Engate: tem opção ao famigerado…

Ao contrário do que muitos pensam, o engate bola não protege o carro de nada; Caso realmente precise rebocar algo, existe uma opção melhor

O Engate embutido é a melhor opção para quem precisa usar o reboque
O Engate embutido é a melhor opção para quem precisa usar o reboque (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo )
Por Boris Feldman
18 de março de 2022 20:03

Critiquei aqui duramente aquele famigerado engate-bola que se coloca no para-choque traseiro. E fui duramente criticado por vários leitores que alegaram a praticidade deste engate para puxar reboques e carretinhas com as mais diversas finalidades.

Mas eu insisto: a quase totalidade de quem tem esse dispositivo o coloca pra “proteger” o carro. E afirmo: é o contrário, pois só aumenta o estrago!!


O problema é que o engate-bola evita de o para-choque amortecer o impacto traseiro. Então, quando este acidente acontece, ele realmente protege o para-choque mas acaba transmitindo a força do impacto para o monobloco do automóvel, deformando-o.

VEJA TAMBÉM:

Quem tem real necessidade do engate para rebocar carretinhas, recomenda-se utilizar aquele que fica embutido no para-choque. Além de proteger de fato o carro, não danifica os que estão estacionados atrás nem quebra a canela do pedestre.

Engate-bola só para “proteger” o carro: melhor arrancá-lo…

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
valmyr brandão 29 de abril de 2022

Alguém tem sugestão de alternativa? Minha esposa adquiriu uma bicicleta, precisarei transportá-la rotineiramente e já descartei o rack de teto. Meu veículo (Tracker) não comporta no porta-malas. Existe modelo que permite retirar só a “bola”, quando não estiver em uso? Não identifico na internet com segurança. Help!

Avatar
André L. 24 de março de 2022

Exato!

Avatar
Carlos 19 de março de 2022

Estes engates tipo bola só deveriam ser permitidos caso pudessem ser desacoplados quando não estiverem sendo utilizados. Para quem deixasse acoplado o engate sem estar rebocando algo, estaria sujeito a multa.

Avatar
André L. 24 de março de 2022

Apoiado.

Avatar
Furtado 19 de março de 2022

Concordo plenamente.Esses engates mau intensionados , só dá prejuízos aos carros que estão estacionados atrás.A grande maioria nunca utilizou pra reboque .As autoridades de trãnsito deveriam fazer valer algumas regras contra essa situação.

Avatar
Deixe um comentário