Faixa de rotação do torque é diferencial em desempenho

Dois carros diferentes com potência e torque semelhantes podem ter desempenho bem distintos graças a rotação em que eles aparecem

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Por Boris Feldman
17 de fevereiro de 2018 09:01

Leitor do AutoPapo diz ter ficado impressionado, pois trocou recentemente seu carro usado por um novo, ambos com motor de mesma cilindrada: 1.600 cm3. Os dois veículos pertencem à mesma categoria, têm tamanho e peso similares. Como gosta de desempenho, fez questão de conferir a ficha técnica de ambos e comparar os motores: potência e torque declarados são também semelhantes.

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Mas, o novo carro o impressionou por ter um desempenho muito superior ao antigo. Diz ele que basta “encostar o pé no acelerador” para ter respostas vindo rapidamente.

Ou seja, ele ficou agradavelmente surpreso ao reparar que o carro novo é bem mais ágil que o anterior, apesar de a ficha técnica sugerir que fossem semelhantes em desempenho.

A explicação não é difícil: se os dois carros têm mesmo peso e motores de potência e torque semelhantes, teoricamente eles deveriam também ter desempenho similar.

Entretanto, talvez tenha passado despercebido pelo nosso leitor um detalhe importante na ficha técnica dos dois motores: em que faixa de rotações eles oferecem potência ou torque máximo?

Aí está o “pulo do gato”: se o motor do antigo automóvel do nosso leitor só oferece potência e torque em elevadas rotações, (cinco a seis mil rpm, por exemplo), seu desempenho será inferior ao do outro que tem mesma potência e torque, porém em baixas rotações (1500 a 2.000 rpm, por exemplo).

Seu carro mais novo não exige pisar fundo no acelerador e “esgoelar” o motor, levando-o a altas rotações para oferecer desempenho.

Aliás, se o motorista tiver que pisar para valer, pode saber que o consumo de combustível será elevado. Ou seja, o motor de seu novo carro, além de responder melhor, consome (e emite) menos.

Confirma-se portanto a dica de que, ao comparar fichas técnicas de dois motores, pouco importa se potência e torque são semelhantes, pois o que vale é a faixa de rotação em que eles ocorrem. Quanto mais baixa, tanto melhor.

Faixa de rotação é importante para o torque
Foto Shutterstock

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
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Dalmo Junior 24 de outubro de 2018

Em qual rotação devo trocar as marchas, na de torque máximo, a de potência máxima ou na que for menor?

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Geraldo 17 de fevereiro de 2018

Meu veículo atinge 116cv em 5500rpm não acelero nem 4000rpm, dancei!

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