Gasolina premium não é mais ‘primeira necessidade’ para estes carros

Este tipo de combustível se destaca por oferecer mais octanagem, mas a gasolina convencional já está em um patamar muito bom; só há uma desvantagem

GASOLINA PREMIUM
Gasolina premium é diferente das demais pois contém maior octanagem (Foto: Unsplash | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/05/2024 às 07h02

Qual é o perigo de abastecer um super importado premium de luxo ou um esportivo, de muita performance, como um Porsche ou uma Ferrari, com gasolina comum ou comum aditivada?

VEJA TAMBÉM:

A recomendação das fabricantes é abastecer com gasolina premium. Bons exemplos são a Podium da Petrobras, a Ipmax Pro da Ipiranga e a Shell Racing, que tem maior octanagem.

Porém, esse perigo ficou no passado quando a nossa gasolina tinha uma baixa octanagem. Atualmente, a gasolina simples ou só aditivada já têm uma octanagem necessária para que qualquer motor funcione sem problemas.

A central eletrônica desses veículos percebe a octanagem menor e ajusta o funcionamento do motor. Pode ser que alguns cavalinhos sejam perdidos e o carro não imprima o mesmo desempenho anunciado pela fábrica, mas, diferente do passado, não há risco algum de danificar o motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário