Eletrônica permite descobrir se hodômetro foi adulterado

A eletrônica incorporada ao carro dá margem a inúmeras desonestidades. Uma delas é a adulteração do hodômetro; mas essa maracutaia pode ser descoberta

Quilometragem odômetro
Por Boris Feldman
Publicado em 20/04/2018 às 12h33
Atualizado em 09/04/2019 às 23h21

A compra de um carro usado exige muita atenção pois, assim como tem gente honesta, tem também os “espertos” capazes de qualquer maracutaia para enganar o comprador. Deve ser por isso que, nos EUA, quando se toca no assunto, a pergunta é “Você compraria um carro usado desse cara?”A eletrônica incorporada ao carro dá margem a inúmeras desonestidades. Uma delas é o hodômetro, marcador de quilometragem num painel dentro do velocímetro.

Hodômetro eletrônico é mais fácil de ser adulterado

Antes, o hodômetro era mecânico, com os dígitos girando em pequenos tambores. Para “reduzir” a quilometragem, haviam os “especialistas” que voltavam, em segundos, de 95.000 para 32.500 km. Era o “Zé marcha-ré”. Hoje, ele é digital, funciona eletronicamente e muitos acham que ficou praticamente impossível adulterar a quilometragem rodada pelo carro. É isso mesmo?

É e não é…

A operação de “rejuvenescer” o carro reduzindo o hodômetro continua tão simples no eletrônico como era antigamente no mecânico. Mas, com uma fundamental diferença: antes, a redução da quilometragem não deixava rastros. Só era possível descobrir a fraude pelo registro de revisões no manual, aquele carimbo da concessionária da revisão tendo sido realizada aos 40 mil km e, dois anos depois, o hodômetro marcando 25 mil km…ou o adesivo de troca de óleo no parabrisa: “Próxima troca aos 70 mil km”, o dobro da quilometragem marcada.

Nos carros mais modernos, o hodômetro eletrônico está integrado à central eletrônica que registra todo o seu histórico. Os problemas ocorridos, as revisões realizadas e também a quilometragem rodada. Então, a loja desonesta pode chamar o “Zé marcha-ré” para executar a gambiarra e reduzir a quilometragem, mas o número real continua registrado na central. Quem estiver adquirindo o carro poderá ser enganado, mas a realidade surge assim que o carro estiver na oficina e ligado ao computador.

Ou seja, no passado, era impossível descobrir a fraude. Hoje, dá para pegar o desonesto com a boca na botija e, por isso, as lojas estão evitando a maracutaia.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
61 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gabriele 19 de outubro de 2022

Solução para carros marca HONDA. Comprei um carro semana passada e achamos estranho toda essa demora para fazer higienização no carro e trocar lâmpada ( hoje fazem 8 dias) começamos a pesquisar e meu marido lembrou que se você entrar no site da Honda você consegue ver as manutenções dele pelo número do chassi. Me venderam com 76 mil, na última revisão tinha 110 mil. Já estou tomando as providências, mas fica a dica para quem adquiriu um Honda.

Avatar
Edimar 16 de agosto de 2022

Preciso de um local em São Paulo alguém consegue me indicar?

Avatar
Marcelo Ferreira do espírito santo 15 de julho de 2022

Comprei um Ford Ka 2019/2020 com 13.700 km e com 40.000 ele arrebentou a corrente de comando como saber se a quilometragem do carro foi adulterada

Avatar
Alessandro 28 de novembro de 2023

Foi dado reset no módulo isso será que é prova de adulteração

Avatar
Geraldo 9 de março de 2022

Fica fácil de saber se foi adulterado se for feito mudança somente no odômetro, mas se for feito no módulo também aí fica quase impossível.

Avatar
Francisco José sant'anna de Oliveira 23 de janeiro de 2022

Se possível uma orientação: tenho um Voyage 1.6 ano 2019,comprado em 27/04/2021. SUSPEITO que a quilometragem foi adulterada. As concessionárias dizem ser possível saber se estar ou não, mas não querem fazer este laudo pura d simplesmente. Oficinas equipadas com scanner dizem não ter competência. Portanto peço uma orientação para onde ir… alguém, no RJ, para fazer este scaneamento. Grato

Avatar
Boa tarde., Eu TB gostaria de saber 11 de julho de 2023

TB comprei um carro e estou desconfiada

Avatar
Francisco Junior Borges 2 de agosto de 2021

Boris, por favor me retorne.
Estou me sentindo muito injusticado.
Dei meu carro como entrada em um outro há 2 meses atrás e tudo indica que comprei um carro com km adulterada, agora a loja anunciou o carro que dei de entrada com 87.000 km sendo que comigo já estava com 180.000 km.
Por favor, gostaria de fazer algo, o senhor poderia me ajudar?

Desde já agradeço!!!

Avatar
Ari Almeida 22 de julho de 2021

UMA BOA MANEIRA DE INIBIR ESSE TIPO DE FRAUDE SERIA SE EM TODAS AS TRANSFERÊNCIAS DO VEÍCULO VIESSE IMPRESSO NO RECIBO(DUT) A QUILOMETRAGEM DO VEÍCULO NAQUELA DATA. SERIA BEM SIMPLES PARA O DETRAN FAZER ESSE REGISTRO NO MOMENTO QUE FOR FAZER A VISTORIA.

Avatar
paulo Ricardo ritter 7 de julho de 2021

Poderiam me indicar um lugar no Paraná para fazer o laudo teria acomo agradeço

Avatar
Simone Nascimento santos 31 de março de 2021

Gostaria de saber se vocês me indicam um lugar pra eu fazer o laudo do modulo do meu carro Tô com desconfiada que o km foi adulterado tenho que fazer o lado do hodomedro ou seja do modulo do carro e um palio 2013.me ajude

Avatar
Markinhos 1 de janeiro de 2021

Fugindo da maracutaia??? Kkk. Está longe a desonestidade de alguns Brasileiros, a falta de caráter para obter lucro está tangível na faces desses brasileiros que imputam os seus crimes como vitórias a serem erguidas. Vendi um up! 2016 com 106 mil km na troca de um outro veículo com 96 mil, e vce acha que ficou por isso? Kkk logo eles revitalizaram o velho up! 2016 rejuvelhecendo ele para 59 mil e por fim já foi vendido Rapidão. Tipo ficou somente 2 meses no pátio e logo achou um comprador. Agora fico aqui a pensar, se ele fez no upa! E o meu que troquei com eles. Kkkk como sou inocente, já troque quase tudo no pangaré de 2017. Agora pra eu vender só se for 30% acima da tabela. Quem sabe!!! Eu consigo. Kkkkkkk..

Avatar
Marcelo 8 de janeiro de 2021

Mesmo aconteceu comigo. Comprei um Jetta TSI com 106k rodados. Fui fazer um serviço de troca de bomba dágua e, pela primeira vez, tivemos que desmontar as partes móveis do motor. Adivinha? Mais fuçado que ninho de escorpião. Diagnóstico da km Reais? 159k rodados.
Brasileiro é tudo f. da p…

Avatar
cicero 1 de abril de 2021

vc conseguiu ver isso onde? algum aparelho?

Avatar
Jurandir 24 de junho de 2021

É só escanear o carro e verá o km real do veículo

Avatar
Jonas 15 de maio de 2022

Galera alguém sbe me dizer se passando o aparelho consigo saber a data que foi feito alteraçao?

Avatar
Luiz 12 de dezembro de 2020

A prática de adulterar quilometragem de veículos é a coisa mais comum de se ver atualmente. O brasileiro sempre fingindo de bobo convive harmoniozamente com essa prática criminosa. Raramente alguém é punido criminalmente por isso.
Por que certas pessoas é taxadas de criminosas e outras não? O nosso sistema de justiça criminal é seletivo?

Avatar
Gustavo 27 de novembro de 2020

Isso me parece fake. Fui na concessionária, mecânicas, elétricas e especializados em velocímetro. Todos disseram que não fazem e não tem como fazer. Você poderia aprofundar mais em como fazer, por favor?

Avatar
Marcos 4 de janeiro de 2021

Boa tarde meu amigo. É claro que todos vão dizer que não fazem, que não tem como fazer. Suponhamos que você tenha conhecimento para fazer tal maracutaia, aparece um desconhecido e pergunta se você faz, é óbvio que irão dizer não. Quem é lojista já têm conhecimento de quem faz, se eles mesmos não o fazem. E pelo pouco que sei, não é só o hodômetro que pode ser alterado. Cada módulo do veículo pode ser reduzido para não deixar rastros. O ideal é pegar carros de procedência e com revisões na autorizada.

Avatar
Udson 25 de outubro de 2020

Pessoal blz,em Ipatinga MG, onde consigo descobrir, alguém pode me indicar? Tô cansado de levar lenhada. *

Avatar
David silveira dos passos 17 de agosto de 2020

Ola boa noite…
Preciso urgente de uma ajuda e uma pessoa que entenda para me ajudar..
Meu carro foi adulterado o km , consegui informacoes diretamente com uma concessionária sobre a ultima revisao feita no veiculo em 2015 ele constava mais de 90 mil km e o logista me vendeu em 2019 com 83 mil km…
Agora a concessionária diz nao ter mais registros, o engenheiro mecânico diz nao yer nenhuma possibilidade que ele conheça para descobrir o km real do veiculo…Entao eu estou por uma ajuda..me contate
Whats51986145769
david.obaprodutora@hotmail.com

Avatar
Marcelo 20 de agosto de 2020

Colega, as concessionárias – do mesmo grupo – guardam todos os registros dos km quando são realizadas as passagens. Se a que consultou só tiver esta, procure em concessionárias de outro grupo. Agora, o fato é o km fica permanentemente gravado na centralina, o que é alterado é o odômetro, então vc tem que ler os dados gravados na ‘centralina”. É sim possível, porém as concessionárias estão bloqueadas – ou dizem que estão – para fazer tal leitura, então ao ligar pra qualquer uma irá ouvir o mesmo discurso – que não conseguem. Porém, se tratar-se de processo judicial, vc consegue que a Concessionária te dê as informações a partir de uma intimação do Juiz; elas vão colher os dados, enviar para a engenharia da fábrica/montadora e te passar tudo: quando, quanto, quantas vezes foi alterado.

Avatar
Charles Vasconcelos de Souza 6 de março de 2021

Sinto muito mas não é bem assim. Alguns sistemas são autônomos e não comunicam essa informação para ECU, pois não tem linha de comunicação com ela, porém se essa informação fizer parte do conjunto ISA dá própria CPU poderá estar gravado e certamente diferente da que foi adulterada. Os concessionários não tem esse acesso em nenhum caso, principalmente o de escrita para evitar fraudes, mas o acesso de leitura se disponível, sim.

Avatar
claudio 27 de março de 2021

É só ir em uma oficinaecanica que trabalhe com aquele computador que faz rastreamento de defeitos do carro. Ali eles tem a informação precisada quilometragem. Fica na memória do sistema do carro. Você pode diminuir o hodômetro mas a quilometragem real está na central eletrônica do veículo. Qualquer oficina razoável pra boa tem esse computador scanner de defeitos. Vê na hora!

Avatar
Carlos eduardo 9 de julho de 2021

Infelizmente hoje se consegue apagar os dados na central também e aí fica impossível descobrir. Abs

Avatar
Sergio Brito 8 de março de 2022

Somente uma lei federal que obrigue os DETRANS estaduais a registrarem nos certificados de propriedade e de vistoria a quilometragem total do veículo poderiam resolver tal problema, mas mesmo assim com limitações. O fato de isso não estar acontecendo só demonstra que realmente não há seriedade legislativa e que o lobe dos vendedores de veículos usados é bem poderoso.

Avatar
Adilerson 9 de agosto de 2020

que reportagem vaga, obvio, no uol

Avatar
Marcio 28 de maio de 2020

Olá pessoal, alguém sabe de alguma empresa que faça essa vistoria em Porto Alegre, pois tenho certeza que o seminovo que comprei foi adulterado.
Obrigado!

Avatar
Luiz Flávio Pimenta Vieira 18 de agosto de 2023

Bom dia Boris. Onde posso verificar em BH?

Avatar
Vinicius 5 de maio de 2020

Alguém sabe me informar onde levo o veículo em Belo Horizonte para provar que o Km foi voltado, alguma empresa faz esse serviço.

Avatar
Vinícius Vale Lemos 11 de maio de 2020

Tem uma loja na Jacuí que se chama original car service, lá eles fazem

Avatar
Cláudio 27 de março de 2021

Qualquer empresa que faça vistoria

Avatar
Carlos 4 de abril de 2020

Estou comprando um painel usado para substituir o antigo do meu carro. O número do odômetro permanecerá o mesmo do antigo quando forfor trocar? É um polo 2003 odômetro digital.

Avatar
Francisco 8 de fevereiro de 2020

Bom dia amigos!em fortaleza preciso de ajuda onde posso saber se meu carro teve km adulterado

Avatar
Adriano 8 de julho de 2020

Vcs descobriu onde ver isso aqui em Fortaleza? Também quero saber

Avatar
Raimundo 7 de junho de 2021

Vc conseguiu descobrir ..se sim
Me passa o contato ..tbm estou precisando muito

Avatar
ANGELICA B CARVALHO 18 de janeiro de 2020

Oi querido. Onde vejo se a quilometragem foi adulterada

Avatar
Elton ferreira 25 de novembro de 2019

Alguma loja fisica no Rio de janeiro para verificar do prisma 2018

Avatar
Ketlen 22 de setembro de 2019

Comprei um carro na Unidas e descobri que o hodômetro foi alterado, preciso de ajudar urgente para provar
Comprei o carro com 20milkm e depois de 5 meses o hodômetro pulou para 60milkm
Como posso provar essa alteração ir la nao adiantou nada.
Me ajudem qual lugar posso levar o carro para ter provas que foi adulterado?

Avatar
Alan 30 de agosto de 2019

Boa noite
Se eutrocar o painel do meu oniz e colocar outro usado tb, a kilometragem permsncem a mesma ou vem com oura kilometragen?

Avatar
Markinhos 1 de janeiro de 2021

O certo e ter um registro central pelo governo federal onde vce quando for trocar o óleo do carro ou reparo o técnico registra o evento da km. Assim vce consulta o chassi dessa plataforma e confere com o carro. Afinal de 20 em 10 mil km vce vive trocando óleo ou consertando algo. Aí os larápios da vagabundagem vão como adulterar?? Afinal inserindo os dados no sistema, qualquer um acessa e verifica se está real km. Se alguém souber programar eu dou a dica. E ganhamos dinheiro com isso.kkk

Avatar
Everton 13 de julho de 2019

Essa informação já está desatualizada . Hj dia 12 07 2019 eles já conseguem apagar o histórico de kilometragem do módulo central do carro

Avatar
Alana Monteiro 12 de maio de 2021

Estou com esse problemas .. poréns gostaria de saber indenização consigo fazer esse laudo para detectar a alteração no módulo

Avatar
Célia Aparecida de Morais Costa 5 de junho de 2019

Célia

Avatar
Lua Nova 29 de maio de 2019

Essa vistoria é permitida por lei? Onde fazer em Cuiabá MT?

Avatar
José Jean da Costa 28 de maio de 2019

Onde levar o carro pra tirar a dúvida da quilometragem si é original
.

Avatar
José Jean da Costa 27 de maio de 2019

Boa tarde! Mim enfoque onde posso levar um carro. Para verificação de quilometragem original.

Avatar
Armando Pinto Rego 4 de outubro de 2019

Mim num saber. Cuidado na forca!

Avatar
professor de portugueis 31 de janeiro de 2020

hahahahah

Avatar
Graziela Gonçalves 26 de março de 2019

Olá boa tarde, onde posso levar o meu carro para vê de a km foi adulterada? Moro em Betim/Mg.preciso urgente meu carro tá dando muito problema.

AutoPapo
Felipe Boutros 26 de março de 2019

Olá, Graziela. Procure uma empresa especializada em vistoria veicular.

Avatar
OMPOWER 13 de outubro de 2020

AMIGO SE A BASE DE DADOS N FOI ALIMENTADA DURANTE A VIDA DO PRIMEIRO DONO POR NENHUM EVENTO DO TIPO REVISÃO RECALL SINISTRO MUITO DIFICILMENTE PODERÁ SER DETECTADA UMA ALADULTERAÇÃO DO ODÔMETRO. ENTÃO QUANDO O CARRO TIVER SIDO AINDA DO PRIMEIRO PROPRIETÁRIO E A KM FOR BAIXA VC TEM QUE ATENTAR PARA OS DETALHESD INDIRETOS QUE DENUNCIEM O USO ALEM DO QUE INDICA. OUTRO MEIO SERIA POR MEIO DE UMA AÇÃO JUDICIAL COM PEDIDO PARA O FABRICANTE MOSTRAR A KM REAL NUMA DETERMINADA POSIÇÃO DE MEMÓRIA DAS CPUS, ISSO SE O CRIMINOSO N TENHA SEVALIDO DE EQUIPAMENTOS QUE REMAPEIAM A CPU. AI A DECISÃO DE CORRER O RISCO SERÁ DO COMPRADOR, PQ INFELIZMENTE AS AGENCIAS N TÊM ESCRUPULOS EM ADULTERAR P LUCRAR.

Avatar
Charles Vasconcelos de Souza 6 de março de 2021

Perfeito. Muito sistemas entram na alocação de memória onde este dado é gravado e ambos são alterados. O do CLUSTER e o Da ECM. Veículos com rede CAN São os mais vulneráveis, atravéz da rede esses meliantes acessam tudo com certos equipamentos. Esse mercado é tão prostituído que se pesquisar no nas ferramentas de busca. Encontrará cursos de “reparo” de módulos automotivos que tem como disciplina acesso e alteração destes dados. Carinhosamente chamado de remapeamento de KM, painel e etc.

Avatar
Cláudio 27 de março de 2021

Empresas que fazem vistorias automotivas ou oficinas mecânicas que tenham o scanner de rastreamento eletrônico de defeitos. Muito fácil

Avatar
leandro 20 de fevereiro de 2019

meu amigo comprou um carro com 89 KM descobriu que tinha 180 km quando foi zerar a central, devido rodar sempre no álcool e passar para gasolina é bem simples tirando cabo da bateria deixando fora por meia hora, o ruim e que tem que configurar os vidros do carro e colocar o código do radio caso precise

Avatar
Elias 5 de fevereiro de 2019

O que devo fazer se descobrir que o km do meu carro foi adulterado?
Posso ir na loja e devolver o carro?

Avatar
LUIZ CARLOS VIEIRA CATARINO 29 de novembro de 2018

Me indiquem uma loja para testar se o meu carro teve o hodômetro adulterado

Avatar
Maluhy 3 de junho de 2018

Santa inocência, Batman, até minha sogra sabe que os espertos zeram os processadores da ECU e colocam valores iguais ao velocímetro…….

Avatar
LUIZ CARLOS VIEIRA CATARINO 29 de novembro de 2018

Caracas é mesmo? Eu comprei uma spin com 19 mil 14/15 e tenho certeza que ela foi adulterada me indica uma oficina pra fazer a averiguação

Avatar
Nilton fernandes de almeida 2 de abril de 2019

gostaria de saber onde levar meu carro para o especialista verificar se foi adulterado! a km o carro ta com um aspecto de muito rodado!

Avatar
Deydson 30 de outubro de 2019

Sim só que até isso deixa vestígios, ao lado desses números (km na ECU) aparecerá um cadeado aberto, indicando a adulteração!

Avatar
Deixe um comentário