A casa venceu: eletrificado mais caro a partir de janeiro

Diante da chegada de modelos chineses com preços competitivos, fabricantes foram ao governo exigir tributação sobre elétricos e híbridos importados

byd dolphin carro eletrico portal
De janeiro de 2024 a julho de 2026 alíquota tributária para eletrificados importados chegará a 35% (Foto: BYD | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/11/2023 às 18h02

As nossas fábricas detestam concorrência. E quando começaram a chegar os primeiros importados eletrificados, custando o mesmo que os nossos convencionais com motores a combustão, foi o caso do BYD Dolphin e do GWM Ora 03 por apenas R$ 150.000, o setor se assustou.

VEJA TAMBÉM

E mesmo que os híbridos e os elétricos ainda representem uma parcela ínfima do volume de carros vendidos no Brasil, as fábricas correram para pedir ao governo o fim da isenção tributária desta importação, concedida exatamente para estimular essa nova tecnologia.

Valeu o chororô. A partir de janeiro de 2024 até julho de 2026, o imposto de importação sobe de zero a até 35%.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ANTONIO SOUZA 28 de novembro de 2023

Venceu a casa??!! Venceu a MÁFIA, isso sim. Defendem-se essas MONTADORAS “nacionais”, cujo maior naco do lucro vai de caravelas às suas matrizes devoradoras de verdinhas… Mostraram que “mandam” no mercado e arriaram as calças do governo com seu séquito de lobistas.

Avatar
Airplane 24 de novembro de 2023

Medida correta pois todos tem que pagar impostos !
Essa isenção provoca uma concorrência desleal que está tirando o emprego de brasileiros !

Avatar
Varujan 25 de novembro de 2023

Todos tem que pagar impostos? Não seria mais fácil baixar os impostos dos nacionais? pra onde está indo tanto dinheiro de imposto, pergunto porque o país é uma porcaria desde a primeira caravela!

Avatar
Paulo Gomes 25 de novembro de 2023

Você, com certeza, não está compreendendo a situação. A alíquota é zero apenas para imposto de importação, o II. Os demais tributos são recolhidos, da mesma forma que os nacionais.

Avatar
Airplane 25 de novembro de 2023

Estou me referindo somente ao II (Imposto de Importação) mesmo pois todos os demais importados com motor à combustão pagam o II e os elétricos e eletrificados não pagam !
35 % é uma diferença muito grande e configura concorrência desleal !
Abaixo a isenção de impostos para os xing-ling !

Avatar
Deixe um comentário