Melhor jogar dinheiro no lixo do que abastecer com combustível premium

A gasolina premium só tem um bom desempenho em alguns automóveis mais potentes e próprios para receber esse tipo de combustível

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Estes combustíveis se destinam especificamente a motores de alto desempenho e que têm elevada taxa de compressão (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/11/2022 às 20h02
Atualizado em 11/11/2022 às 20h45

Tem muita recomendação por aí pra se utilizar a gasolina premium no automóvel e muito motorista sem saber se precisa ou não. Se deve ou não utilizá-la.

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Então a dica é: gasolina premium, que no Brasil tem os nomes comerciais de Podium nos postos BR, Octapro no Ipiranga e R, de racing, na rede Shell, tem maior octanagem.

Estes combustíveis se destinam especificamente a motores de alto desempenho e que têm elevada taxa de compressão. São principalmente os importados, sofisticados, esportivos e o próprio manual do proprietário recomenda esta gasolina.

Mas usar a gasolina normal prejudica o motor? Não. Somente um pouco o desempenho. E usá-lo num carro de baixo desempenho? Nenhum problema, só vai estar jogando dinheiro no lixo.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
15 Comentários
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Comedor de gado 12 de maio de 2024

Existe regulação sobre o que se pode colocar como aditivo, no momento ele mede a densidade da mistura e a proporção de álcool, os aditivos não estão ali em uma quantidade que possa alterar esse valor mais do que 0,5%, sendo que a margem de erro no Brasil é de 1% (literalmente a menor no mundo)

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Savio 29 de outubro de 2023

O que seria considerado carro de alto desempenho?
Potência do motor?
Número de cilindros?

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Pedro 15 de dezembro de 2023

Creio que a principal diferença (para diferenciar alto desempenho nesse caso) seria a taxa de compreensão, que
é maior em carros turbo. Pelo índice antidetonante (IAD) da gasolina premium ser mais alto, suportando maior pressão antes de uma detonação expontânea.

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Luiz 23 de dezembro de 2023

Neste caso ele se refere a motores com alta taxa de compressão, geralmente importados que exigem uso de gasolina Premium, ou motores ajustados para performance em oficinas de preparação.

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Queiroz 18 de junho de 2023

É por isso que uso GNV no meu V6, kit g5, e a Premium no tanque, sempre acima do meio kk

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Queiroz 18 de junho de 2023

Na minha Sahara, só Premium! Fui de ativada uma vez, quase não cheguei em casa! Tinha enchido o tanque, e só quando andei bastante, parando e engasgando toda hora, me deixando em risco total em linhas amarela e transolimpica. Só melhorou quando consegui botar um pouco de podiam! Daí subi a serra mais tranquilo, parecia que era outra moto! Como não tem diferença, cara pálida????? Kkkkkk

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Inno 10 de junho de 2024

Concordo Queiroz. E vou além, tenho carro flex 1.3 da Fiat sempre abasteci com alcool ou com as gasosas comum, quando comecei a usar a Podium o carro parece outro. 20 % a mais de economia por causa do giro mais baixo e torque maior. Desempenho muito melhor, fora a descarbonização que mantem as peças muito mais duráveis e limpas. Acreditar nessas matérias e em vídeos de “especialistas” da internet que não tem estudos de longa duração que comprovem esses benefícios…é muito melhor pegar as opiniões dos usuários!

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Acastro 11 de maio de 2023

Coloquei a Octapro na moto, uma Bandit 650. Achei que o motor roda mais suave, mais macio. Também o consumo melhorou bastante, apesar de só ter rodado devagar. Preciso pegar a Castelo e esguelar a bicha pra ver se passa dos 250.

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jose 22 de novembro de 2022

valeu boris – e o q ehe a alta taxa – (pergunto)

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André 18 de novembro de 2022

Matéria muito curta e mal explicada. A gasolina Premium de fato só se faz necessária em motores com alta taxa de compressão, devido a sua maior octanagem ela não entra em ignição antes da centelha da vela, desta forma protegendo o motor de danos .
A principal função do combustível Premium portanto é proteção e não desempenho.
A maioria dos veículos e motos não precisam de combustível Premium.

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Jose antonio 15 de novembro de 2022

e cada uma que se ver a gasolina pódio tem uma excelente ocitanagem sem percentual de álcool devido a química que ela leva dar para ver quando você abastece em um um motor de um cilindro ai você ver a diferença agora em motor de 4 ,6, 8 cilindro o bicho vira uma fera e por isso que eu discordo que jogar dinheiro testes feito e comprovado .

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Carlos 13 de novembro de 2022

Kkk. O certo é abastececer com o mix de álcool e gasolina de baixa octanagem que é comercializado no Brasil! Meu Deus, é cada uma que a gente escuta! Tanto que o próprio governo foi questionado quando permitiram o último aumento da porcentagem de álcool na gasolina sobre o que fazer quando se tem um carro ou moto a gasolina, não flex, e o governo recomendou que se abasteça com gasolina premium e não com a “mijolina” que só serve pra carro flex.

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Francisco 12 de novembro de 2022

Se vc usar gasolinas comum em motores de alto desempenho os V8 importados por exemplo terá problema com os cabeçotes danificando o motor.

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Queiroz 18 de junho de 2023

Diga-nos qual a regulação para gasolina adtivada? Qual a norma técnica oficial para fiscalização de gasolina adtivada nos postos? Qual o percentual permitido de aditivos? Não existe cara pálida! O fiscsl só analisa mistura de álcool na gasolina e bombas adulteradas. Na adtivada, não há o que fiscalizar! É livre! Os donos de postos podem fazer o que quiserem! U.a parte por mil. Por milhão ou por bilhão e tudo estará legal! Daí vc pode ver, cara pálida: não há o que reclamar! Pode fundir o motor e não poderá cobrar de ninguém o prejuízo! Vai confiar nisso? Só nós mesmo, cara pálida pra acreditar! Kkkkkkkkkkkkkkkkk

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Matheus Braga 22 de dezembro de 2023

QUEIROZ, o assunto é gasolina “premium”, aquelas com mais octanagem. Você está confundindo as coisas, ninguém está falando de gasolina aditivada.

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