Luzes do airbag e ABS acesas? Dê um ‘Ctrl+Alt+Del’ na bateria

Quando as luzes do ABS e airbag acendem no painel é preciso verificar se não basta de uma simples falha ou um problema mais grave

luz abs painel carro portal
Muitas vezes a luz do ABS e do airbag podem acender no quadro de instrumentos (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/09/2022 às 15h03

A gente sempre recebe, na redação, perguntas e questões dessa turma que nos segue aqui pelo AutoPapo. Agora recentemente uma que surgiu foi do airbag: que acende a luz de alerta do airbag no painel.

Aí o dono do carro leve imediatamente para oficina autorizada, ou de confiança, e o mecânico diz “não se preocupe, não vamos fazer nada, porque troca de componentes do módulo do airbag é muito caro, mas eu vou ‘resetar’ o sistema nós vamos ver se resolve.”

Luzes do airbag

Então, antes de levar para oficina, se você perceber que acendeu a luz de alerta do airbag no seu painel faça o seguinte, desliga a bateria do carro. Você vai ter que depois reprogramar relógios, rádios, etc.

Mas você desliga a bateria, e liga de novo. É assim que se “reseta” o software do carro. Então, muitas vezes ao “resetar” o sistema a luz de alerta do airbag não acende mais. E o mesmo vale sabe pra quê? Para luz do ABS. O sistema é o mesmo, mas se você desligar, ligar de novo a bateria e a luz continuar acesa, aí o jeito é levar para oficina.

Mas se ela apagar e logo voltar a acender, é problema. Leva para oficina, porque com segurança não se brinca!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário