Completar o tanque reduz o consumo do combustível?

Alguns motoristas acreditam que quando completam o tanque o gasto do combustível é menor. Será mesmo ou é só impressão?

Por Boris Feldman 17/06/18 às 07h30
tanque  cronos menor

Você completa o tanque e repara que o marcador está descendo mais lentamente do que quando há menos combustível.  Será que há quantidade de combustível interfere no consumo?

VEJA TAMBÉM:

[TRANSCRIÇÃO]

É verdade que quando o tanque de combustível está cheio o consumo é aparentemente menor do que quando ele já está da metade para baixo? Por que o ponteiro desce tão devagar quando o tanque está cheio e depois desce mais rápido?

É só impressão, não existe diferença de consumo se o tanque está mais cheio ou mais vazio. Existe uma teoria que diz: quando o tanque está da metade para baixo a evaporação do combustível é maior. Pode até ser, mas é desprezível e não explica o ponteiro descer mais rápido.

A explicação para isso é que quando se completa o tanque até a boca, o nível do combustível vai um pouco acima de onde o ponteiro começa a marcar, ou seja, o carro anda muitos quilômetros e consome alguns litros antes do marcador lá no tanque perceber uma redução do nível e acionar o ponteiro. Estes litros não acusados pelo marcador é que dão a falsa impressão de baixo consumo.

completa o tanque
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Celso Monteiro 21 de abril de 2021

Boris, como trabalhei em vários projetos de computador de bordo, posso complementar sua explicação. O fato é que a bóia fica submersa quando o tanque está cheio e a indicação de combustível só vai variar quando a bóia começar a baixar. Os computadores de bordo que trabalhei ignoram durante a maior parte do tempo a indicação da bóia no cálculo de autonomia por diversas distorções como terreno inclinado, bóia submersa, etc e se baseiam na integração dos consumos definidos pela ECU. Abraços

Avatar
Rc Cursos Online 19 de maio de 2020

Olá aqui é a Madalena dias, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Avatar
Gilberto Jr 19 de junho de 2018

Para o carro economizar são vários fatores até a calibragem do pneu influencia uma boa manutenção um combustível de qualidade deixar o veículo sempre em baixa rotação

Avatar
Felipe 17 de junho de 2018

Na verdade o tanque cheio consome mais combustível, quanto menor a quantidade de combustível no tanque menor é o consumo de combustível. Isso acontece por causa do peso do combustível, quanto menor for o peso do veículo, mais econômico ele se torna.

Avatar
Chode McBlob 17 de junho de 2018

Bosta de texto superficial e inútil. Puro caça níquel, clickbait. *.

EDITADO

Avatar
Douraci Machado 17 de junho de 2018

Tirar o pé do acelerador economia na certa

Avatar
R ramos 17 de junho de 2018

Concordo com a matéria. Vc pode facilmente gastar 5, 6 litros antes do medidor começar a abaixar, dependendo do carro. Mas gostaria de complementar algumas coisas.

A evaporação pode ser desprezível a nivel de quantidade de combustível, mas alguns estudos indicam que a agua que fica no tanque devido essa evaporação pode causar um pior rendimento para o motor nas futuras combustões, pois o combustível estará misturado com água.

Outro detalhe é o peso do veículo. Quando você completa o tanque, o veículo fica mais pesado do que quandp ele está vazio. Veículo mais pesado = maior consumo. Dependendo do peso do carro, da quantidade de passageiros e do tamanho do tanque, a diferença de consumo pode ser considerável.

Avatar
Tagory 17 de junho de 2018

Na verdade, acredito que o tanque cheio aumenta o consumo. É mais peso para o carro, 25kg a 35kg carregados sem necessidade. Pode influenciar pouco, mas se retirar um banco, tirar determinados pesos do carro já ajuda na performance…

Avatar
Grasiele Bremer 17 de junho de 2018

Que lixo

Avatar
Deixe um comentário