Governo erra ao estimular carro flex

Incentivar o combustível nacional é estratégia acertada, mas o Executivo deveria dar incentivo aos modelos a etanol

bomba combustivel brasilia portal
Poucos abastecem com etanol (Foto: Shutterstock )
Por Boris Feldman
Publicado em 21/10/2023 às 17h02

O Governo Federal vai incentivar o carro elétrico? Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não haverá incentivos para o elétrico, pois o governo acredita que deve estimular o combustível nacional, que é o etanol, e conceder incentivos para o carro flex ou para o híbrido flex – de menor consumo ainda.

VEJA TAMBÉM:

Teoricamente, o ministro está correto, mas ele deixou escapar um precioso detalhe. Incentivar o híbrido com motor a combustão e elétrico está certo, mas este motor a combustão deve ser a etanol e não flex.

Porque se o ministro analisar as estatísticas vai perceber que 70% dos motoristas com carros flex abastecem com gasolina e não com etanol.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Emílio knupp 22 de outubro de 2023

Mas é exatamente essa liberdade de escolha que equilibra o mercado de combustíveis nacional fazendo-o mais vantajoso para o consumidor em cada momento de oferta e demanda, no caso do etanol. Promover um automóvel movido somente a álcool sem fomentar a indústria do etanol para equilibrar oferta e demanda, pode levar a médio prazo, a um colapso do sistema. Quem vai querer um carro com um combustível lá nas alturas? É prejuízo pra todo mundo. Que invistam mais na indústria do álcool para torna-loais atrativo e com certeza essa porcentagem de uso da etanol vai ficar bem maior em relação à gasolina. E deixem o consumidor com seu poder de escolha, que é uma das poucas coisas que lhe resta.

Avatar
Almeida 22 de outubro de 2023

Bom, é a sua opinião e com certeza não é a opinião suprema !!!

Avatar
Paulo AF 22 de outubro de 2023

Exatamente. É apenas a minha opinião, e certamente não é a opinião suprema. Assim como não são supremas as opiniões do tosco Tarcísio de Freitas sobre cana de açúcar e mobilidade elétrica. Vai demorar mais um tanto, mas o Brasil vai conseguir se libertar do macabro lobby canavieiro paulista a favor do nefasto etanol.

Avatar
Paulo AF 22 de outubro de 2023

O governo federal erra grotescamente. 70% dos carros flex usam gasolina, mesmo com o etanol sendo favorável economicamente. Dificultar a introdução dos elétricos e incentivar a gasolina fóssil não é apenas errar por ser burro, e submisso ao lobby dos medievais canaviais. É cometer um crime lesa-humanidade. Governo Lula e governo Tarcisio unidos fraternalmente para acorrentar o Brasil ao passado.

Avatar
Almeida 22 de outubro de 2023

Bom, é a sua opinião e com certeza não é a opinião suprema !!!

Avatar
Almeida 21 de outubro de 2023

Na minha opinião o governo não erra, inclusive vemos que em mais de 15 estados é mais vantajoso o Etanol e naturalmente assim aumentam a adesão ao etanol e temos a liberdade de escolha.

Avatar
Deixe um comentário