‘Condições severas’ é o que a maioria faz: inclusive você

Não ache que submeter o carro a excesso de peso ou rodar muitos quilômetros é que pode ser prejudicial ao motor e exigir a antecipação da manutenção

carros parados garagem portal
Uso severo é pra quem anda pouco (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/12/2022 às 07h32

Uma expressão sujeita a chuvas e trovoadas é a tal das condições severas, que cada um interpreta de um jeito.

VEJA TAMBÉM:

Quando o fabricante do veículo, por exemplo, diz para trocar o óleo do motor aos 12 meses ou 10 mil km, isso excede os carros submetidos a condições severas e a quilometragem e o prazo deverão ser reduzidos à metade. Seis meses ou 5.000 km.

E há quem diga que condições severas significa andar com automóvel sempre rebocando uma tonelada ou mais. Ou rodar na estrada de terra. E não é bem assim.

O que é condições severas para o carro?

Condições severas, em geral, significa o automóvel que é utilizado alguns poucos quilômetros pela manhã e outros tantos à noite. Dessa forma o motor jamais atinge a temperatura ideal de funcionamento, provocando diversos problemas sendo o óleo do motor o que mais sofre por ser contaminado ainda frio com os gases da combustão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
HAF 21 de dezembro de 2022

É aquele carro com aquela pintura linda e impecável, de madame ou da vovó que só rodou pela vizinhança para levar os pequenos na escola e comprar pão na esquina… é uso severo! Cuidado!

Avatar
Keppaty 21 de dezembro de 2022

Verdade HAF. Esses são os piores carros usados para comprar.
Carro de madame ou de vovó?
Nunca!

Avatar
Jo 21 de dezembro de 2022

Antes de lançamento todos projetos são testados em condições severas. Adiantar a troca de óleo não custa muito. Mas metade da km já acho exagero, uma vez que a maioria pede uso de óleo de alta qualidade.

Avatar
HAF 21 de dezembro de 2022

O problema é pelo que observo, a maioria troca o óleo original por inferiores… por exemplo, trocam o um caro 5w30SN por um 10W40 SJ ou inferior ate mesmo óleos completamento podes minerais… aí lascou tudo… acaba com o bloco a retifica é inevitável…

Avatar
Deixe um comentário