Farol de milha não é obrigatório. Mas se tiver uma lâmpada queimada…

Farol de milha e de neblina ajudam os motoristas a enxergarem melhor na estrada. Não são obrigatórios, mas deixem uma lâmpada queimar...

Por Boris Feldman 14/10/20 às 07h30
farol de milha neblina aceso parachoque carro automovel luzes especiais
Farol de milha/neblina aceso no para-choques do automóvel (Foto: Shutterstock)

Esta semana é dedicada às leis imbecis brasileiras. Já citei aquela que tem o extintor de incêndio que não é obrigatório, mas se tiver no seu carro, ele tem que seguir a regulamentação.

E também a da sandália, que não pode, mas nenhum problema se o motorista estiver descalço.

Tem mais:

Sabe o farol de milha, aquele que ilumina bem mais lá para frente na estrada? E também os de neblina? Aqueles que iluminam bem perto do carro, virados mais para baixo para iluminar melhor no caso de neblina.

São os chamados faróis especiais que não equipam todos os automóveis, pois não são obrigatórios.

Porém, acredite se quiser: se o seu automóvel estiver equipado com um par de farol de milha ou de neblina, você será multado se algum estiver com a lâmpada queimada….

Farol de milha/neblina aceso no para-choques do automóvel
Mesmo não sendo obrigatório, você deve manter o farol de milha/neblina em perfeito estado de funcionamento (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vistoriador sincero 6 de janeiro de 2021

A lei diz que se tiver, tem que estar em funcionamento, portanto, se não quiser fazer manutenção é só remover.
Tem que multar sim, tem que reprimir mesmo!
Tem e está sem funcionar? Duas opções: conserta ou remova!
Deixar inoperante e culpar a lei, culpar a política é que é a verdadeira imbecilidade pq a regra é clara, se não funciona é multa….
Caneta nesses relaxados com essas lata velhas cheia de gambiarras.
Na minha opinião tinha é que ir pro pátio, aí quem sabe a manutenção não fica em dia!

Avatar
Edy 7 de fevereiro de 2021

Pelo visto, você é um dos raros Brasileiros que tem dinheiro pra gastar à vontade, e com uma inteligência muito além da média nacional, igualzinha a dos que criaram essas leis absurdas, que só servem para arrecadar dinheiro dos pobres Brasileiros.
Muitas regras em nosso País foram criadas apenas para alguns ganharem dinheiro rápido, tais como o Kit de Primeiros Socorros, o próprio extintor, citado aqui nessa matéria, e que depois de algum tempo, deixam de ser obrigatórios. Logo, logo, depois que o povo jogar tudo fora, virá uma nossa regra exigindo isso novamente, para que todos sejam obrigados a comprar novamente.
Resumindo, você é um idiota, que não pensa no coletivo, nos demais indivíduos que não possuem condições financeiras para manter tudo que inventam em dia.

Avatar
Antonio 30 de dezembro de 2020

Bom senhores do conselhio, a minha pergunta e a seguinte,meu veículo não tem lâmpada de led nós farol, mais um veículo que possui lâmpada de led cito veículo novo,e que vem no sentido contrário.eque por consequência da iluminação do led,o veículo que vem al contrário ao dele sofri um acidente o governo vai pagar os danos causado digo todo tipo de dano ,pessoal físico e material.?

Avatar
Ederson 23 de maio de 2021

Mas é claro….. que não…..

Avatar
Welton 26 de novembro de 2020

Concordo com a lei!
Em relação ao farol de neblina.
Pois caso uma lâmpada estiver queimada pode confundir outros condutores ou até mesmo pedestre.

Avatar
Alves 22 de novembro de 2020

Deixe seu comentário… Pessoal se farol de milha-neblina fossem itens de seguranca, seriam obrigatorios, portanto concordo com o Fernando, nao deveriam se passiveis de multa, assim como extinto kit medico e extintor.

Avatar
Flavio 5 de novembro de 2020

Ar condicionado não é regulamentado porque não é obrigatório e é o que se esperaria em relação ao farol de milha, portanto não faz mesmo sentido a multa.

Avatar
Cesar 14 de outubro de 2020

Farol de neblina? Isto nós tínhamos antigamente! Hoje não iluminam nada

Avatar
Renato 10 de fevereiro de 2021

Verdade, meu Gol 1986 com milhas de fábrica ilumina bem mais do que os do meu Grand Siena 2016.

Avatar
Adriano Ragazzi Maciel 14 de outubro de 2020

Eu não sei até quando vão criar leis imbecis , sustentamos políticos para viver do bem e do melhor e quando resolvem fazer alguma coisa , tá aí o resultado,da para o povo com uma mão e tira com a outra desculpe-me pessoal, estamos no Brasil ! País de corrupção impostos e criação de empresas de multas lamentável,somos verdadeiros guerreiros para conseguir respirar e viver diante estes sangue sugas.

Avatar
Rodrigo 14 de outubro de 2020

Apesar de não serem itens obrigatórios se os possuir devem funcionar. Qual a imbecilidade nisso? Imbecil é quem tem e não faz a manutenção

Avatar
Fernando B 14 de outubro de 2020

Discordo. Se vc tem um carro com ar condicionado e ele não estiver funcionando, vc merece tomar multa?

Avatar
Rodrigo Tocunduva 16 de outubro de 2020

Ar condicionado não é item de segurança veicular regulamentado

Avatar
Marllon 24 de dezembro de 2020

Ou quem sustenta, e dá credibilidade a essa “imbecilidade”!!!

Avatar
Deixe um comentário