Concessionária Chevrolet escorrega no filtro

Concessionária Chevrolet trocou o filtro de ar de um Onix Plus utilizando peça do mercado paralelo. E o pior: cobrou mais caro por isso

Concessionária ainda empurrou uma "lavagem técnica" no motor do Onix Plus
Concessionária ainda empurrou uma "lavagem técnica" no motor do Onix Plus (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
04 de outubro de 2021 21:32

Cada vez que a revista Quatro Rodas leva um daqueles carros de teste de longa duração (que agora foi de 60 mil para 100 mil km) para  revisão na concessionária é uma surpresa: o último foi um Onix Plus levado na Primarca, de São Caetano do Sul. E aconteceu o que – lamentavelmente –  se prevê: a inevitável empurroterapia.

A primeira “sugestão” foi uma “lavagem técnica” do motor. Entretanto, motor sujo ou limpo não faz diferença nenhuma. E, passar um pano úmido é o que deve ser feito, sem custo nenhum. Outra seria a lubrificação, que já não existe há dezenas de anos.

Foi oferecido até um aditivo do radiador. Inexplicável, pois o aditivo necessário para o sistema de arrefecimento já integra o líquido original, é o etilenoglicol.

VEJA TAMBÉM:

Como ponto positivo, a favor da concessionária, trocaram as pastilhas e recomendaram a retífica dos discos que estavam com sulcos. Honestidade não sugerir substituí-los, pois os novos custariam mais que o “passe”.

Mas pisaram na bola ao trocar o filtro de ar por outro do mercado paralelo. E o pior: cobrando mais que o original de fábrica.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
37 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Ricardo 12 de outubro de 2021

Então sempre faço revisão na concessionária e só troco óleo e filtro de óleo por causa da garantia, sendo assim compro filtros de ar do motor, do ar condicionado e de combustível fora da mesma ou seja não existe paralelo é o mesmo fabricante o problema que os trouxas se deixam levar por vendedores e mecânico que são treinados para mexer no seu psicológico aí vc gasta mil reais numa revisão de 40 mil enquanto eu por exemplo gastei 465 reias as peças são as mesmas só colocam a marca deles e os trouxas dizem para vcs que é original, penso que as pessoas hoje tem saber mais sobre direito dos consumidores, você não é obrigado colocar peças carssimas porque a concessionária quer .

Avatar
Ariane da cruz nobre 7 de outubro de 2021

Comprei meu onix plus LT ano 2020 manual em julho do ano passado. Desde que tirei o mesmo da concerssionaria veio apresentando problemas. O primeiro foi na direção que tava fazendo barulho e levei na concessionária lá eles verificaram que veio com falta de aperto na coluna de direção. Logo após meu carro com 17 mil km minha pastilha de freio acabou. Tive que trocar sendo que a que troquei já rodei 30milkm e nem sinal de gasta. Depois foi o ar condicionado que parou, eles alegaram que por que não havia feito as revisões na concessionária não tava na garantia. Sendo que só havia 6 meses que tinha tirado o carro da concessionária eu falei um monte de alegações que por fim disseram que ia consertar por “cortesia”. 1 mês e pouco depois foi a bateria do carro que descarregou, voltei a concerssionaria e eles deram carga. Carga essa que só durou uns 3 meses que foi o tempo de o carro completar 1 ano, ou seja, acabou a garantia da batetia e tive que comprar outra nova. Nesse meio tempo o sistema eletrônico do carro começou aprensentar problemas então voltei novamente a concerssionaria. Lá eles olharam e como não conseguiram descobrir jogaram o problema para o Gnv do carro. Sendo que esse problema eletrônico um erro stabilitrak que aparece no painel e o carro fica com dificuldade de ligar dá erro em quase todos os componetes como vidros , seta, combustivel,etc… Esse problema aconteceu desde quando tirei da concerssionaria, só que não na proporção que hoje se encontra de eu não conseguir dá partida no carro. Comprei um carro 0km que me dá mais dor de cabeça que um usado. E o pior de tudo pagar um valor de mais de 60 mil reais num carro nesse estado. É a primeira vez e última que compro carro da chevrolet. Que arrependimento. Não aconselho ninguém comprar. Tive um HB20 da hyundai que usei ele até 350 mil km e nunca me deu dor de cabeça somente troca de itens de desgaste e com bastante tempo de usado. Nunca mais compro carro na chevrolet e não indico a ninguém. Os carros são de péssima qualidade, sai com defeitos de fábrica e não te dão respaudo algum se não tiver feita as revisões com eles, revisões estas que são extremamente caras com valores abusivos.

Avatar
Rodolfo 7 de outubro de 2021

ARIANE DA CRUZ NOBRE,
O seu kit GNV foi instalado em uma Concessionária Chevrolet ou foi em oficina particular?

Avatar
AutoPapo 7 de outubro de 2021

Colocou GNV no carro…sim vai dar vários problemas mesmo.

Avatar
Luis Cavalcante 8 de outubro de 2021

Eu comprei um Joy Plus 2020, com (73) anos de idade nunca usei um automóvel com um acabamento tão péssimo. Pior de tudo: Caí na Pior Concecionária da GM em Fortaleza: A Silcar da Domingos Olimpio. É uma lástima…

Avatar
José Carlos 7 de outubro de 2021

Fui, n’uma autorizada Fiat, para ver meu ar condicionado, que repentinamente deichou de gelar, lá o orçamento para o serviço ficou em mais de R$7000,00 reais, tomei um susto, retirei o veículo fui em uma oficina e era apenas a troca de uma bobina, o serviço com mão de obra ficou em R$500,00. E o ar voltou a gelar.

Avatar
Ulisses correa 6 de outubro de 2021

Artigo sem nenhuma passe técnica, lavagem técnica não tem nada a ver com passar pano úmido, e sim com estética automotiva, agora vai vc lá sem saber lavar o motor do carro pra ver oq acontece. E disco foi se o tempo de se retificar, não existe mais isso, passou do limite troca.

Avatar
Leandro B. 6 de outubro de 2021

Isso da retífica do disco de freio já fizeram sacanagem com meu pai. Ele tem um Honda Civic 2008 e na manutenção do carro trocaram os discos originais do carro que não tinham rodado nem 40k km por um de marca qualquer e ficaram pra eles com o original. Ganharam um jogo de disco de freio e perderam clientes…

Avatar
Reginaldo Rosendo da Silva 6 de outubro de 2021

Já fui cliente GM e sempre foi assim. Uma vez uma.revisao de 10000 ou foi 20000 de 350,00 no site ficou por 975,00 e se doasse cinco kilos de alimentação para uma instituição de caridade esse valor foi para 700,00 . Pode isso?

Avatar
William Muniz Melo 6 de outubro de 2021

Ridículo o que certeza concessionárias fazem. Uma vez sugeriram fazer limpeza dos bicos injetores do meu Onix, isso com menos de um ano de uso. Não aceitei e depois vi no manual que não se limpa bicos injetores pois já são auto limitantes.

Avatar
Ricardo Persico Oliveira 6 de outubro de 2021

Meu Onix Premier veio com o filtro do ar condicionado e nunca tive problemas com peças paralelas nas concessionárias. Mad sempre fico de olhos abertos na execução do serviço. Após 6 meses rodando em SP o filtro do ar estava bem sujo e autorizei a substituição.

Avatar
Rodolfo 6 de outubro de 2021

Quantos quilômetros você rodou com este filtro de ar que sujou em apenas 6 meses?

Avatar
Ricardo Persico de Oliveira 6 de outubro de 2021

Seis mil quilômetros e fui duas vezes para Brasília.

Avatar
Ricardo Persico de Oliveira 6 de outubro de 2021

A poluição é alta e o filtro fica preto, cumpriu com o papel o qual foi especificado. Esqueci de comentar das duas viagens que fiz neste período. O filtro é barato e vale o investimento para saúde.

Avatar
Rodolfo 6 de outubro de 2021

Eu mesmo troquei o filtro de cabine do meu Onix 1.4 ano 2019. Vi um vídeo de como fazer isso no Youtube… foi coisa de 5 minutos.

Avatar
Aparecido 6 de outubro de 2021

Sempre trabalhei e concer
cionaria eles fazem cada uma vs não viram nada ainda

Avatar
Jaider Miguel Guimarães Costa 6 de outubro de 2021

Fiquei surpreso ao ir em uma concessionária Hyundai e descobrir que a troca do filtro de ar do motor (hb20 2019), só é trocado quando o veículo atinge 40.000 km ou 4 anos (de acordo com o plano de manutenção). Gostaria de saber se isso é normal?

Avatar
Vítor 6 de outubro de 2021

Chevrolet não faz filtro, faz carro. Filtro de qualidade é man, vela de qualidade é NGK, correia de qualidade é continental. Não existe essa de “peça original da Chevrolet”

Avatar
Alex Fabiano da Silva 6 de outubro de 2021

O vendido em concessionária vem com a logo da montadora mesmo sendo outro fabricante como em pastilhas de freios de moto quem fábrica é a cobrek e quando vc compra na Honda vem como Honda e não cobrek foi isso que a reportagem quis passar e sem falar que no mercado convencional é cerca de 3x mais barato.

Avatar
Vítor 6 de outubro de 2021

Exatamente, por isso não faz diferença. Está pagando mais caro só pq tem o símbolo da montadora. Dá muito bem para ir em qualquer loja de auto peças e comprar das marcas mais reconhecidas do mercado e pagar barato, mas estaria levando peça original e de qualidade

Avatar
yuri 7 de outubro de 2021

Quero ver na hora da revenda 🤣

Avatar
Renato Teodoro de sousa 5 de outubro de 2021

está foi boa trocar paralelo por original cobrar preço original cada um tem jeito de fazer manutenção do carro eu prefiro fazer fora da concessionária comprei um duster zero nunca vis revisão na concessionária faço sempre no mercado car ótimo preço fica sempre menos da metade das concessionárias

Avatar
Alan Ramos de Brito 5 de outubro de 2021

Se eles colocaram um paralelo é sacanagem agora nós concessionárias não tem culpas de fabricante não colocar os filtros de polem

Avatar
Rodolfo 5 de outubro de 2021

Eu coloquei filtro de cabine no meu Onix, pois veio sem desde que comprei ele 0-km, pois vi um vídeo no Youtube que mostra que se sujar a caixa evaporadora é um trabalhão limpar… Veja o referido vídeo:
Título: Video limpeza caixa evaporadora Onix
Canal Youtube: Oficina Da Mata – Ar condicionado, Mecânica e Elétrica.

Avatar
Eder Rodrigo Polido 5 de outubro de 2021

E eu q em 2019 comprei um Onix advantag 1.4 e ele veio sem o filtro do ar condicionado 😒

Avatar
Eric Ricardo Romanha 5 de outubro de 2021

A 2 meses aconteceu quase a mesma coisa comigo, fui fazer a revisão de 30 mil km e instalaram um filtro de óleo paralelo da marca redux32 dentro da concessionária, ou seja concessionárias estão fazendo pilantragem se não ficar de olho.

Avatar
Celso Antonio Faria 5 de outubro de 2021

Estava pensado em comprar um onix, melhor pensar bem.

Avatar
Onadir Tamarozzi 5 de outubro de 2021

Este filtro de ar mostrado na foto, é igualzinho o do honda civic geração 9

Avatar
Ze Ricrado Araújo 5 de outubro de 2021

Eu só troco o óleo e filtro de óleo na concessionária por causa da garantia que em média custa 310 e fora 250 as outras peças troco fora economizando um rio de dinheiro,o que o texto diz é real eles são treinados para mexer no seu psicológico te obrigando e pondo medos por causa destas peças que são absolutamente caras a serem colocadas no seu carro, tenho um exemplo:Eles sempre dizem que tem que trocar fluído de freio a cada 30 mil km ou seja isso não condiz sendo que o mesmo pode ser trocado a cada dois anos o mesmo também com líquido arrefecedor que também troca- se dentro de dois anos. E assim vai quem não tem um mínimo de conhecimento de lei e mecânica de carro cai na mão destes vampiros .

Avatar
Rodolfo 5 de outubro de 2021

Eu quando levei o meu Onix 1.4-L ano 2019 comprado 0 km na revisão de 6 meses na Concessionária Chevrolet colocaram um filtro de óleo que não era de marca de renome e nem muito menos o “GM” que veio de fábrica quando peguei o referido carro 0 km, nem o “AC Delco”.
Nunca mais vou querer fazer revisão em Concessionária.
Fiz a troca de óleo e de filtro de óleo dos 12 meses no posto de troca de óleo que sou freguês há 11 anos. Usei filtro de óleo FRAM e óleo AC Delco com a exata especificação do manual do proprietário (Dexos 1 – 0W-20 – API SN – base sintética), saiu a metade do preço cobrado na concessionária.

Avatar
Onadir Tamarozzi 5 de outubro de 2021

Este filtro de ar mostrado na foto,é do honda civic geração 9

Avatar
Marcio 5 de outubro de 2021

Já tive um Ônix 2016 e não vinha com esse filtro de ar. Só fui saber bem depois. Fiquei indignado, vc compra um carro zero e não vem o minimo necessário.

Avatar
firmino carneiro 5 de outubro de 2021

Estou abismado com a troca do elemento filtrante do ar condicionado em concessionário, até onde sei, o carro sai com zero KM da concessionário sem esse elemento filtrante e a GM informa não ser necessário pela aero dinâmica do carro. Tive 2 onix e recebi essa informação ao comprar.

Avatar
Rodolfo 5 de outubro de 2021

Eu coloquei filtro de cabine no meu Onix, pois vi um vídeo no Youtube que mostra que se sujar a caixa evaporadora é um trabalhão limpar… Veja o referido vídeo:
Título: Video limpeza caixa evaporadora Onix
Canal Youtube: Oficina Da Mata – Ar condicionado, Mecânica e Elétrica.

Avatar
Gabriel Souza lima 5 de outubro de 2021

Boris, uma ‘lavagem tecnica normalmente não se faz em casa, nem sempre um paninho resolve e para os usuários mais detalhistas, a boa aparencia do motor é importante. Já no caso do elemento filtrante, seria interessante verificar se o fornecedor oficial não estaria com deficiencia na produção causando indisponibilidade temporaria no fornecimento. Enfim, em tempos de pandemia tudo pode acontecer.

Avatar
Fernando Miranda 4 de outubro de 2021

Pessoal leva na autorizada pra ter garantia e carimbo no manual. Qualquer um pode carimbar o manual. Qualquer oficina. Basta fazer a revisão conforme o manual. Eu levo na autorizada apenas na primeira revisão de 10.000. Depois casco fora. Pilantragem corre solta. Melhor minha oficina de confianca.

Avatar
João filho 6 de outubro de 2021

Comprei um onix Plus LT aspirado aqui em Brasília, logo em seguida a moça dá planeta Chevrolet era só mim ligando. Só que eu não falei a ela que tenho um grande mecânico de muiiiiita confiança. Se na hora da compra eles ficam dizendo que o carro é 10 porque tamanha preocupação. Tô fora de autorizada

Avatar
Deixe um comentário