Fiat Toro e os Jeep Renegade e Compass em breve serão equipados com uma nova motorização. A potência será um dos pontos fortes dessa nova geração de motores.
Eu comentei aqui, no final do ano passado, que a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, iria trazer para o Brasil uma nova linha de motores baseada nesse lançamento recente, o Firefly 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros que equipam os seus compactos lançados a pouco tempo.
Esses motores irão substituir no Renegade, na Toro e no Compass, os velhos motores 1.8 e 2.4 litros flex. Serão baseados no Firefly 1.3 quatro cilindros, porém com turbo e injeção direta de combustível, o que vai elevar a sua potência para 150, 180 ou 22o cavalos. O primeiro deles chega na picape Fiat Toro, e também no Jeep Renegade, acompanhando algumas pequenas modificações estéticas até 2020.
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
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Luis Claudio
5 de fevereiro de 2021
Já estamos em 2021 e nada dos novos motores que vcs falaram na matéria ai.
Gostaria de saber quais dos JEEP tem como combustível o DIESEL, é que preciso trocar de carro e tenho interesse em carro a diesel que pode ser jeep e touro.
obrigado
Raimundo
Por favor as mudanças começam já no segundo semestre quando começam a chegar os 2020? Por favor será que os motores a diesel no compass também serão alterados, pois comprei um a poucos meses. obrigado
Creio que a Fiat já deve um bom motor a tempos .
Pois os atuais além de mancos fere autonomia dos carros que equipam.
Mas só aguardar para ver se os novos motores vão corresponder ao propósito a qual foram produzidos.
A Fiat já de longa data, do meu ponto de vista, vem perdendo mercado por conta desses motores “beberrões”. A chegada dessas novas tecnologias, será fundamental para a marca.
EMILSON DE MOURA RIBEIRO JUNIOR
1 de abril de 2019
Bom dia a todos. Possui uma toro freedon 1.8 automática que andava pouco e bebia muito. Em i meses eu perdi 15 mil reais pra me ver livre do carro. Agora vem motor 1.0 e 1.3. Quero mais não. Nós temos que deixar de sermos otário. Qualquer merda que vem pra cá a gente compra e paga muito caro. Chega.
A Fiat lançou a Toro 1.8 Flex,e no ano seguinte mudou o motor para 2.4.Bastante tempo depois de lançado,descobriu que o motor 1.8 era frouxo.Coisas da Fiat,que “queimam” o próprio carro.
Todas as matérias falam a mesma coisa. Eu quero saber o dia, mês e ano que isso vai acontecer.(KKK) Estou esperando pra comprar o meu com essa motorização,mas tá complicado. Estou aguardando pra esse ano ainda. Ao que parece só pra ano que vem e olhe lá, né? Mesmo assim agradeço muito o empenho pela matéria.
Investe seu dinheiro numa Diesel. Comprar pick up independente do porte com motor flex é jogar dinheiro fora. Consumo muito alto. Uma Toro com motor 2.0 diesel com câmbio automático de 9 marchas faz uma média de 9-10 km/l na cidade. A Toro 1.8 flex por nunca ter andado em uma, nao posso opinar e afirmar com exatidão sobre consumo mas meu pai tinha um Cronos 1.8 flex at6 (que presumo ser o mesmo motor que equipa a Toro) e na cidade a média era de 6.5 km/l. E todos que compraram Toro flex se arrependeram. Pode parar e conversar com todo proprietário de Toro Flex que a reclamação sobre o consumo vêm de todos. Talvez o consumo seja até maior que o do Cronos.
Motor à diesel é mais caro, porém mais eficiente, a durabilidade de um motor à diesel é infinitamente superior e se vc rodar mais de 10k km por ano, pode ser bem mais vantajoso pois a economia anual com combustível paga em poucos anos a diferença de preço de uma motorização para outra. Vai ter um motor mais robusto, mais potente e mais econômico do que qualquer motor flex que possa equipar a Toro nos anos à frente.
A Fiat tem essa prática em mudar c frequência os motores. Não havia dúvida que esse etorq é uma porcaria e o 2.4 beberrão. Pq ainda comercializaram nos carros novos motores tão antigos? E o pior é que vendeu, sinal que os compradores não fazem uma avaliação técnica.
Falou bem mas o problema maior é que não existe nenhuma cultura aqui no Brasil sobre termodinâmica e motores de combustão interna porque quase não existe escola para isto então é o achismo que impera
Jorge Jr
1 de abril de 2019
Parabéns pela matéria. Só espero que não fique tão caro. Obs.: para a próxima matéria, sugiro, nos explique por que um veículo no Brasil seja tão caro.
Relaxa Christian, o Bóris tem.50 anos de experiência em engenharia, mas a internet e redes sociais da voz a especialistas em todas as áreas, a falta de argumento baseada em dados e fatos produz.esse tipo de babaquice. Na câmara do que dizer, apenas diz ainda que seja uma excrescência.
Alek
1 de abril de 2019
Relaxa Christian, o Bóris tem 50 anos de experiência em engenharia, mas a internet e redes sociais da voz a especialistas em todas as áreas, a falta de argumento baseada em dados e fatos produz esse tipo de babaquice. Na falta do que dizer, apenas diz ainda que seja uma excrescência.
Renato caldeira
1 de abril de 2019
Com certeza o Bóris é o melhor de todos, o Júnior é apenas um juvenil ainda não sabe nada.