Dacia produz automóveis para o ‘povão’ e Euro NCAP não aprova

Avaliação do instituto considera a estrutura dos carros romenos boa, mas critica falta de segurança ativa; fábrica se justifica de forma muito sincera

novo dacia sandero azul de frente marca de baixo custo da renault
A subsidiária respondeu com vigor a avaliação (Foto: Dacia | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/10/2022 às 07h32
Atualizado em 06/10/2022 às 14h49

A Dacia é uma subsidiária da Renault no Leste Europeu. Ela produz carros bons e baratos, como, por exemplo, o Logan e o Sandero que levam aqui no Brasil a marca Renault.

VEJA TAMBÉM:

E esses dois modelos foram reprovados agora em testes feitos pelo Euro NCAP. Mas ele mesmo disse que os carros estruturalmente são muito bons e tem boa proteção para os ocupantes.

Porém eles não contam com a eletrônica para segurança ativa. E eu achei ótimo o que disse a Dacia:

“Nossos carros são feitos para mercados com menor poder de compra. E tem dono que até desliga essa parafernália eletrônica. Então, que sentido faz investirmos em dispositivos como, por exemplo, alertar que o carro está saindo da faixa de rolamento que vai dificultar a produção e encarecer inutilmente o preço do carro ao consumidor final?”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 6 de outubro de 2022

Em outras palavras: carros acessíveis e que atendem as legislações dos lugares onde são vendidos, é o feijão com arroz. Não são carros feitos para passarem na prova no NCAP.

Avatar
Jo 6 de outubro de 2022

Segurança sempre. Mesmo assim, os Dacias europeus são melhores que os Renault brasileiros.

Avatar
Daniel 6 de outubro de 2022

Parabéns à Dacia por falar a verdade.
Acho um absurdo esses institutos darem notas baixas para um carro, apenas por não terem auxiliares eletrônicos…
O veículo pode ser bem fabricado, mas se não tiver apito de colisão, que dispara toda hora, como na toro 2022, o carro é ruim. Já, uma porcaria, que se bater desmonta, mas com um monte de bugigangas eletrônicas, é “ótimo”!!!
Ncap e latin Ncap, se preocupem com testes de colisão…
O resto é balela!!

Avatar
Jo 6 de outubro de 2022

Transparência sempre e usuário escolhe. Nao como aqui que dizem que é seguro e não representa a realidade. Comunicam o seguinte: atende a legislação brasileira. Piada.

Avatar
Samarone 6 de outubro de 2022

Uma prova que a Dacia não esta de todo errada, é a familia Sandero sempre com boas vendas na Europa, mesmo eles sabendo que são inferiores em segurança.

Avatar
Deixe um comentário