Modificar o carro pode colocá-lo em outras categorias da CNH?

Caso o motorista reduza o número de bancos de uma van ou a capacidade de carga de um caminhão, poderá enquadrá-los em outra categoria?

Por Boris Feldman08/10/19 às 06h15

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem diversas categorias, em função da capacidade de passageiros ou de carga do veículo. Não pode dirigir um ônibus quem tem a CNH com categoria para, no máximo, uma Kombi. A habilitação para dirigir uma picape não se estende para um caminhão de 10 toneladas.

E essa observação a propósito da pergunta de um leitor do AutoPapo: se ele reduzir o número de bancos de uma van, para qual ele não está habilitado, poderia dirigi-la?

Não, não poderia. Pois a categoria da CNH é de acordo com a homologação daquele modelo no Denatran. Não adianta reduzir o número de assentos da van ou o tamanho da caçamba do caminhão para dar ao motorista habilitado para uma categoria inferior o direito de conduzi-los.

categorias da cnh
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Gabriel Oliveira 17 de outubro de 2020

    Com todo respeito, o Sr. Esta equivocado com relação à diminuição do numero de passageiros. Um kombi de 9 passageiros pode ser conduzida por monotorista de carteira B, pois tem menos de 3.500kg de PBat e nao ultrapassa 9 passageiros. No caso da Kombi de 12 lugares, menos tendo menos se 3.500 de PBT o numero de passageiros é superior a 9, entao a CNH exigida seria pelo menos a D.

    Não proibido reduzir o numero de passageiros de acordo com as normas do Denatran , bastando que se faça vistoria em empresa autorzada e homologada, voltando o veiculo a ter capacidade para 9 passageiros no seu registro.

    No caso de veículos com mais de 3.500 kg de PBT, tais como onibus, vans, etc. se o numero de passageiros for reduzido pra 9 e homologado por empresa autorizada mediante vistoria e posterior registro no documento pelo Detran, o veiculo passa a poder ser conduzido por categoria a partir de C.

    A única excessão é se o veículo passar a ser registrado como motorhome (também após vistoria e homologação por empresa autorizada), ou “casa motor”, pois norma legislativa aumentou o limite de 3.500 kg para 6.000kg de PBT autorizando o motorista a conduzir com categoria B.

  • Avatar
    Ilgo 6 de junho de 2020

    Boa tarde
    Uma dúvida minha, tenho uma Kombi 12 lugares, categoria b posso dirigir se estiver com no máximo 8 passageiros? Não consegui explicação ainda.

  • Avatar
    Marcos Rogerio da Silva 12 de abril de 2020

    Boa noite Boris. Li alguns artigos que discordam da sua tese. Confesso também não concordar com sua opinião. Vou falar sobre as empresas que realizam trabalhos de modificações e adaptações em veículos. Elas têm realizado trabalho e a alteração na característica do veículo é realizada e a modificação no documento é permitida. Acredito que você não esteja atualizado com relação a esta permissão.

  • Avatar
    Aroldo 8 de outubro de 2019

    Caro @borisfeldman, desculpe discordar de voce. Conheço pessoas que no auge da Kia Besta removeu bancos para poder dirigi-la com carteira B. O processo foi pedir autorização para alteração de característica do carro no detran, remover os bancos, fazer uma vistoria em uma empresa certificada pelo Inmetro e depois levar a papelada no detran para alteração do DUT. O mesmo processo quando deseja-se rebaixar o carro. Como o PBT e lotação estao abaixo das exigidas para carteira C e D, pode-se dirigir o carro normalmente com categoria B.

Avatar
Deixe um comentário