Fading: a pi-ca-re-ta-gem

Após um superaquecimento dos componentes no sistema de freios, é bastante provável que aconteça o chamado fading.

Por Boris Feldman 06/04/21 às 21h30
fading a pi-ca-re-ta-gem pe no freio
Freiar por muito tempo em uma descida pode superaquecer o sistema (Foto: Shutterstock)

Se você está numa estrada, descendo um trecho íngreme e sinuoso, usando sempre o freio em cada curva e sem engatar uma marcha mais forte para ajudar com o freio-motor, é bastante provável que aconteça o chamado fading no seu sistema de freios. Um superaquecimento de seus componentes que deixa o carro literalmente sem freio.

A única solução é parar (se conseguir…) alguns minutos no acostamento até que o sistema se resfrie e volte a funcionar normalmente.

Se você, preocupado, levar o carro no dia seguinte à oficina e contar o problema ao mecânico, tome cuidado, porque alguns vão sugerir a substituição de alguns componentes. Uma pi-ca-re-ta-gem…

Desnecessário: os freios continuam em bom estado e o problema só se repetirá se o motorista se esquecer novamente de engatar uma marcha mais forte numa descida íngreme e sinuosa. Evita o fading, reduz o desgaste do freio e aumenta a segurança.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
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Will Brum 7 de abril de 2021

Depende do que e o quanto sobreaqueceu. Se foi o fluido do freio que sobreaqueceu um pouco, basta esperar esfriar. Mas já vi boyzinho descendo a serra segurando o carro no freio com o disco incandescence. Neste caso as pastilhas já eram… E possivelmente o disco também, especialmente se atingir uma poça d’água enquanto incandescentes.

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Eddu 7 de abril de 2021

No sistema,o fluido de freio serve apenas para pressionar as pinças contra o disco,não há relação nenhuma com o aquecimento das pastilhas e disco.

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David Mazzuca 7 de abril de 2021

Certa vez tive um vazamento no hidrovacuo do servo freio e me apavorei, revisões e substituição dos itens danificados é fundamental

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Lucas laterza 7 de abril de 2021

Absurdo essa reportagem,coloca vidas em risco obviamente se ocorreu superaquecimento do sistema fluidos pastilhas e até mesmo discos precisam ser reavaliados e em muitos casos substituídos! Lamentável orientar pessoas a práticas que colocam vidas em risco

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HERNANDEZ 7 de abril de 2021

De forma alguma, a reportagem acertou na indicação.

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Carlos 7 de abril de 2021

Não fale o que não sabe.

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Carlos 7 de abril de 2021

A reportagem está certíssima

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Eddu 7 de abril de 2021

Se apenas aqueceu tudo bem , pra “queimar” ou “gastar” é diferente e bem difícil. Mas pode-se olhar o desgaste no mecanico. A reportagem esta certa sim

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Jose Marcos Monteiro da Fonseca 6 de abril de 2021

Se por acaso ocorrer durante o “fading” o aquecimento do fluído hidráulico contido nas pinças e cilindros de freio e vitrificação das pastilhas de freio , certamente estes ítens sofrerão alterações permanentes de suas propriedades e terão obrigatoriamente que ser substituídos.
Falar que não precisa substituir nada , dependendo do nível de aquecimento, me desculpe , mas isso é IG-NO-RÂN-CI-A !

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central trackday 6 de abril de 2021

ahahhahah que porcaria de reportagem. gente que nao sabe o que fala nao devia ter coluna… obvio que mau uso estraga componentes que precisarão sim ser trocados. como bem falou o colega no outro comentario… ignorancia total de quem escreveu essa desinformação.

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Carlos 7 de abril de 2021

Você deve ser daquela pessoas que colocam o carro na banguela para não gastar combustível. Não fale asneiras

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carlos 7 de abril de 2021

Você deve ser um picareta dono de alguma oficina boica de porco.

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Rubens de Andrade 7 de abril de 2021

Com certeza você acha que entende de química e propriedade dos materiais. Mas, tenho uma novidade para você: você não entende e está completamente equivocado. Apenas escreve bem.

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Tiago 7 de abril de 2021

Seu comentário faz tanto sentido quanto dizer que se a água ferver na panela, pode empenar a panela pela alta temperatura da água e que por isso a panela deve ser descartada.
O óleo de freio perde eficiência e causa esse “fading” em temperaturas muito mais baixas do que o restante do sistema de freio sofreria qualquer dano.
A matéria está correta. Se abusou dos freios e perdeu eficiência por sobreaquecimento do fluido de freio, basta que o fluido retorne a temperatura normal e tudo estará em ordem. Não é defeito, não é nada, são simples características do sistema.

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