Melhor jogar dinheiro no lixo do que abastecer com combustível premium

A gasolina premium só tem um bom desempenho em alguns automóveis mais potentes e próprios para receber esse tipo de combustível

bomba gasolina comum aditivada premium portal
Estes combustíveis se destinam especificamente a motores de alto desempenho e que têm elevada taxa de compressão (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/11/2022 às 20h02
Atualizado em 11/11/2022 às 20h45

Tem muita recomendação por aí pra se utilizar a gasolina premium no automóvel e muito motorista sem saber se precisa ou não. Se deve ou não utilizá-la.

VEJA TAMBÉM:

Então a dica é: gasolina premium, que no Brasil tem os nomes comerciais de Podium nos postos BR, Octapro no Ipiranga e R, de racing, na rede Shell, tem maior octanagem.

Estes combustíveis se destinam especificamente a motores de alto desempenho e que têm elevada taxa de compressão. São principalmente os importados, sofisticados, esportivos e o próprio manual do proprietário recomenda esta gasolina.

Mas usar a gasolina normal prejudica o motor? Não. Somente um pouco o desempenho. E usá-lo num carro de baixo desempenho? Nenhum problema, só vai estar jogando dinheiro no lixo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Comedor de gado 12 de maio de 2024

Existe regulação sobre o que se pode colocar como aditivo, no momento ele mede a densidade da mistura e a proporção de álcool, os aditivos não estão ali em uma quantidade que possa alterar esse valor mais do que 0,5%, sendo que a margem de erro no Brasil é de 1% (literalmente a menor no mundo)

Avatar
Savio 29 de outubro de 2023

O que seria considerado carro de alto desempenho?
Potência do motor?
Número de cilindros?

Avatar
Pedro 15 de dezembro de 2023

Creio que a principal diferença (para diferenciar alto desempenho nesse caso) seria a taxa de compreensão, que
é maior em carros turbo. Pelo índice antidetonante (IAD) da gasolina premium ser mais alto, suportando maior pressão antes de uma detonação expontânea.

Avatar
Luiz 23 de dezembro de 2023

Neste caso ele se refere a motores com alta taxa de compressão, geralmente importados que exigem uso de gasolina Premium, ou motores ajustados para performance em oficinas de preparação.

Avatar
Queiroz 18 de junho de 2023

É por isso que uso GNV no meu V6, kit g5, e a Premium no tanque, sempre acima do meio kk

Avatar
Queiroz 18 de junho de 2023

Na minha Sahara, só Premium! Fui de ativada uma vez, quase não cheguei em casa! Tinha enchido o tanque, e só quando andei bastante, parando e engasgando toda hora, me deixando em risco total em linhas amarela e transolimpica. Só melhorou quando consegui botar um pouco de podiam! Daí subi a serra mais tranquilo, parecia que era outra moto! Como não tem diferença, cara pálida????? Kkkkkk

Avatar
Acastro 11 de maio de 2023

Coloquei a Octapro na moto, uma Bandit 650. Achei que o motor roda mais suave, mais macio. Também o consumo melhorou bastante, apesar de só ter rodado devagar. Preciso pegar a Castelo e esguelar a bicha pra ver se passa dos 250.

Avatar
jose 22 de novembro de 2022

valeu boris – e o q ehe a alta taxa – (pergunto)

Avatar
André 18 de novembro de 2022

Matéria muito curta e mal explicada. A gasolina Premium de fato só se faz necessária em motores com alta taxa de compressão, devido a sua maior octanagem ela não entra em ignição antes da centelha da vela, desta forma protegendo o motor de danos .
A principal função do combustível Premium portanto é proteção e não desempenho.
A maioria dos veículos e motos não precisam de combustível Premium.

Avatar
Jose antonio 15 de novembro de 2022

e cada uma que se ver a gasolina pódio tem uma excelente ocitanagem sem percentual de álcool devido a química que ela leva dar para ver quando você abastece em um um motor de um cilindro ai você ver a diferença agora em motor de 4 ,6, 8 cilindro o bicho vira uma fera e por isso que eu discordo que jogar dinheiro testes feito e comprovado .

Avatar
Carlos 13 de novembro de 2022

Kkk. O certo é abastececer com o mix de álcool e gasolina de baixa octanagem que é comercializado no Brasil! Meu Deus, é cada uma que a gente escuta! Tanto que o próprio governo foi questionado quando permitiram o último aumento da porcentagem de álcool na gasolina sobre o que fazer quando se tem um carro ou moto a gasolina, não flex, e o governo recomendou que se abasteça com gasolina premium e não com a “mijolina” que só serve pra carro flex.

Avatar
Francisco 12 de novembro de 2022

Se vc usar gasolinas comum em motores de alto desempenho os V8 importados por exemplo terá problema com os cabeçotes danificando o motor.

Avatar
Queiroz 18 de junho de 2023

Diga-nos qual a regulação para gasolina adtivada? Qual a norma técnica oficial para fiscalização de gasolina adtivada nos postos? Qual o percentual permitido de aditivos? Não existe cara pálida! O fiscsl só analisa mistura de álcool na gasolina e bombas adulteradas. Na adtivada, não há o que fiscalizar! É livre! Os donos de postos podem fazer o que quiserem! U.a parte por mil. Por milhão ou por bilhão e tudo estará legal! Daí vc pode ver, cara pálida: não há o que reclamar! Pode fundir o motor e não poderá cobrar de ninguém o prejuízo! Vai confiar nisso? Só nós mesmo, cara pálida pra acreditar! Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Matheus Braga 22 de dezembro de 2023

QUEIROZ, o assunto é gasolina “premium”, aquelas com mais octanagem. Você está confundindo as coisas, ninguém está falando de gasolina aditivada.

Avatar
Deixe um comentário