O frentista sugeriu completar o fluido do freio? Diga não!

Existem duas hipóteses para que haja redução do nível desse fluido; nenhuma delas é solucionada quando apenas se completa o reservatório

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Por Boris Feldman
Publicado em 03/06/2018 às 13h00
Atualizado em 15/01/2020 às 18h44

Você encosta no posto e enquanto abastece, o frentista solícito abre o capô para verificar os níveis dos líquidos. E pode eventualmente te chamar, apontando para o depósito, e sugerir completar o fluido do freio, dizendo: Olha ali, ele está um pouco abaixo do nível normal, não convém completá-lo?

Sabe qual deve ser sua resposta? Negativa, não completar. Ora bolas, todos os níveis de líquidos devem ser completados quando estão abaixo do normal. Por que essa diferença no caso do fluido do freio?

reservatorio do fluido do freio no motor do carrooooo, não se deve completar o fluido do freio se o níve se estiver baixo

Porque são duas as hipóteses de o nível estar baixo. A primeira é decorrente de um vazamento em algum ponto do circuito hidráulico, que deve ser reparado com urgência, pois corre-se o risco de o carro ficar completamente sem freio.

A segunda (e mais provável hipótese) é de o fluido ter abaixado no reservatório devido ao desgaste dos componentes do freio, como pastilhas e lonas. O que é normal. E, neste caso, não se deve completar o fluido do freio, mas substituir estes componentes desgastados.

Quando esses componentes se desgastam, é normal abaixar também o fluído do freio. E, no momento em que eles são substituídos, o fluído volta ao nível normal. Isto significa que, se o frentista completar o nível e depois os componentes do freio foram substituídos, haverá um excesso de fluido, o que pode comprometer o sistema hidráulico.

Reservatório do fluido de freio não deve sequer ser aberto

Outra observação importante em relação ao nível do reservatório de fluido do freio é ser transparente, ou seja, permitir que ele seja verificado sem abrir a tampa. Não é à toa: o fluido é higroscópico, ou seja, tem a tendência de absorver água ou umidade.

O que acontece quando se abre o depósito: o fluido absorve a umidade do ar com o tempo vão se formando gotículas de água no fluido. Quando o freio é acionado e se eleva muito a temperatura do circuito hidráulico, estas gotículas fervem e geram bolhas que prejudicam o funcionamento do sistema.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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José Roberto de Sousa Pereira 2 de abril de 2021

Boa tarde, tenho Corolla,2018, 80.000km,sou motorista de app, fui fazer a revisão na concessionária e me sugeriram a troca do fluido de freio, tá tudo certo no carro, devo trocar o fluido? E também falaram pra limpar os bicos injetores, que também tá tudo bem, o que acha? O que você faria?

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Calixto 24 de maio de 2019

Estou com problema no meu Renault clio 2012ba quase dois anos, começou falhar o freio e ao levar oficina trocaram tudo, exceto hidrovacuo, que segunsdo os mecanicos que levei nao era o causador. Infelizmente nenhum mecânico que levei resolveu definitivamente, ja fui em três mecanicos e ambos trocaram cilindro mestre, fizeram sanguia, trocaram cilindro das rodas traseiras e o problema continua, no dia 13/04/19 o nível fluido estava abaixo do máximo que tirei da oficina, no dia 25/04 o nível já estava pouco acima do máximo e hoje dia 24/05 um mês depois o reservatório estava ate a boca. Como pode isso, já procurei vídeos, relatos e nada sobre aumentar, só vejo relatos de vazamento. Alguém poderia me explicar como pode isso? Hoje com seringa tirei quase 100ml, deixei na abaixo máximo, o freio até momento não falhou e a principio não tem vazamento. OuvIsso falar de suposto retorno mas se houvesse ao acionar freio iria falhar segundo dois mecanicos que consultei. ?

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Jucelio 7 de maio de 2019

Eu estava no centro de guarulhos e o carro começou a perder o freio, estava indo para casa cerca de 25Km de distancia, andei na rodovia a uma distância alta entre os outros veículos e com a velocidade reduzida, quando cheguei levei direto no mecânico e ele disse que entrou ar nas mangueiras de freio. Ele trocou o fluído e ficou tudo OK. 2 Meses depois (hoje) o fluído está baixando de novo…

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André Luís 13 de junho de 2018

Bom dia!
Acho interessante completar. Num caso de vazamento por exemplo, pode ser que nem se consiga chegar ao mecânico e, ainda ter uma colisão. Pode-se ainda perder o curso da embreagem, em carros que compartilham o mesmo reservatório de fluído.

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Elvis Willian 4 de junho de 2018

Boa tarde sr Boris , possuo um ford ka ano 2017, e na concessionaria na revisão de 20,000 km, foi feito o serviço de troca de fluido.
Eis a questão, como o senhor mesmo disse sobre o frentista oferecer pra completar o fluido , não sou expert como o senhor no assunto mas gosto de mecânica e sempre soube que não se completa pelos motivos que o senhor mencionou .
Porem em revisão de 20 mil km na concessionaria, eles ou trocaram todo o fluido ou apenas completaram, mas com as pastilhas gastas, resultando que neste momento estou com as pastilhas gastas acima do tempo de troca , ou seja quase chegando no metal, e o fluido no reservatório esta cheio.
Fui comentar isso na concessionaria e o pessoal esta batendo o pé dizendo que estão certos.
Será que mudou algo em relação a freios?
Parabéns pelo trabalho excelente no AUTOPAPO, desde ja agradeço e aguardo uma resposta .

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Geraldo Filho 4 de maio de 2021

Boa noite Boris, comprei um Etios Sedã da Toyota 2014, com 78 km porém não fiz uma revisão completa, o que devo fazer de revisão a principio, pois pretendo pegar estrada para Salvador. Obrigado

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