Cuidar da própria vida… será obrigatório

Com as novas regras do CTB, quem não levar o carro à concessionária para recall, poderá sofrer punições severas. Entenda:

recall obrigatorio mecanico com prancheta capo do carro aberto
Nova regulamentação trata recall com mais seriedade (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
26 de abril de 2021 07:30

Finalmente o recall passou a ser considerado com um pouquinho mais de seriedade no Brasil. Pela nova regulamentação do Código de Trânsito, quem se “esquecer” do aviso da fábrica e não levar o carro à concessionária (para o reparo gratuito de um item de segurança… e nem assim o pessoal se sensibiliza!), não poderá licenciá-lo no ano seguinte.

O que estabelece a nova regra é: o carro deve ser levado à concessionária até um ano depois de iniciado o processo de recall. Vale lembrar que o recall não tem prazo. O carro pode ser levado à concessionária a qualquer época, durante sua vida útil, não importa a data de início do recall.

VEJA TAMBÉM: 

Mas, perante a nova lei, quem não o fizer em 12 meses, não poderá licenciar o carro. Esta nova regra passou a valer desde o último dia 12 de abril. Será que o motorista agora vai se preocupar com a sua segurança?

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Cerqueira 26 de abril de 2021

Esses redatores estão cada vez pior, o título da reportagem não tem nada haver com o assunto.
Difícil Brasil

Avatar
Lafaiete de Jesus Alves 26 de abril de 2021

Mais gastos para os trabalhadores, país de Governo gananciosos 🤮

Avatar
ANDERSON LUIZ BORGES 26 de abril de 2021

E quando a montadora não disponibiliza componentes para o recall? O proprietário paga o pato?

Avatar
Marcello 26 de abril de 2021

Provavelmente não vai resolver. O cara simplesmente não vai se importar mais em fazer o licenciamento…

Avatar
Deixe um comentário