Atualmente, os computadores de bordo são mais precisos quanto a medição do consumo de combustível. Então, isso quer dizer que não preciso mais fazer as contas na ponta do lápis?
Se o motorista pretende ter uma ideia mais precisa do consumo de combustível do carro, o que é mais confiável: os dados do computador de bordo ou ele fazer as contas em cada abastecimento? Lembrando que se o cálculo for feito pelo próprio motorista, ele terá que verificar quantos quilômetros o carro rodou e quantos litros são necessários pra completar o tanque. Aí ele terá quantos quilômetros o carro rodou por litro.
O problema do computador de bordo é que, em sua primeira geração, os dados registrados não eram confiáveis. Porém, agora, eles são muito precisos, pois o computador sabe exatamente quantos quilômetros foram percorridos e quantos litros foram consumidos, segundo a segundo.
Já o problema do motorista fazer as suas próprias contas são as divergências entre um abastecimento e outro, a inclinação do carro ou do piso do posto. Para que elas sejam confiáveis, é necessário estabelecer uma média entre vários desses abastecimentos.
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Giba
31 de janeiro de 2021
Concordo com o Anderson, pois eu viajo todo final de semana e percorro 190km.
Encho o tanque e na volta encho na mesma bomba,
O computador de bordo sempre apresenta um valor maior.
Eu verifico sempre e nunca bate
Tenho um siena el 2012 no computador de bordo qua do eu zero ele e quando ele começa a marcar tipo 10km por litro ai paro no semáforo o computador de bordo começa a diminuir caindo para constantemente ate chegar em 8.3
Curuis Boris, que matéria fraca é essa?? Piso do posto, inclinação do carro?? Basta fazer a medição na mesma bomba. Essa de os computadores de bordo antigo vs novos não colou de jeito nenhum. Tenho um Argo 2018 com um computador completíssimo e muito mentiroso. Joga sempre 1,5l a mais.
Nos três carros que tive: Honda Civic LXL 2012, Honda Civic EXR 2014 e Honda HR-V EXL 2016 (atual carro), o computador de bordo sempre rouba para mais. No meu caso específico, eu sempre levo em consideração o custo do km rodado. Como o pagamento é baseado na bomba de combustível e não no computador de bordo, eu prefiro acreditar na “medição na bomba”.
tenho um gol g5 1.0 , fabricante falou que na gasolina na estrada/cidade faz 18.6km/l / 14.6km/l , e alcool , 14.6km/l 12.6kml …. na verdade na gasolina está fazendo 14.6km/l na estrada, e 10.6km/l no acool na estrada.
Jose Dionísio Silva Ferreira
14 de fevereiro de 2020
Infelizmente algumas fábricas colocam um erro proposital. É o caso da Suzuki. O meu mostra sempre 15% a mais. Tenho um S-cross 2019. Reclamei na fábrica e falaram que é assim mesmo. Portanto, só posso concluir que e5de má fé. Já tive outras marcas de carro é todos mostravam corretamente.
Comigo também é bem parecido. Tenho um C3 XTR 1.4 2010 e no computador de bordo indica 12,5km/l na cidade, enquanto que na medição de quilômetros rodados dividido por litros abastecidos fica uma média de 9,5km/l.
Luiz Augusto
8 de outubro de 2019
Médias observadas na cidade e estrada…Na Hilux diesel 2010, o erro é de 0,4 a 1 km/litro. No up TSI no etanol o erro é na faixa de 0,2 a 1km/litro. Agora na gasolina… Muito mentiroso… De 1 a 2 km/litro. Porquê dessa diferença? Ser que o medidor é calibrado a aferir com um ou outro combustível?
Não tem maior precisão do que medir na bomba. Acho que em todas as marcas o computador de bordo é programado para mentir pra cima.
Dois exemplos bem claros e medidos na sequência, abastecendo sempre até no ponto do desligamento automático da bomba (ou seja, a diferença é mínima e não chegaria nem perto da diferença apontada pelo computador).
Então, com um Vitara 2019: em uma viagem de Porto Alegre a Floripa, em 480km foram exatos 30l, ou seja 16 km/l. O computador estava marcando 18,5 km/l
No abastecimento seguinte, em uso exclusivo de cidade, média da bomba, exatos 10 km/l. Computador, 11,7 km/l
Ou seja, 15,6% e 17% respectivamente de distorção negativa ….. MUITO FEIA essa propaganda enganosa …..
Pelo menos um vendedor da concessionária foi bem honesto comigo, dizendo que eles estão autorizados a dizer que o consumo na estrada chega a 16 km/l
A pergunta seria: Há condições de reconfigurar o sistema para a média se aproximar do real? Procurei e não achei nada….
Tenho um Nissan kicks e na estrada um consumo médio de 15 segundo o computador se reflete em 12,5 na hora de abastecer…na cidade (Fortaleza) o consumo de 10 – 10,5 se reflete em 8,5 – 9,3 no real…Deve estar com problema né
Comprei um Onix LTZ 1.4 automático 2019 e o computador de bordo tá marcando 5 km por litro na cidade. Não peguei estrada ainda.ou o computador está errado( com defeito) ou o carro é beberrão mês. Isso e consumo de 2.8 ou 3.0.
Tinha por certo que a medição no Renault Sandero, ocorria com falha, foi proposto a troca mas como descobri que o mesmo ocorre com muitos outros proprietários desse modelo, tive de desistir.
2019 e um sistema que informe a exata quantidade em mililitros no mínimo que há no tanque, parece tecnologia para um futuro distante.