GNV está valendo a pena; faça as contas
O gás natural veicular (GNV) compensa para o motorista que roda bastante e rende mais do que gasolina ou etanol
O gás natural veicular (GNV) compensa para o motorista que roda bastante e rende mais do que gasolina ou etanol
Tá valendo a pena o gás natural veicular, o GNV? Continua dependendo de quantos quilômetros você roda.
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Tenho GNV 5a geração no Logan 1.6 e faço na estrada uma média de 16 km/m3 e posso afirmar sim que vale muito a pena. Instalei em uma boa empresa, nunca me deu problemas, o carro está sempre em dia com a manutenção geral, e também mantenho o tanque do combustível com etanol sempre do meio tanque para cheio.
GNV que dá problemas, geralmente é com quem acha que o motor não precisa de manutenção corriqueira como troca de velas e cabos de velas, filtros e etc.
Observo sim que até o óleo do motor não fica impregnado como se usasse combustível líquido, ou seja, fica mais limpo (observação minha).
Aqui no RJ o GNV está quase o mesmo valor do etanol (R$ 4,19), na cidade não rende tanto, mas rende mais que o etanol e a gasolina.
Para meu uso, afirmo sim que é vantagem e zero arrependimento.
Isso de manutenção é balela,tenho há 3 anos kit de GNV no meu carro, o GNV polui bem menos o óleo e a câmera de combustão do que a gasolina, tem uma ótima sensibilidade quando o motor não está funcionando bem, porém o cuidado com a manutenção tem que ser mais rigorosa, não custosa, falo pela minha experiência, eu mesmo dou manutenções em meu veículo e posso afirmar muita coisa e falada de forma errada. O maior problema pra GNV são esses aqui abaixo:
1. Perda de potência, mas é relativo demais, depende da regulagem, porém, como é uma adaptação nunca vai ser a mesma coisa.
2. Perda de espaço na mala.
3. Alto custo de instalação e regularização.
4. Inspeção anual do Inmetro, porém esse custo é anulado por conta do desconto do IPVA que gera mais um benefício a depender do veículo.
5. Mercado consumidor ver com um olhar negativo carro com GNV, dificultando a sua vida.
Já tive gnv qdo rodava 3k por mes e custava mais barato. Vale a pena mas o custo de manutenção é maior. Tem q usar álcool todo dia antes de passar para o gnv e antes de desligar o carro. Melhor q a falácia do carro elétrico.