Este é o MACETE para estacionar carro automático

Muito ainda mantém os mesmo hábitos de direção de quando conduziam um manual, mas no automático existem coisas diferentes

alavanca cambio automatico portal
Faça ao contrário de um manual (Foto: Shutterstock )
Por Boris Feldman
Publicado em 31/07/2023 às 07h02

Por que quase todos os motoristas erram ao estacionar um carro automático em uma ladeira? Porque este câmbio é relativamente novo no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Câmbio automático

  • No ano passado é que suas vendas superaram as dos carros com câmbio manual. E o motorista conserva, no automático, o mesmo costume que tinha ao encostar o carro com câmbio manual em uma ladeira, quando ele primeiro engatava o carro em primeira ou ré e aí puxava a alavanca do freio de estacionamento.
  • E no carro automático é exatamente o contrário. Ao estacionar, primeiro aciona o freio de estacionamento, depois coloca a alavanca em “P” de parking.
  • E o contrário ao sair. Primeiro tira a alavanca do P, depois solta o freio de estacionamento. Então no automático, nunca deixar o peso do carro sustentado apenas pela alavanca no parking.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
J Roberto 2 de agosto de 2023

Muita gente ao estacionar, muda a alavanca para o “P” ainda com o pé no freio.
Geralmente, o freio de estacionamento só é acionado depois que a alavanca já está em “P”, ainda com o pé do pedal de freio ou não.

Avatar
Fernando 2 de agosto de 2023

Tenho um Creta, meu primeiro carro com câmbio automático. Uma coisa que logo percebi e me deu um susto foi que ao desligar o carro o freio de estacionamento é acionado e o carro se move ligeiramente. Desde então sempre desligo o carro com o pé no freio.

Avatar
Fernando 2 de agosto de 2023

Considerando que os carros novos tem freio de estacionamento eletrônico, esta dica fica um tanto ultrapassada. Caso o motorista não coloque o carro em P antes de desligar, o carro reclama. O freio de estacionamento só é puxado depois que o botão para desligar é pressionado.

Avatar
Rodrigo 31 de julho de 2023

Dica incompleta!!!
E o pedal do freio ???
O correto seria:
– Depois de estacionar, puxar o freio de mão (como o texto sugere)
– Soltar o pedal do freio (afinal estamos numa ladeira) e,
– Somente depois de soltar o pedal do freio já com o freio de mão puxado, passar a alavanca para para o P.

Dependendo da ladeira, somente o peso do carro pode travar o câmbio se a alavanca estiver em P e depois soltarmos o pedal do freio!

Avatar
Deixe um comentário