo depois chega perto de um pedacinho de papel ele será atraído pelo pente
Este fenômeno depende de vários fatores como por exemplo o tipo do estofamento do carro, o tecido da roupa motorista, a umidade maior ou menor do ar e vai por aí. O porque tá explicado mas tem jeito de evitar o choque? Tem sim: Ao sair do carro mantenha a mão segurando alguma parte metálica da porta pra então pisar no chão descarregando então, pelo sapato, a eletricidade estática acumulada no corpo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Pessoal, o Choque tem dia que doí ate o osso do braço… Realmente a energia estática é terrível… Eu geralmente passo meses sem contato com o chão… Não tenho habito depois de adulto de pisar no chão ou ter contato com a terra… Sou analista de Sistemas e Técnico em TI, geralmente quando vou abrir algum computador para Manutenção tenho sempre o cuidado de descarregar a energia estática para não queimar memória e outros componentes do computador… Mas no carro é inevitável às vezes o choque é certeiro… Realmente tendo contato com coisas metálicas descarrega um pouco… Uma vez fui cumprimentar uma senhora, uma cliente e quando toquei na mão dela, ela levou um baita choque que saiu lágrimas nos olhos e ela quase não acreditou que não era proposital, achou que eu tinha alguma coisa que dava choque como canetas e outros acessórios. Já tive descarga de Choque ao beijar minha esposa depois de descer do carro após uma viagem longa no transito Goiano. Deus abençoe a todos.
eu tbem levo choques kkkkkk queria saber porque sou nervosa ou ansiosa ou estressada minha familha diz que sou agitada de mais sera verdade
Resumindo: usem luvas!
Levo choque ao descer do carro, mas nem chego a encostar na massaneta, na pintura do carro mesmo… É outro fenômeno é o copo descartável… coloco a mão próxima ele bem até a mim… uma energia puxando ?
Tomo choque todos os dias, já estou com trauma de descer do carro e ter que fechar a porta ou abrir o portão, na certa é choque Affff…. porém meus carros anteriores nunca havia levado choque, agora estou com o Ford fiesta Hatch e levo choque todo dia kkkk
O meu também é um fiesta e da choque direto. Kkk acho que o tecido do banco dele contribuí para o acúmulo de eletricidade estática. Vou experimentar colocar aqueles encostos de banco com bolinhas massageadoras. Vai que dá certo…
Tenho seguido as recomendações que passou, porém continuo levando choques, e a coisa tem ficado engraçada, já que as pessoas percebem meu medo de encostar na porta. Como descarrego toda essa energia?
Eveline, eu adotei outra forma de evitar o tal choque, uma vez que o solado de borracha da maioria dos calçados a isola de descarga do carro em você. Discretamente ao abrir a porta segurando somente nas partes plásticas, eu toco o solo do local estacionado (ainda sentado no banco do carro), pois é como um “aterramento” pra equilibrar cargas positivas e negativas do corpo.
Psicologicamente tem ajudado e parei de tomar abruptos choques nos dedos.
A matéria é velha, mas só li sua pergunta agora (08/08/20), desejo que tenha se livrado dos choques e esteja bem nesta pandemia. Ah, vc pode pensar mas e se “estiver chovendo vou por a mão no chão molhado”, neste caso as cargas elétricas sua e do carro estarão em equilíbrio. Bom final de semana!
Boa tarde, eu tenho um Etios 2013 eu e minha esposa esta levando choques diários, o choque ocorre ao estar ao lado de fora fechando a porta.
Apesar da matéria ser de 2 anos atrás, estive pesquisando sobre dicas para evitar ou amenizar o choque recentemente e só li esta hoje (08/08/20). Eu adotei a estratégia de ao abrir a porta, aínda dentro do carro tocar o solo antes de descer e fechar a porta. Tem funcionado. O que buscava era outras opções de evitar, pois parece ridículo abrir a porta e por o dedo no chão (ainda mais agora em tempos de pandemia) e outra alternativa dada foi tocar no carro com a parte interna do braço com uma área maior de contato o choque ocorre, mas é menos sentido devido a área de contato ser maior e a parte interna do braço ter menos terminações nervosas (haja visto que os diabéticos preferem espetar essa região que os dedos). Abraços a todos, cuidem se e se o choque for recebido não se assuste: “sorria”, pois você está vivo e pode sentir coisas que muitos desejariam experimentar.
Excelente dica, Boris!
Agora vejo o porque nunca mais tomei choque ao fechar a porta do carro:
Eu bato a porta… eu empurro a porta com delicadeza para ela fechar empurrando pela lataria da porta, tipo “fechar a porta da geladeira sem tocar na maçaneta” porém aquela maneira que fecha suave e perfeito de primeira… ou seja e uma arte!
Um forte abraço,
Pode traduzir?