Controle de estabilidade já deveria ser obrigatório no Brasil

Essa atraso da legislação brasileira sobre o controle de estabilidade deixa os carros mais inseguros, principalmente os SUVs

Botão do controle eletrônico de estabilidade do carro, mais conhecido como ESC
Por Boris Feldman
07 de novembro de 2019 06:15

A legislação brasileira, como sempre, está bastante atrasada ao exigir a obrigatoriedade de dispositivos eletrônicos de segurança. E, como exemplo, o Controle Eletrônico de Estabilidade será obrigatório apenas a partir do próximo ano, 2020.

E o problema é que estamos numa fase de ‘paixonite’ pelos utilitários esportivos, os SUVs. E entre os seus problemas, tem o da estabilidade, pois seu centro de gravidade é mais elevado. E, então, sua tendência para capotar, no caso de uma curva mais apertada, ou de um golpe de direção, é bem maior que nos outros automóveis.

E nem todos os utilitários esportivos vendidos no Brasil contam com esse dispositivo, o ESC. E então, o resumo da ópera? É não comprar, até o ano que vem, um SUV que não esteja equipado com o controle eletrônico de estabilidade.

esc controle de estabilidade editado
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
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