Entenda a diferença entre etanol hidratado e etanol anidro

Um deles é utilizado "puro" para abastecer os carros; o outro é aquele que faz parte da composição da nossa gasolina

gas station 727162 12801
Por Boris Feldman
Publicado em 05/04/2018 às 16h04
Atualizado em 28/01/2020 às 16h53

O etanol hidratado e etanol anidro são compostos diferentes. O etanol anidro (cujo nome significa “sem água”) é o que você compra, queira ou não, ao abastecer o seu veículo com gasolina. Ele já vem misturado no percentual decidido pelo governo.

Oficialmente, a gasolina deveria conter 22% do etanol anidro, tanto que ela é oficialmente chamada de E22. Mas a pressão dos usineiros sobre o governo fez subir o percentual para 27,5%. E não se assuste se, um dia, crescer mais um pouco e chegar a 30%: a Petrobrás não confessa mas eu garanto que já fez testes com esta mistura.

Etanol hidratado

O etanol hidratado é o que você compra “puro” na bomba. O puro foi entre aspas exatamente por ter um percentual de água, que vai de 6% a 7%. Isso nos postos honestos, pois vira e mexe descobre-se um excesso de hidratação e seu tanque acaba recebendo álcool com mais de 10% de água.

E o que é pior: pesquisa do etanol hidratado feita em laboratório revelou que um posto chegou a misturar água do mar, o que provocou uma super-oxidação no sistema de combustível do automóvel.

Boris explica a diferença entre etanol hidratado e etanol anidro. Além da adição ou não de água, os dois combustíveis alimentam os automóveis de forma distinta.

Outras adulterações de combustível comuns no Brasil

Outras aberrações de combustíveis prejudicam o carro e o seu bolso. O motorista é enganado pelo próprio governo à medida que aumenta o percentual de etanol na gasolina: seu poder energético é menor e, portanto, paga-se por um combustível, recebe-se outro de menor valor e que faz crescer o consumo.

Outro problema é o próprio posto aumentar o percentual de etanol na gasolina além dos 27,5%, o que aumenta seu lucro desonestamente pois o álcool custa menos.

Neste caso, não há problemas técnicos no carro flex, pois ele foi projetado para receber gasolina ou etanol em qualquer proporção. O motorista só vai perceber um consumo maior.

Porém, é problema sério no carro a gasolina, pois ele não foi projetado para receber a água contida no etanol hidratado (que o posto desonestamente misturou à gasolina).

Foto Shutterstock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Maycon 5 de julho de 2023

Olá boa noite!
Será que posso utilizar o álcool anidro direto no veículo
No caso um flex 1.0 3 cilindros

Avatar
João Victor 2 de agosto de 2022

Material está errado o Etanol Anidro é o “Puro”, com 0,4% de água, enquanto o Etanol Hidratado é o com 4,5% de água. Por favor, corrijam o material.

Avatar
Raul Miranda 27 de junho de 2022

Boris, ouvi falar algo duvidoso hoje. Tem gente misturando água no etanol pra render mais quilometragem. Isso é verdade? Dizem que o oxigênio e o hidrogênio se separam e queimam junto rendendo economia pro etanol.

Avatar
Ramon Estevam 25 de outubro de 2021

A utilização do álcool puro (anidro ) como combustível único é benéfico ao veículo ou o álcool hidratado é mais recomendado ?

Avatar
Júnior 7 de dezembro de 2021

A produção do anidro é um pouco mais cara e demorada, já que o álcool tem de passar por um processo de evaporação até eliminar quase toda a água. O percentual de água no álcool hidratado já não causa mais os problemas de corrosão como antigamente, portanto, não faria sentido gastar mais para chegar na pureza do álcool.

Avatar
Armando 7 de julho de 2021

Aqui em Curitiba a gasolina tem aumentado várias vezes. Mantive o hábito de abastecer sempre no mesmo posto, mas reparei que o mesmo. manteve o preço mais baixo que a concorrência. E o motor começou a falhar e soltar água pelo escapamento. Já fiz o teste do líquido do reservatório de expansão, e o conteúdo mantém-se intacto, mesmo com algumas aceleradas. O óleo continua com a coloração normal, verificado na vareta. Pela matéria supracitada, chego à conclusão de que a gasolina fora adulterada. Vou continuar rodando com o que tem no tanque, até o limite, e trocar de posto, para assim verificar a suspeita da adulteração.

Avatar
Marco Antonio Barato 14 de novembro de 2020

Muito obrigado pelo artigo.

Avatar
João 20 de fevereiro de 2020

E mesmo com toda essa explicação, no outro vídeo estão falando que é a melhor gasolina do mundo? Contradição no mínimo.

Avatar
Jacquin 31 de outubro de 2019

você é a vergonha da profission

Avatar
Alguem 31 de outubro de 2019

O preço do combustível é elevado, porém os impostos são justificados, já que os métodos de obtenção não possuem alto rendimento.

Avatar
someone 31 de outubro de 2019

Faltou apresentar as fontes dessas informações, mas o texto está bem escrito.

Avatar
MÁRCIO 25 de agosto de 2018

MÁRCIO DA CIDADE DE ERECHIM – RS.

OS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO BRASIL DEVERIAM VENDER O ÁLCOOL ANIDRO COMO COMBUSTÍBEL PARA VEÍCULOS E MOTOS OU SEJA ÁLCOOL ABSOLUTO O QUE É UM ÁLCOOL PURO DE 99.6% OU MAIS DE TEOR DE PUREZA E COMBUSTÃO E EFICIÊNCIA E ECONOMIA E MENOS POLUIÇÃO SENDO QUE É MISTURADO 30% OU QUASE ISSO NA GASOLINA .O BRASIL VENDE NO POSTOS ETANOL HIDRATADO TAMBÉM EFICIENTE MAS NÃO TANTO E MELHOR COMO ÁLCOOL COMBUSTÍVEL ANIDRO .MERECEMOS ESTA EFICIÊNCIA OU TORNAR O ETANOL HIDRATADO MAIS PURO COM MENOS PORCENTAGEM DE ÁGUA MEIO PORCETO 0.5% DE ÁGUA JUNTO DO ETANOL HIDRATADO.

OBRIGADO E DESCULPA A INTROMISSÃO.

Avatar
Bianor Junior 20 de junho de 2021

Parabéns pela sua colocação! Isso ninguém fala explicitamente, a verdade….É muito mínimo e enquanto isso, dá-lhe água no “etanol” e ,o sistema de injeção eletrônica agradece, junto com as oficinas

Avatar
MÁRCIO 25 de agosto de 2018

MÁRCIO DA CIDADE DE ERECHIM – RS.

OS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO BRASIL DEVERIAM VENDER O ÁLCOOL ANIDRO COMO COMBUSTÍBEL PARA VEÍCULOS E MOTOS OU SEJA ÁLCOOL ABSOLUTO O QUE É UM ÁLCOOL PURO DE 99.6% OU MAIS DE TEOR DE PUREZA E COMBUSTÃO E EFICIÊNCIA E ECONOMIA E MENOS POLUIÇÃO SENDO QUE É MISTURADO 30% OU QUASE ISSO NA GASOLINA .O BRASIL VENDE NO POSTOS ETANOL HIDRATADO TAMBÉM EFICIENTE MAS NÃO TANTO E MELHOR COMO ÁLCOOL COMBUS/TÍ

Avatar
Rogério 26 de julho de 2018

O etanol anidro prejudica o motor, caso use apenas este combustível no tanque?
Obrigado

Avatar
luana 5 de novembro de 2018

Olá Rogério, faço curso técnico em Química. Não, a questão é que o etanol é consumido muito mais rápido em comparação com a gasolina.

Avatar
Claudio 15 de junho de 2021

Luana, o Uso constante do etanol hidratado, provoca o acumulo de impurezas no bicos injetores de combustíveis.

Avatar
Calos 5 de maio de 2018

O povo brasileiro dificilmente vai sair desta situação, paga tantos inpostos e é enganado, pelo próprio governo

Avatar
Deixe um comentário