Fluido da direção hidráulica nunca deve ser completado!

O fluido da direção hidráulica deve ser trocado de tempos em tempos ou apenas completado quando baixa o nível? A resposta correta é: nem um, nem outro!

Por Boris Feldman07/10/19 às 08h30

Afinal, o fluido da direção hidráulica deve ser trocado de tempos em tempos ou apenas completado quando baixa o nível? A resposta correta é: nem um, nem outro!

Na verdade, a menos que tenha havido algum problema no sistema, o fluido dura eternamente: confira no manual do proprietário. Apesar dos mecânicos insistirem no contrário, quanto a completar o nível, ele só baixa no caso de algum vazamento do fluido. Então, baixou o nível? Leve o carro para a oficina. Só se completa (o fluido) emergencialmente se ele tiver ficado muito baixo.

Ao contrário do que muitos pensam, o fluido da direção hidráulica e o óleo do câmbio manual. ao contrário do óleo do motor, não baixam em condições normais e têm a mesma durabilidade que o próprio carro.

reservatorio fluido direcao hidraulica carro andre willis 1
Reservatório do fluido da direção hidráulica – foto Andre Willis | AutoPapo
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    claudio cardoso 24 de março de 2020

    coloquei oleo de motor no reservatorio da direção hidraulica e agora o que vai acontecer

  • Avatar
    Mecânico PRO 13 de dezembro de 2019

    A matéria está correta : o óleo nunca estraga. Porém no caso do câmbio devido ao alto atrito interno das engrenagens e excesso de esticadas na marcha acaba formando muita migalha (partículas de metal) no fundo e recircula então aconselhamos trocar o óleo todo de um manual a cada 80mkm e dos automáticos a cada 40mkm. Uma troca que custa barata pela km que dura.

  • Avatar
    RODRIGO CARDOZO ROSA 25 de novembro de 2019

    Me desculpe também, mas qualquer fluidos tem o seu tempo de vida útil, no caso do fluído da DH não é diferente.

  • Avatar
    Tii Melo 9 de outubro de 2019

    Me desculpem, mas o óleo da caixa de marchas tem durabilidade sim ! Dependendo do modelo de 10 a 15 anos ! Mas tem…

    • Avatar
      Clovis germine 30 de maio de 2020

      Sou da opinião que tem quê trocar sim. Acho um absurdo o meu carro por ex, nao ter um beijão pra soltar o óleo

Avatar
Deixe um comentário