Entenda a diferença entre etanol hidratado e etanol anidro

Um deles é utilizado "puro" para abastecer os carros; o outro é aquele que faz parte da composição da nossa gasolina

Por Boris Feldman 05/04/18 às 16h04
gas station 727162 12801

O etanol hidratado e etanol anidro são compostos diferentes. O etanol anidro (cujo nome significa “sem água”) é o que você compra, queira ou não, ao abastecer o seu veículo com gasolina. Ele já vem misturado no percentual decidido pelo governo.

Oficialmente, a gasolina deveria conter 22% do etanol anidro, tanto que ela é oficialmente chamada de E22. Mas a pressão dos usineiros sobre o governo fez subir o percentual para 27,5%. E não se assuste se, um dia, crescer mais um pouco e chegar a 30%: a Petrobrás não confessa mas eu garanto que já fez testes com esta mistura.

Etanol hidratado

O etanol hidratado é o que você compra “puro” na bomba. O puro foi entre aspas exatamente por ter um percentual de água, que vai de 6% a 7%. Isso nos postos honestos, pois vira e mexe descobre-se um excesso de hidratação e seu tanque acaba recebendo álcool com mais de 10% de água.

E o que é pior: pesquisa do etanol hidratado feita em laboratório revelou que um posto chegou a misturar água do mar, o que provocou uma super-oxidação no sistema de combustível do automóvel.

Boris explica a diferença entre etanol hidratado e etanol anidro. Além da adição ou não de água, os dois combustíveis alimentam os automóveis de forma distinta.

Outras adulterações de combustível comuns no Brasil

Outras aberrações de combustíveis prejudicam o carro e o seu bolso. O motorista é enganado pelo próprio governo à medida que aumenta o percentual de etanol na gasolina: seu poder energético é menor e, portanto, paga-se por um combustível, recebe-se outro de menor valor e que faz crescer o consumo.

Outro problema é o próprio posto aumentar o percentual de etanol na gasolina além dos 27,5%, o que aumenta seu lucro desonestamente pois o álcool custa menos.

Neste caso, não há problemas técnicos no carro flex, pois ele foi projetado para receber gasolina ou etanol em qualquer proporção. O motorista só vai perceber um consumo maior.

Porém, é problema sério no carro a gasolina, pois ele não foi projetado para receber a água contida no etanol hidratado (que o posto desonestamente misturou à gasolina).

Foto Shutterstock | Reprodução

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marco Antonio Barato 14 de novembro de 2020

Muito obrigado pelo artigo.

Avatar
João 20 de fevereiro de 2020

E mesmo com toda essa explicação, no outro vídeo estão falando que é a melhor gasolina do mundo? Contradição no mínimo.

Avatar
Jacquin 31 de outubro de 2019

você é a vergonha da profission

Avatar
Alguem 31 de outubro de 2019

O preço do combustível é elevado, porém os impostos são justificados, já que os métodos de obtenção não possuem alto rendimento.

Avatar
someone 31 de outubro de 2019

Faltou apresentar as fontes dessas informações, mas o texto está bem escrito.

Avatar
MÁRCIO 25 de agosto de 2018

MÁRCIO DA CIDADE DE ERECHIM – RS.

OS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO BRASIL DEVERIAM VENDER O ÁLCOOL ANIDRO COMO COMBUSTÍBEL PARA VEÍCULOS E MOTOS OU SEJA ÁLCOOL ABSOLUTO O QUE É UM ÁLCOOL PURO DE 99.6% OU MAIS DE TEOR DE PUREZA E COMBUSTÃO E EFICIÊNCIA E ECONOMIA E MENOS POLUIÇÃO SENDO QUE É MISTURADO 30% OU QUASE ISSO NA GASOLINA .O BRASIL VENDE NO POSTOS ETANOL HIDRATADO TAMBÉM EFICIENTE MAS NÃO TANTO E MELHOR COMO ÁLCOOL COMBUSTÍVEL ANIDRO .MERECEMOS ESTA EFICIÊNCIA OU TORNAR O ETANOL HIDRATADO MAIS PURO COM MENOS PORCENTAGEM DE ÁGUA MEIO PORCETO 0.5% DE ÁGUA JUNTO DO ETANOL HIDRATADO.

OBRIGADO E DESCULPA A INTROMISSÃO.

Avatar
MÁRCIO 25 de agosto de 2018

MÁRCIO DA CIDADE DE ERECHIM – RS.

OS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO BRASIL DEVERIAM VENDER O ÁLCOOL ANIDRO COMO COMBUSTÍBEL PARA VEÍCULOS E MOTOS OU SEJA ÁLCOOL ABSOLUTO O QUE É UM ÁLCOOL PURO DE 99.6% OU MAIS DE TEOR DE PUREZA E COMBUSTÃO E EFICIÊNCIA E ECONOMIA E MENOS POLUIÇÃO SENDO QUE É MISTURADO 30% OU QUASE ISSO NA GASOLINA .O BRASIL VENDE NO POSTOS ETANOL HIDRATADO TAMBÉM EFICIENTE MAS NÃO TANTO E MELHOR COMO ÁLCOOL COMBUS/TÍ

Avatar
Rogério 26 de julho de 2018

O etanol anidro prejudica o motor, caso use apenas este combustível no tanque?
Obrigado

Avatar
luana 5 de novembro de 2018

Olá Rogério, faço curso técnico em Química. Não, a questão é que o etanol é consumido muito mais rápido em comparação com a gasolina.

Avatar
Calos 5 de maio de 2018

O povo brasileiro dificilmente vai sair desta situação, paga tantos inpostos e é enganado, pelo próprio governo

Avatar
Deixe um comentário