Gasolina ou etanol? A regra dos 70% foi atualizada!

Muitos anos se passaram e tem gente que ainda não sabe que agora o valor a ser considerado na hora de abastecer é de 75%

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O valor de 70% foi determinado há mais de 20 anos (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/11/2022 às 20h02
Atualizado em 27/11/2022 às 11h14

Aconteceram frequentes oscilações do preço do etanol e da gasolina nas últimas semanas. Eles caíram muito, mas já voltaram a subir. A gasolina já passou de R$ 5 e o etanol dos R$ 4, isso nos estados do sudeste e centro-oeste.

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Devido a essas oscilações todos os motoristas de carros flex voltaram a fazer as contas do que é mais econômico abastecer. Gasolina ou etanol.

E toda a imprensa voltou a dar a dica errada de se considerar 70% como preço máximo do etanol, em relação à gasolina. E não é. Pois o valor de 70% foi determinado há mais de 20 anos.

Ele pode chegar a 75% e cada motorista deve fazer as contas do consumo de seu motor com etanol ou gasolina para determinar o percentual correto.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
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castrinho das penna 26 de novembro de 2022

marcello ( com dois ll está correto?) tu manjas de português prá meyrelles (com dois ll e ispilongue) dos caracolis mas o assunto é sobre percentual….é matemática…

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Marcello 26 de novembro de 2022

Olá, castrinho das penna (com dois nn?). Marcello com dois ll está certo, como o Marcello Mastroianni (ator italiano do século passado).

Só comentei do erro de Português porque foi o único erro que encontrei. A matemática da publicação está correta, com a evolução no desenvolvimento dos motores, o percentual tende a subir um pouco. Contudo, ao contrário do que nosso amigo Paulo A Franke diz acima, o valor de etiquetagem do INMETRO é apenas uma média, mas cada carro é um carro, cada motor é um motor, uns com manutenção (e regulagem) totalmente em dia, outros nem tanto, e outros cujos proprietários fogem do mecânico como o diabo da cruz. Como disse o Boris, a maneira mais certa e mais precisa para cada caso, é a que ele citou, fazer a aferição do seu próprio caso. O que faltou o Boris escrever é que a medição deveria ser feita sempre no mesmo percurso, sob as mesmas condições (climáticas, peso do veículo etc.), para ser efetiva. Esse é o diferencial do INMETRO, sempre fazer os mesmos testes, aí é possível comparar os resultados.

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Paulo A Franke 25 de novembro de 2022

Que coisa mais insana, de novo! Surreal a teimosia do nosso especialista em poder calorífico de combustíveis. Desta vez quero mais é sossego, cansei de tentar explicar para o nosso amigo que 70% é sim o melhor valor para decidir qual combustível usar. Se o modelo de carro de interesse estiver no programa de etiquetagem do Inmetro, aí é só tirar os dados de lá. A média dos carros mais vendidos no Brasil crava em 70 vírgula zero porcento no Inmetro. Mas com religioso e teimoso não adianta argumentar.

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lafayette pereira de magalhaes 25 de novembro de 2022

Vocês buscam economia ou menos poluição pois a 75% há equivalência no custo por km e com gasolina eu entro menos vezes no posto, agora se for 70% aí sim teremos economia que compensa o emprego do álcool!

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