Etanol aditivado traz algum benefício a mais para o veículo?
Ouvinte ficou curioso ao parar no posto e ver uma bomba com etanol aditivado. Na dúvida ele questiona se compensa pagar um pouco mais caro pelo aditivado
Ao abastecer, um motorista encontrou uma bomba com etanol aditivado. Mas, não é só gasolina que precisa de aditivos? Será que vale mais a pena abastecer com o etanol aditivado do que com o comum?
Outro ouvinte nos perguntou sobre o etanol aditivado. Ele disse que ao parar no posto, com seu carro flex, em alguns deles existe o etanol aditivado e em outros só a gasolina aditivada, e que o etanol encontrado é só o comum. E a explicação para isso é de que, à rigor, não há necessidade de usar o combustível derivado da cana aditivado. Tanto é que a única que o oferece em seus postos é a Shell. Afinal, o etanol tem baixo teor de carbono, ao contrário da gasolina que tem um elevado teor de carbono que provoca depósitos carboníferos dentro do motor.
Quem usa o etanol no carro flex dificilmente terá problemas com depósitos carboníferos. Então, o resumo da obra é que: etanol aditivado, mal não faz. Mas, questiona-se se vale a pena investir nesse combustível que é um pouco mais caro. E tanto não é necessário que o nosso próprio ouvinte observou que ele sequer existe em postos de outras marcas.
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
divanim
4 de dezembro de 2020
bom dia! gostaria de saber si alguem aqui tem fiesta 2011 1.6 flex e si ja abasteceu no etanol aditivado? qual foi a diferençia entre o comum e aditivado? etanol claro
Eu também uso o Etanol V-power e melhorou muito a economia em relação ao etanol comum, tanto que um frentista me perguntou se gostei pq abastecia com ele direto. No meu computador de bordo mostra 9,8…9,7 com Citroen Aircross.
Meu Vectra não fazia mais que 7.5 km com alcool na estrada , depois que passei a usar o etanol aditivado ele faz 10,5 fácil no trecho SãoPaulo /São José dos Campos
Agora só abasteço no álcool aditivado shell. Meu carro não ligava de jeito nenhum pela parte da manhã com álcool comum, após fazer o teste com álcool aditivado, ligou de primeira. No álcool comum fazia 9 por litro do aditivado 11.
Matou a charada, Meu Caro! Eis o grande diferencial de haver aditivação (com a tecnologia modificadora de fricção) no etanol aditivado da Shell. Só lamento não haver este produto em meu Estado, Rio Grande do Sul
Eu também já fiz o teste meu carro faz 7 km com etanol comum já com o álcool aditivado ele fez 9 vale a pena até porque meu carro na gasolina só tem feito no máximo 10,9 km por litro, eu recomendo.
Olá povão abençoado,as gasolinas ,podium , Shell v Power,fazem o mesmo efeito no motor,qual a diferença entre elas e qual a melhor para uma limpeza nos bicos injetores?
Rudnei, a gasolina podium é diferente da V power, a podium é uma gasolina de maior octanagem, tem menor teor de Etanol Anidro na sua composição, se não me engano 25%. A podium é igual as demais comuns, a única difereça é que ela tem os detergentes e lubrificantes do motor, a V Power contém 27% de Etanol Anidro.
Por favor corrija a matéria, pois no caso do etanol aditivado ele não faz o mesmo papel de “limpeza” que a gasolina aditivada faz, e sim o de lubricidade, pois o etanol resseca mais os componentes do motor
A shell alega ter desenvolvido um aditivo que lubrifica o motor durante a queima (não é pra limpeza), pois o etanol tem um funcionamento mais seco que a gasolina, que é um óleo. Eu já utilizei e realmente o carro fica similar ao uso com gasolina (mais suave), mas sem perder a potência extra que o etanol ocasiona. Quem quiser utilizar eu recomendo.
Abraços.
Oi Boris.
A rede de postos Ipiranga parece que também está entrando no jogo. Há um posto na Av. Eng. Caetano Álvares, zona norte de São Paulo, que está comercializando o álcool aditivado.