Gasolina aditivada sim, mas não a do posto

Não dá para saber o quanto de aditivo a distribuidora colocou na gasolina, então é melhor que você mesmo o faça

homem colocando aditivo motor carro portal
Basta usar um frasco de aditivo por tanque de combustível (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/01/2023 às 07h32

Todas as matérias da imprensa, no rádio, na TV, no jornal, nos portais, referentes aos cuidados ao abastecer o automóvel insistem em se dar preferência à gasolina aditivada. E eu vou falar o contrário. Não dê preferência a gasolina aditivada.

VEJA TAMBÉM:

Não há dúvidas de que a aditivação é muito importante para o motor. Entretanto, como eu já comentei aqui, a própria ANP diz que não existe fiscalização nem padronização desses aditivos.

Então, a dica é abastecer com gasolina comum e o próprio motorista comprar o frasquinho de aditivo e jogar no tanque.

Essa é a única maneira de se ter certeza de que os aditivos dispersantes e detergentes irão evitar a formação de depósitos carboníferos no motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo 18 de fevereiro de 2023

Censuraram meu comentário anterior.

Esses aditivos em frasco também não são regulamentados e o Boris defende. Curiosamente aconteceu após um patrocínio da Innospec/Prod.

Gasolina aditivada dessas bandeiras grandes (br, shell, ipiranga) são excelentes. Pode usar sem medo. Muitas vezes o custo é o mesmo.

Avatar
Everaldo 16 de janeiro de 2023

Então as gasolina do posto não presta ?
Vou ter de fazer em casa ou compra aonde na farmácia kkkkkk

AutoPapo
AutoPapo 16 de janeiro de 2023

Olá, Everaldo. A questão levantada pelo Boris no vídeo foi de que não há regulementação na gasolina ADITIVADA, ou seja, não é possível saber a quantidade de aditivo por litro. Por isso, é mais seguro você mesmo aditivar com um “frasquinho” de uma marca reconhecida.

Avatar
Felipe 21 de junho de 2023

É o mesmo que abastecer aditivada de uma reconhecida.

Avatar
Antonio Carlos Batista de morais 15 de janeiro de 2023

Eu trabalhei nas distribuidoras, realmente gasolina aditivada q vende nos postos bandeira branca não é aditivo, a distribuidora compra corante para colocar na gasolina, agora não é propaganda não, eu trabalhei 12 anos e me aposentei na petrobras distribuidoras, lá eu sei q é! Aditivo de verdade, é computorizada do carregamento é sai o aditivo na quantidade certo, e a Petrobras compra de tambores da fábrica é uma fortuna paga pelo tambor de aditivo

Avatar
Rodrigo Rocha de Oliveira 15 de janeiro de 2023

Alguma marca em especial do aditivo?!
Obrigado

AutoPapo
AutoPapo 16 de janeiro de 2023

Olá, Rodrigo. Normalmente marcas consagradas do mercado. Pode se considerar também fornecedoras com a Inospec.

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 15 de janeiro de 2023

As minhas dúvidas são resultado da associação da dúvida do GIOVANNI e do CARLOS.
Primeiramente, quem garante que nos ” frasquinhos” terão realmente os aditivos necessários e nas quantidades corretas?
Alem disso, para ter certeza de manter sempre a proporção recomendada, teria que usar o tanque até a pane seca, antes de completar e adicionar o conteúdo do frasco. Inviável!
Conclusão. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

Avatar
Lourival Pereira da Silva 14 de janeiro de 2023

Voltando aqui, realmente não há menor necessidade desse tal aditivo, isso, na proporção (60 litros por 250 ml), não vai ter nenhum efeito detergente.
É só papo furado de leigos.
Você compra combustível de pessoas desonestas sem saber quais misturas são adicionadas nos tanques dos postos.
Muitos postos adicionam produtos diversos mais baratos e você compra pelo preço da bomba.
Como a fiscalização nos postos é esporádica, aliada ao fenômeno do brasileiro de ter vergonha de reclamar, os donos de postos riem de orelha à orelha.

Avatar
Hugo Tozze 24 de abril de 2023

A falta de fiscalização em qualquer setor é margem para malandragem. Porém, não dá para afirmar categoricamente que “é só papo furado para leigos”. Se o aditivo for de qualidade essa proporção é mais que suficiente. Testes só podem ser feitos em laboratórios e lá eles definem a proporção adequada para otimizar a dose econômica do produto. Porém, já que todos nós podemos expor qualquer “achismo”, segue um exemplo para demonstrar que seu “achismo” pode não ter valor nenhum: Adicione 250 mL de detergente de boa qualidade em 60 Litros de água, ou, proporcionalmente, 25 mL desse detergente em 6 litros de água, agite, utilize para limpeza e veja se não vai ter efeito. Estou comparando coisas distintas de propósito para ilustrar o que o “achismo” pode induzir nas pessoas. Falta um site apenas de debate de pessoas especializadas e baseadas em conhecimentos técnicos baseados em testes e na ciência, não em achismo… isso induz as pessoas leigas a tomarem decisões erradas.

Avatar
Lourival Pereira da Silva 14 de janeiro de 2023

Você só coloca do frasquinho quando enche o tanque.
Na verdade o governo brasileiro já deveria à muito tempo exigir sensores nos carros que monitoram quantidade de combustível e qualidade ao abastecer .
Tecnologia para esses aplicativos existem, o problema é que compramos carros caríssimos, pagamos preços exorbitantes em ipva,
Compramos combustível de péssima qualidade, por vezes baixamos em postos que nos roubam também na quantidade.
Acabar c essa pouca vergonha em nosso país de aproveitadores seria uma utopia, ou seja: impossível..0

Avatar
MARCO ANTONIO GONCALVES 14 de janeiro de 2023

Gasolina muito ruim com ou sem aditivo, já saí da das Refinarias com 27% de álcool misturado álcool este que é pago por preço de gasolina, tem melhorar muito para cobrar o preço que cobra, e muita desonestidade

Avatar
Giovanni 13 de janeiro de 2023

Tá agora me fala o seguinte: os fraquinhos são confiáveis?

Avatar
Carlos 13 de janeiro de 2023

Já ouvi aqui mesmo várias vezes ao contrário disso, porque no Posto de Gasolina já vem na quantidade certa e colocar o do frasquinho você não sabe o quanto ainda tem de Gasolina pra fazer a dosagem correta (isso numa segunda, terceira vez seguida colocando o aditivo de frasquinho). Agora nós ficamos sabendo o contrário da recomendação anterior. Vai entender

Avatar
jbdallas.ev@zipmail.com.br 15 de janeiro de 2023

Pois é. Dinheiro posto fora.

Avatar
Deixe um comentário