Gasolina com chumbo no Brasil: que história é essa?

A dúvida é de um leitor do AutoPapo, pois seu veículo tem uma etiqueta que diz para não abastecer com gasolina misturada com chumbo

ilustra chumbo gasolina
Por Boris Feldman
30 de dezembro de 2018 19:30

Décadas atrás, a gasolina brasileira destinada a abastecer os automóveis já possuiu, em sua composição, o chumbo tetraetila. Porém, há muitos anos, esse combustível não é mais encontrado nos postos: ele até existe atualmente, mas somente para outros fins.

[TRANSCRIÇÃO]

Minha Hyundai SantaFé, disse um leitor nosso, tem uma etiqueta no bocal do tanque de abastecimento para não se utilizar de gasolina com chumbo. E ele quer saber o porque dessa advertência, pois consultou vários postos e todos lhe disseram: “não se preocupe, não existe gasolina com chumbo no Brasil”. E ele quer saber: posso mesmo ficar tranquilo? Sim, não se preocupe. A menos que você vá abastecer sua SantaFé no aeroporto.

VEJA MAIS: 

Porque ainda existe gasolina com chumbo tetraetila para os aviões com motor a combustão. Mas, no caso dos automóveis a conversa é outra, pois o chumbo tetraetila aumentava a octanagem. Mas ele deixou de ser utilizado há muitos anos, desde que se passou a adicionar o etanol à nossa gasolina. Pois ela passou, mesmo a comum, a ter um dos melhores índices de octanagem entre todas as gasolinas do mundo.

Gasolina com chumbo
Foto Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alessandro Pereira 24 de agosto de 2019

Acabei de assistir ao filme “30 minutos ou menos”,que na minha opinião é inspirado no roubo à banco orquestrado por Marjorie Diehl Armstrong no qual um entregador de pizzas foi morto por uma bomba amarrada ao seu corpo.Essa história é mostrada da série “Gênio do Crime” na Netflix.
E logo no início desse filme (30 minutos ou menos) é mostrado o painel de um Mustang antigo usado para entregar pizzas no qual está escrito “unleaded fuel only”(apenas combustível sem chumbo”;fiquei curioso para saber o que era esse tipo de combustível e vim parar aqui.Obrigado pela explicação.

Avatar
Baryon Nader Siqueira 4 de junho de 2019

A gasolina Brasileira não mais utiliza o chumbo devido ao fato do chumbo atacar os metais nobres do catalizador, tais como a prata.

Avatar
Lucas 5 de maio de 2022

O mundo não utiliza mais chumbo em gasolina pelo simples fato dele praticamente idiotizar a humanidade. Não existe nível seguro de envenenamento por chumbo e ele acaba com varias confecções do cérebro e engana o corpo a substituir o cálcio por chumbo nos ossos o que causa um envenenamento permanente por décadas.
Nos anos 80 teve uma gigantesca batalha judicial nos EUA para obrigar as industrias a retirar o chumbo como octante nos combustíveis convencionais. Assim que foi proibido o chumbo por la foi cascateando pelo mundo. Porém os danos que isso causou são sentidos até hoje.

Avatar
ESTEVAM NOGUEIRA RODRIGUES ALVES 11 de abril de 2019

Olá
Mesmo em aviação deveria ser proibido…nao há níveis seguros para chumbo no ambiente .
Tenho depressão crônica há 31 anos! Exatamente quando comecei a tirar brevê … e tive que largar por motivos óbvios …

Avatar
WALDIR S B JÚNIOR 19 de abril de 2022

Eu estudando sobre alimentação, descobri que a fruta banana é excelente para acabar com a depressão. Eu como banana todos os dias, e observei que eu tenho mudado de humor para melhor é claro, antes desse hábito, eu era uma pessoa de fisionomia fechada. Eu espero tê-lo ajudado. Um grande abraço.

Avatar
Deixe um comentário