Estepe de emergência é seguro?

O estepe de emergência é mais fino para não ocupar tanto espaço no porta-malas. Por suas características, ele é mais seguro ou não?

estepe de emergencia do carro pneu fino shutterstock 192422609
Estepe de emergência pode ser usado sem medo? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
17 de fevereiro de 2021 21:31

Tem gente que fica cabreira, desconfiadíssima daqueles pneus estreitos chamados estepe de emergência e colocados como no porta-malas. Importante explicar, em primeiro lugar, que ele é fininho para não roubar espaço no porta-malas.

Pois muitos carros estão adotando com pneus cada vez mais largos. Em segundo lugar, o aspecto da segurança: existe uma limitação de 80 km/h como velocidade máxima permitida para esses pneus.

Não é por serem piores, é porque são mais finos. Então, o contato com asfalto em velocidades mais elevadas aumenta a sua temperatura.

Por serem mais estreitos, prejudicam também a estabilidade; pois em velocidades mais elevadas, tanto uma curva, como um obstáculo que surge na pista, vai exigir pneus mais largos, como os originais.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edinaldo 19 de fevereiro de 2021

* imagina vc em uma viagem longa num final de semana e em lugar deserto do interior do Brasil e de repente acontece uma perca total de um dos pneus.

Avatar
Allan Pereira Guimaraes 27 de maio de 2021

Então você precisa colocar o estepe e ANDAR DENTRO DOS LIMITES DE VELOCIDADE para não furar mais um e ficar na estrada de vez. O estepe diferente vai te “ajudar” a lembrar a ter cuidado redobrado.

Avatar
NELSON MALAGOLI 18 de fevereiro de 2021

Meu caro Boris, concordo em parte, visto que, tanto no Onix 2019 e HB20 2021 os espetes são desse fininho e são alojados no mesmo lugar e inclusive mesmas dimensões que os de estepe convencional. Levanta-se a tampa para acessar o estepe e ele esta lá sobrando espaço. Não se ganha espaço dessa forma. Todo o porta malas deveria ser rebaixado para aproveitar essa diferença. No caso desses 2 veículos foi economia mesmo para o fabricante. Falo com propriedade pois possuo os 2 veículos mencionados. Abraço!

Avatar
Ricardo Barcelos Gonçalves Gonçalves 18 de fevereiro de 2021

Bom dia Boris , eu posso trocar esse estepe fininho de hoje pelo estepe de medida original do carro sem ser multado? Att.

Avatar
Osvaldo Lopes. 18 de fevereiro de 2021

Com este estepe não dá já pensou numa estrada de barro,sem palavras .

Avatar
Deixe um comentário