Folgas no motor demandam uso de óleo com maior viscosidade

Com o tempo, pode ser necessário usar um óleo com viscosidade maior, para evitar que o nível do lubrificante baixe muito rapidamente

Por Boris Feldman09/03/18 às 17h00

O motor a combustão que equipa centenas de milhões de automóveis pelo mundo já deveria ter ido, há tempos, para o museu. Apesar disso, ele resiste heroicamente, há mais de cem anos, com o mesmo mecanismo de funcionamento e a mesma irracionalidade. Sua eficiência é tão baixa que, da energia de um litro de gasolina colocado no tanque, aproveita-se de 30% a 40% para gerar potência. O resto é desperdiçado na forma de atrito e calor, sem falar nas folgas no motor que vão aparecendo com o tempo.

VEJA TAMBÉM: 

Além disso, o motor a combustão também exige tempo, paciência e recursos do motorista com procedimentos de manutenção para evitar que uma pane mecânica não o coloque para andar a pé ou arruine seu saldo bancário. Entre esses procedimentos, um dos mais importantes e que tem periodicidade semanal, é o da verificação do nível do óleo do motor. Deve-se completar o lubrificante quando o nível abaixa, e substituí-lo rigorosamente nos prazos indicados.

Como explicar o hábito arcaico de puxar a centenária vareta de óleo nos moderníssimos automóveis de hoje?

as folgas no motor e a viscosidade do óleo
(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

O problema é que apesar de toda a moderna tecnologia eletrônica que foi incorporada aos automóveis, seus motores ainda funcionam exatamente como em seus primórdios no fim do século XIX, com pistões subindo e descendo dentro de cilindros.

No ponto alto do ciclo, recebem a explosão da mistura de combustível e movimentam um virabrequim no ponto baixo. Exigem, assim, uma película de óleo entre os pistões e cilindros para lubrificá-los. Um pouquinho deste óleo acaba sendo queimado na câmara de combustão, sai pelo escapamento e por isso o nível do óleo vai baixando no cárter.

Folgas aumentam quando o motor se desgasta

Nos motores novos, com todos os componentes móveis ajustados, a queima de óleo é mínima e mal chega a um litro a cada 5 mil quilômetros. Quando vão envelhecendo, as folgas no motor aumentam e o nível do cárter vai baixando mais rapidamente, devendo ser completado com frequência cada vez maior. Em certos casos, recomenda-se até o uso de um óleo com viscosidade maior do que a indicada no manual para compensar o desgaste, que seria um óleo mais “grosso”.

Neste caso, o motor que usa o óleo, por exemplo, 10W30, poderia passar para um  15W40, podendo-se assim reduzir a frequência de se completá-lo no cárter.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    José 16 de julho de 2020

    é normal usar oleo 20w50 no motor retificado?
    meu classic 2008 o pessoal da retifica mandou eu usar essa viscosidade.
    antes eu usava o 15w40

  • Avatar
    Eduardo 16 de julho de 2020

    Tenho um gol G42009 com muito barulho no motor devido a trocar a viscosidade do óleo, em vez de seguir a recomendação do fabricante fui na ideia de outras pessoas.
    fudeu com os tuchos a bomba do óleo e agora retifica.

  • Avatar
    Joel 23 de abril de 2020

    Meu gol g5 com quase 110 km rodados baixa demais o nivel do oleo, mas muito mesmo a ponto de eu ter que completar toda semana. Fui no mecanico e em tetes ele disse que tem folgas no motor e provavelmente seria necessario fazer retifica. Ele disse que poderia usar um oleo mais grosso tambem como metodo paliativo. Passei a usar o oleo 20w50 ao inves do 15w40. Senti melhoras no sentido do oleo nao baixar tanto. Será que fiz certo?

    • Avatar
      henrique 23 de junho de 2020

      meu caro eles falam que por oleo mais grosso e mesma coisa de tomar uma vitamina de abacate em um canudinho de refrigferante eu puis também maaaas….

  • Avatar
    Rogério 22 de agosto de 2019

    Boa noite tenho um gol G5 2009 fiz a revisão ao trocar o óleo coloquei o 14w40 a luz do óleo ficou acionando foi colocado um engrossador aí parou . Agora troquei e coloquei o óleo 20w50 e a luz do óleo comercou a aparece posso colocar o engrossador de óleo a km é 103mil? Desculpa se postei em local errado.

  • Avatar
    Delcio Longo 16 de abril de 2019

    Olá Boris, gostei demais deste artigo sobre a reposição do oleo do motor e como é meu caso tenho um Marea com motor 1.6 da palio weekend que está baixando demais o nivel de óleo (está com quase cem mil rodados) e não é vazamento e nem queima em baixa pois nao vejo o motor fumando. Antes de completar os cinco mil km a luz acendeu e verifiquei que havia pouco óleo, mais de hum litro no motor. Fui informado que provavelmente está queimando em alta e que eu poderia trocar o oleo que uso 15w40 por um com viscosidade maior tipo 20w50.
    Fiquei na dúvida visto que um colega participou de uma palestra da Castrol onde foi informado que nunca deveriam trocar a viscosidade do óleo do motor visto que as canaletas por onde passam não estariam alteradas.
    E agora o que fazer?
    Trocar a viscosidade e ver se dá certo ou fazer o motor?
    Obrigado e um abraço.

    • Avatar
      RAFAEL ROMUALDO RAMOS 25 de fevereiro de 2020

      Verdade, não se deve trocar a viscosidade para maior, pois se altera a pressão de carregamento dos tuchos, gerando barulho e estragando o motor. Diga as recomendações do fabricante

  • Avatar
    Fábio 27 de junho de 2018

    Possuí um gol g3 16V (2001), com pouco mais de 65,000 km rodados. Nunca coloquei outro óleo, senão o Elaion VWS 15w40, recomendado no manual. Vendi com mais de 125,000. Sem nenhum barulho ou consumo de lubrificante. Jamais recomendo isso a ninguém.

    • Avatar
      Fábio 27 de junho de 2018

      Corrigindo: jamais recomendo outro lubrificante que não seja o recomendado pela montadora.

  • Avatar
    Julio da silva santos 7 de maio de 2018

    Muito, mas muito show este site, estou aprendendo cada dia mais, continuem sempre assim…

  • Avatar
    Rodolfo 25 de abril de 2018

    ….. Tenho um Gol GL 1.8AP ano 1990, era do meu pai desde 1996 e eu comprei dele em 2008 com 190.000 km. Hoje ele está com 235.000 km e sempre usamos o óleo indicado no manual do proprietário (20W-50).
    …. Quase caí na armadilha de por o 25W-60… mas felizmente fui ler antes e está comprovado que um óleo mais grosso que o especificado além de aumentar o consumo de combustível devido a maior viscosidade, partes que antes eram lubrificadas não conseguirão ser lubrificadas porque o óleo é mais grosso que a folga do motor, então vai ocorrer o desgaste prematuro.
    …. Por fim, na grande maioria das vezes a causa do consumo de óleo é simples e barata de resolver, como por exemplo:
    – vazamento de óleo (troca de retentor de óleo ou junta defeituosa);
    – retentores de válvulas defeituosos;
    – anéis de segmento defeituosos.
    …. Então a pessoa passa para o paliativo em por óleo mais grosso e o desgaste se agrava e o que seria um problema simples de se resolver como o acima descrito passa a ser um grave problema a médio ou longo prazo exigindo até retífica completa do motor.
    …. Por fim por óleo mais grosso também é um artifício usado para maquear o carro para que se esconda barulhos de problemas graves no motor que exige retífica, então quem compra a bomba quando troca o óleo grosso pelo recomendado no manual do proprietário entra em desespero. Já vi acontecer isso com dois conhecidos, infelizmente. Existem no mercado até produtos específicos para engrossar o óleo e maquear ruídos e consumo de óleo.

    • Avatar
      Luiz 13 de janeiro de 2019

      Mantenha um óleo 15w40 semisintetico assim o desgaste por limalha na borra será infinitamente menor devido as moléculas do óleo sintético serem polares e iguais em estrutura

    • Avatar
      Fernando 24 de setembro de 2019

      Ótima resposta

  • Avatar
    Thiago Santana 6 de abril de 2018

    Boris, bom dia.
    Tenho um Chevrolet Astra 2005/2006 com um pouco mais de 120 mil km, passei a usar óleo sintético 5W30 pois rodo pouco com ele. Continuo usando esse óleo ou troco por um mais viscoso? Essa troca pode ser prejudicial para o meu motor? Forte abraço, sou fã do seu trabalho.

    • AutoPapo
      Felipe Boutros 6 de abril de 2018

      Olá, Thiago. Obrigado por prestigiar o AutoPapo. Por favor, envie a sua dúvida em Boris responde.

      • Avatar
        Antonio Dutra dos santos Junior 1 de julho de 2020

        Tenho um astra 2005 com 185km rodados uso oleo 15w40 ele esta batendo tuchos será que se eu usar o oleo 20w50 resolve esses barulhos no motor ou vou ter que fazer uma.manutencao

      • Avatar
        Deoclecio Junior 21 de setembro de 2020

        Deve se usar o óleo que o fabricante recomenda, se é 5w30, permaneça nele! Colocar óleo mais grosso pode danificar outras peças, troque os tuchos com problema que acaba os barulhos!

      • Avatar
        Antonio Dutra dos santos Junior 1 de julho de 2020

        Tenho um astra 2005 está com 185km rodados está batendo tuchos uso oleo 15w40 será que usando oleo 20w50 melhora Esse barulho ou tenho que fazer uma.manutencao nele.

Avatar
Deixe um comentário