O que são as tais “condições severas” de uso do carro?

Rodar no trânsito urbano constantemente e utilizar o veículo apenas em percursos curtos são situações de utilização severa

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Por Boris Feldman
18 de maio de 2018 14:35

Quando o manual do proprietário faz as recomendações para trocas de óleo, fluídos e outros componentes, são estabelecidas quilometragens ou prazos. Mas com uma observação de que no automóvel utilizado sob “condições severas” deve-se reduzir à metade a quilometragem indicada. O que deixa o dono do carro perdido, pois não explica o que são essas tais “condições severas”. Podem ser duas situações.

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A primeira, do carro que roda constantemente no trânsito urbano, no para e anda dos congestionamentos. Neste caso, o motor funciona horas com o carro parado. E o hodômetro não marca um quilometro sequer. Basta somar a quantidade de vezes em que ele ficou parado num sinal, num trânsito pesado.

Nessas condições, a informação da quilometragem é falsa, pois o motor trabalhou muito mais do que o de um outro automóvel que tenha rodado sempre numa rodovia. Daí a sugestão para que se considere a metade do que indica o hodômetro e a troca seja feita mais cedo.

Veículos que funcionam sob “condições severas” devem reduzir à metade a quilometragem indicada para troca de óleos e fluidos. Saiba como evitá-las.
Foto iStock | Reprodução

Talvez você use seu carro em condições severas e nem saiba

A segunda das “condições severas” é o dono do carro sempre ligá-lo de manhã e rodar alguns poucos quilômetros até seu local de trabalho. Permanecer imóvel, estacionado todo o dia e, à noite, rodar o mesmo percurso de volta para casa. E deixar que o veículo passe a noite desligado.

O problema deste automóvel é diferente, pois o motor não chega a funcionar tempo suficiente para atingir sua temperatura ideal de operação. Trabalhando “frio”, além de vários de seus componentes sofrer um desgaste excessivo, o óleo do cárter não se aqueceu o suficiente para queimar os gases da combustão, que o contaminam e prejudicam sua eficiência. Também neste caso vale a recomendação da troca antecipada do óleo do motor. Se o manual fala em sua substituição aos 10 mil km, por exemplo, faça a troca aos 5.000 km.

Foto iStock | Reprodução

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
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Weslei 6 de fevereiro de 2021

ficou inespecífico esse trajeto curto equivale a quanto tempo rodando com o carro, porque essa é buma referência importante pra quem ler isso muito fácil a grande maioria bse encaixar noa doii casos, existe hj métodos em oficinas pra medir a viscosidade do óleo determinando oi não sua troca antecipada

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CRISTIANO canteli 25 de fevereiro de 2021

A condição severa, para exemplificar,é o nada é para do trânsito urbano. Se anda nesses condições, mesmo que de vez em quando, considera se condição severa.

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Rodolfo 18 de maio de 2018

…. Eu estou fazendo análise de óleo conforme o vídeo do link abaixo, já fiz análise de óleo novo/sem uso, 2000 km/5 meses e 5000 km/8 meses, e notei que o responsável por fazer o óleo perder a viscosidade com apenas 2000 km foram os trajetos curtos que eu fazia uma vez a cada 15 dias, agora ando com o carro no mínimo 15 minutos antes de desligá-lo. Eu só uso este carro nos finais de semana para dar uma volta no bairro, então geralmente não o uso.
…. Pelo menos uma vez por mês eu vou a casa da minha sogra a uns 90 km de casa, então meu uso é praticamente 90% rodoviário, mas mesmo assim o óleo perdeu a viscosidade.
…. Vejam no link abaixo as referidas análises de óleo:
Análise de óleo após 5000 km – motor VW 1.8AP ano 1990 – Gasolina

…. Grato,

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