Vale a pena uma fábrica de motores só a etanol no Brasil?

Essa questão está sendo levantada e pode ser que os setores automotivos e sucroalcooleiro seja afetados com isso

carro plantacao cana portal
Pode ser que fique ainda mais barato (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/05/2023 às 18h02
Atualizado em 15/05/2023 às 08h02

A discussão do dia é: vale a pena uma fábrica hoje, no Brasil, investir no motor a etanol. como já foram nossos automóveis nas décadas de 1970 e 1980?

VEJA TAMBÉM:

Nas mãos de empresários 

  • O ponto positivo é que o motor projetado para queimar só etanol vai ter maior eficiência – menor consumo. Ao contrário do flex que tem que servir a dois senhores e acaba não servindo com perfeição a nenhum deles.
  • O ponto negativo seria a falta de confiança do mercado em comprar um carro que só pode ser abastecido com etanol e dependente, portanto, do setor sucroalcooleiro.
  • Setor que no passado deixou de produzir etanol e se voltou para a produção do açúcar que teve o preço em alta no mercado internacional.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Augusto Franke 13 de maio de 2023

Delírio alucinante decidir ficar comendo na mão dos usineiros paulistas. Etanol só faz sentido econômico, em relação à gasolina, no estado de São Paulo e mais dois ou três estados vizinhos. As montadoras vão dar um atestado vexatório de burrice, se embarcarem nessa canoa furada do motor exclusivamente a etanol. Sobre o argumento também furado da maior eficiência de um motor exclusivo em relação ao flex: quantos % mais eficiente? Meia dúzia de litros economizados por mês? Vai compensar o risco de micar com um carro usado invendável, ou de baixo valor de revenda? O futuro no Brasil é híbrido elétrico (bateria mais combustão FLEX), e não combustão exclusivamente a etanol. Para com a loucura, Brasil.

Avatar
Gabriel 12 de outubro de 2023

O problema do etanol é que o mercado foi dominado pelos usineiros e pela cosan, e agora o preço do etanol fica sempre em torno de 70% do preço da gasolina. Para corrigir isso será necessário retirar o etanol anidro da gasolina, ou pelo menos substituí-lo por etanol hidratado. Do jeito que está hoje, até quem abastece com gasolina é obrigado e comprar também etanol e pagar um valor extra para torná-lo anidro.

Avatar
Salomão 13 de maio de 2023

Quem comprar vai correr pra converter pra GNV, principalmente se for motorista de app

Avatar
Gabriel 14 de maio de 2023

Só estou vendo falar de motores turbo com injeção direta. Topa os 12 mil do kit?

Avatar
Tobias 13 de maio de 2023

Ficar na mão de Usineiros nunca será vantajoso.

Avatar
Gabriel 14 de maio de 2023

Estamos na mão dos usineiros de qualquer forma. quase metade da gasolina já é etanol, e justo do tipo mais caro, o etanol anidro, que poucas empresas nesse país sabem fazer. Só compraria um carro apenas a etanol se tivesse isenção total pelo menos do IPVA, e se o etanol desaparecesse da gasolina.

Avatar
Santiago 12 de maio de 2023

O etanol tem um enorme potencial como energia sustentável, seja com motores exclusivos pra ele (maior eficiência do que com os flex), seja preferivelmente aliado a tecnologias híbridas (muito mais eficiente ainda).
Porém isso tudo dependerá de uma política de Estado que garanta o fornecimento desse combustível, o que ainda está longe de existir. Enquanto o fornecimento do etanol permanecer condicionado somente aos interesses dos produtores, o etanol permanecerá no limbo (infelizmente).
Nem tudo se resolve com meras “leis de mercado”, menos ainda aquelas questões estratégicas para uma nação. Isso vale até para as nações mais capitalistas/liberais do mundo – e isso NÃO É “convsersa de comunista”.

Avatar
Deixe um comentário