Fluido de freio: 3 regras que NINGUÉM segue

O fluido é fundamental para que as pastilhas sejam acionadas corretamente e o carro pare da devida forma e sem assustar ninguém

fluido de freio portal
O fluido do freio deve ser substituído a cada dois anos (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/10/2022 às 20h02

O fluido de freio do carro exige certos cuidados de manutenção. Entretanto, são raros os motoristas que seguem as recomendações do fabricante.

VEJA TAMBÉM:

A primeira delas é que esse fluido do freio deve ser substituído a cada dois anos, independentemente da quilometragem rodada. Em segundo lugar, existe um reservatório transparente para permitir que o motorista verifique se o fluido está no nível correto sem abrir a tampa. Ele serve para evitar a entrada de umidade pois o fluido é higroscópico – absorve essa umidade e perde eficiência.

E finalmente, quando o nível desse fluido está um pouco baixo, não se deve completá-lo. Pois a menos que haja um vazamento, ele volta pro normal assim que as peças com desgaste forem substituídas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valerio rodrigues 29 de outubro de 2022

Além de trocar ; eu troco uma vz por ano ; desmonto o carrinho limpo e descontamino o pistão e lubrifico os pinos com graxa de silicone que não atacam o guarda pó de borracha .

Avatar
Rogerio 29 de outubro de 2022

Manutenção preventiva sempre é bom. Não tendo recurso para manter um carro então o melhor é substituir o veículo por transporte público, assim evita prejuízo a malha viária e não coloca em risco a vida das pessoas.

Avatar
Oliver Kroos 28 de outubro de 2022

Se tem gente que não segue à risca a famosa regra da troca de óleo do motor “10 mil km ou 6 meses, o que vier 1° “, que dirá uma troca de fluido de freio.

E pra quem reclama do preço do serviço, lembre-se: substituir uma peça de carro é fácil, mas escapar ileso de um acidente de carro – principalmente em rodovias – é quase IMPOSSÍVEL.

Avatar
Haniel moureira 27 de outubro de 2022

Deus abençoe e proteja todos àqueles que não se preocupem com revisão preventiva e não sabendo que carro bom é aquele que vai na oficina. Ter um carro é fácil difícil é manter em dia.

Avatar
jose 25 de outubro de 2022

pobre de quem comprar teu carro guerreiro – eu so tenho o q eu posso sustentar – mas cada um q sabe

Avatar
Zaniny 25 de outubro de 2022

Recomendar é fácil quero ver é ter dinheiro suficiente para manter como vocês recomendam, porque as oficinas tão caras, qualquer pecinha é 200 pau então é melhor e ignorar todas essas recomendações e arrumar mesmo só quando a gente vê que é realmente preciso, mas o fluido nunca precisa ser trocado, pode ficar 10 anos com o mesmo fluido que o freio ainda funciona perfeitamente.

Avatar
Vitor 28 de outubro de 2022

Cara, tenho pena de você e do dia que teu carro acabar matando alguém ou a você mesmo. Carro é ótimo mas também é uma bomba relógio na mão de quem não cuida, e pode atingir qualquer um. Coitado de quem anda contigo, não sabe o perigo que tá correndo. Uma dica meu caro, se não tem ** pra manter, não compre, e oficina não é bem assim não, só é assim quando tu já deixou arrebentar tudo, ou dar problema, como você disse.

Avatar
Faustino 2 de novembro de 2022

Mano eu faço as revisões no meu carro de acordo com o manual, se vc não tem condições de manter o carro tem que andar a pé.

Avatar
O Souzinha 25 de outubro de 2022

Se for seguir todas essas recomendações o carro só vai ficar só na oficina e a gente precisa para sair no dia a dia, e o pior é o gasto que sai porque tudo nas oficinas são caro, qualquer pecinha que eles trocam sai 100 real, qualquer coisinha que vão fazer ja cobram não de obra. E são recomendações sem fundamento, muita coisa pode deixar como essa do fluido de freio pode ficar até 10 anos com o mesmo fluido, tem carro antigo que nunca foi troca e roda normalmente. Se baixar é só completar, mas não precisa trocar a casa dois anos. A lei não exige arrumar nem a metade das coisas que vocês recomendam. O pior não é isso, ninguém vai te ajudar. Como a lei não exige cada motorista matem seu carro do jeito quiser. E é só Deus para proteger as pessoas de um carro mal conservado!!!

Avatar
Deixe um comentário