Jeep Renegade terá motor turbo para enfrentar a concorrência

Fiat decide importar da Europa o motor 1.3 Firefly turbo para o Renegade. Motorização deve substituir o antigo 1.8 flex

0i7a1661
Por Boris Feldman
Publicado em 09/01/2019 às 06h15
Atualizado em 07/10/2019 às 15h54

Dois novos SUVs com motor turbo chegarão ao mercado este ano. E, de olho nisso, a Fiat decidiu melhorar a motorização do Jeep Renegade.

[TRANSCRIÇÃO]

O Jeep Renegade, desde o lançamento, oferecia dois motores: 2.0 diesel e 1.8 flex. O motor diesel é muito moderno, eficiente e dá um excelente desempenho ao Renegade. Já não se pode falar o mesmo do motor 1.8, projeto da antiga fábrica Tritec, do Paraná, comprada pela Fiat e que desenvolve apenas 139 cavalos.

Pressionada por seus concorrentes, pois chega este ano o Volkswagen T-Cross 1.4 turbo e o Honda HR-V 1.5 também turbo, a Fiat decidiu importar da Europa o motor 1.3 Firefly também turbo e de 150 cavalos. Mas este motor será brevemente nacional, pois a Fiat já está desenvolvendo ele no Brasil com três potências: 150, 180 e 220 cavalos.

Jeep Renegade
Foto Jeep | Divulgação
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
42 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelosbc 22 de maio de 2019

Gostaria de saber se vai ter verão turbo 1.3 para pcd também? Obrigado

Avatar
Aquino 19 de maio de 2019

Demorou para a Fiat dar um fim neste motor antiquado, horroroso e beberrão.

Avatar
Ricardo 12 de maio de 2019

Legal, mas eu é que não pego motor novo nos orimeiros anos, é sempre furada, ainda mais pagando caro. Daqui uns cinco anos tudo bem.
Acho curioso falarem que Etorq está ultrapassado. Tudo bem que é antigo mas justamente por ser antigo é muito confiável e de manutenção barata, já corrigiram todos os defeitos, peças até na padaria e quLquer boa mecânica mexe com total conhecimento.

Avatar
Laelio 1 de maio de 2019

Motor turbo t3 t4 vem até setembro?

Avatar
Ari Cezar ferroni 18 de abril de 2019

Quanta baboseira , nunca vi um SUV econômico, quer carro econômico compra um milzinho.

Avatar
Domingos Edno 17 de abril de 2019

A Fiat para mim até hoje é a melhor amo seus carros andar bem tem um excelente motor imagino agora com o motor turbo vai ser perfeito já estou esperando chegar o novo motor turbo pra eu trocar de carro!

Avatar
Ricardo Forni 11 de abril de 2019

O jeep renegade deveria mudar o motor 1.8 Etorc o mais rápido possível. Esse motor desvaloriza o veículo porque não suporta o peso da carroceria e aumenta muito o gasto.

Avatar
Ricardo 1 de abril de 2019

Quase comprei o jeep renegade esse ano (2019), mas de tanto pesquisar na internet vi que esse motor é uma fria. Não aguenta tocar o peso do carro com cerca de 1.400 kilos. Vou esperar o motor fireflex 1.3 turbo de 150 cv.
comentário repetido aonde?

Avatar
SERGIO RUSAFFA 1 de abril de 2019

TENHO UM 2016 MEC….MARAVILHOSO CARRO VOU DAQUI EM JUAZEIRO DO NORTE COM R$ 950 MEDIA NO ETANOL 10.5 POR KM…..E OLHA QUE SENTO A BOTA SEM DÓ….ESTOU ANSIOSO PARA A CHEGADO DO MOTOR 1.3 TURBO…

Avatar
PAulo 16 de março de 2019

Realmente o consumo é alto Mas, o carro depois dos 3500rpm anda bem

Avatar
marcus mendes 15 de março de 2019

220 CV em um motor 1.3? Isso vai dar problema.

Avatar
Rodrigo 12 de maio de 2019

Certeza que sim. Pelo menos nos primeiros nãos. É assim com TODOS. Prevejo muita eletrônica nesses motores, prefiro motores mais estabilizados e sem problema com.manutenção no Brasil

Avatar
José Nunes 11 de março de 2019

Quando sera que os carros vendidos no Brasil vão vir equipados com esses novos motores?

Avatar
Hugo Pires Reis 25 de fevereiro de 2019

Um lado faz esperar notícias sobre o firefly turbo.

Avatar
Hugo Pires Reis 25 de fevereiro de 2019

Pensando em comprar um Renegade Limited mas sei q o SUV é bem pesado para o motor. O Jeep só pena nisso pois pro resto não tem pra ele.

Avatar
Vinicius 19 de fevereiro de 2019

Tô na mesma dúvida, mas acho que não vou esperar. Estou trocando um Renegade manual que adoro por um automático, simplesmente porque meu joelho anda reclamando demais da embreagem. Mas acho satisfatório esse motor, tanto em potência como consumo. O carro realmente fica mais amarrado em razão do peso, mas se usar o botão Sport fica perfeito, pelo menos no manual a diferença é enorme. E no consumo não muda tanto. Desde que comprei até hoje, com 33 mil km, tenho média de 12 km/l. Pra mim tá ótimo, mas lógico, eu ando muito na boa e quase sempre sem ar ligado. Para comparação, tinha um HB20 antes, fazia 13 km/l.

Avatar
Lucas 8 de fevereiro de 2019

Ae Boris, procede mesmo essa informacao? Tenho vasculhado a internet a respeito dessa noticia e ainda ha muita informacao trocada. Tem sites falando que ate 2020 nao veremos este motor por aqui no Brasil. Gostaria de saber pois vendi meu carro e estou querendo adquirir um renegade. Caso for verdadeira essa noticia, eu irei esperar o lancamento. Grato!

Avatar
Fernando Siqueira 18 de fevereiro de 2019

Lucas estou na mesma situacao, vou aguardar mais um puco.

Avatar
Vinicius 19 de fevereiro de 2019

Tô na mesma dúvida, mas acho que não vou esperar. Estou trocando um Renegade manual que adoro por um automático, simplesmente porque meu joelho anda reclamando demais da embreagem. Mas acho satisfatório esse motor, tanto em potência como consumo. O carro realmente fica mais amarrado em razão do peso, mas se usar o botão Sport fica perfeito, pelo menos no manual a diferença é enorme. E no consumo não muda tanto. Desde que comprei até hoje, com 33 mil km, tenho média de 12 km/l. Pra mim tá ótimo, mas lógico, eu ando muito na boa e quase sempre sem ar ligado. Para comparação, tinha um HB20 antes, fazia 13 km/l.

Avatar
Luiz 18 de janeiro de 2019

NAO SEI QUE TANTO O POVO CRITICA .ESTA BOM PRA VOCES SER O NUMERO UM EM DEZEMBRO E PRIMEIRA QUINZENA DE JANEIRO EM VENDAS? CONSUMO ?DIRIGE UM HB20N NAO ESTOU FALANDO. AUTOMATICO QUE GASTA MAIS ,MANUAL COMO O DA MINHA ESPOSA NO ALCOOL NA CIDADE NAO FAZ MAIS QUE 6 KM POR LITRO.ESSE SIM E BEBERRAO VAI ENTENDER ESSE POVO.ALUGUEI UM RENEGADE 2018 SPORT FLEX FEZ 7,2 COM AR NAO ENTENDO QDO DIZEM QUE BEBE ACHO ATE ECONOMICO DEMAIS .ABRACO

Avatar
Luiz 18 de janeiro de 2019

NAO SEI QUE TANTO O POVO CRITICA .ESTA BOM PRA VOCES SER O NUMERO UM EM DEZEMBRO E PRIMEIRA QUINZENA DE JANEIRO EM VENDAS? CONSUMO ?DIRIGE UM HB20N NAO ESTOU FALANDO. AUTOMATICO QUE GASTA MAIS ,MANUAL COMO O DA MINHA ESPOSA NO ALCOOL NA CIDADE NAO FAZ MAIS QUE 6 KM POR LITRO.ESSE SIM E BEBERRAO VAI ENTENDER ESSE POVO.ALUGUEI UM RENEGADE 2018 SPORT FLEX FEZ 7,2 COM AR NAO ENTENDO QDO DIZEM QUE BEBE ACHO ATE ECONOMICO DEMAIS COMPARADO COM O PESO DELE E DO HB20 .ABRACO

Avatar
Edivaldo 10 de janeiro de 2019

Comprei estou muito satisfeito com o consumo, 12 no etanol na estrada 8 na cidade, 14 na gasolina na estrada 10 na cidade. Vou trocar em julho.

Avatar
Edivaldo 10 de janeiro de 2019

Comprei oeu estou muito satisfeito com o consumo 12 no etanol na estrada 8 na cidade 14 na gasolina na estrada 10 na cidade. Vou trocar em julho.

Avatar
Norton Donato Assis 30 de março de 2019

Ele melhorou com o tempo ? Ou desde zero já tinha esse consumo?

Avatar
Wesley Fernandes 10 de janeiro de 2019

Eu tive um Idaia Adventure com o mesmo motor e gostei muito. Comprei um Renegade Longitude com mesmo motor 132cv já sabendo do consumo. No inicio consumia muito mesmo, eu tive de me adaptar porque era o que eu queria. Aprendi a dirigi-lo trabalhando mantendo o giro do motor entre 2 a 3 mil giros. Hoje ele na cidade é uma média de 8km/litro. Adoro meu carro e acredito que com este novo motor a média vai melhorar. Nada para reclamar deste excelente carro. Acabamento e conforto surpreendente. Custo e benefício também é ótimo.

Avatar
Cláudio Adão de Souza da silva 10 de janeiro de 2019

Comprei o meu ha 10 dias e já me arrependo pelo consumos apenas . Na cidade tá fazendo 5km/l. Uma merda de consumo . A Fiat / jeep devia ser processada por isso ,pois os vendedores e empresa negam esse consumo. Só quem compra sabe a merda que e . Fora isso o carro e espetacular em acabamento e rendimento do motor. Espaço melhorou muito com os 320 litros. Mais logo se esse consumo não melhorar passo pra frente. Até então rodei 500 km apenas .

Avatar
Barbosa 10 de janeiro de 2019

Primeiro processe a informação do produto que irá comprar,para não ficar passando vergonha com comentários de bosta.tenho um 4×4 diesel 2019 comprado em dezembro,já rodei 7.000,00km média de 15.5 km/l.conforto, sofisticação,e baixo consumo,isso resume

Avatar
Haelton L SOUZA LAG 10 de janeiro de 2019

Até que fim a FCA resolveu acordar. Já faz tempo que esse motor 1.8 deveria ser substituído até mesmo pelo 1.4 Tjet, que equipou o Punto era melhor.

Avatar
Cláudio Adão de Souza 10 de janeiro de 2019

Comprei o meu ha 10 dias e já me arrependo pelo consumos apenas . Na cidade tá fazendo 5km/l. Uma merda de consumo . A Fiat / jeep devia ser processada por isso ,pois os vendedores e empresa negam esse consumo. Só quem compra sabe a merda que e . Fora isso o carro e espetacular em acabamento e rendimento do motor. Espaço melhorou muito com os 320 litros. Mais logo se esse consumo não melhorar passo pra frente. Até então rodei 500 km apenas .

Avatar
Regis 10 de janeiro de 2019

Claudio, o consumo depende muito do modo de dirigir. Ja tive Bravo 1.8 flex e Bravo T.Jet 1.4 turbo. Ambos eram econômicos quando eu rodava na moral. Ambos gastavam bem se eu exigisse desempenho. Amei os meus Bravos. Isto eh normal pra qualquer carro. Para se ter um bom consumo, tenha sempre os pneus bem.calibrados. Na cidade e na estrada, acelere lentamente, fazendo com que o carro ganhe velocidade progressivamente, sem pressa. Deixe para afundar o pé no acelerador somente em casos de necessidade (ultrapassagens, por ex). Boa sorte!

Avatar
Cláudio Adão de Souza 10 de janeiro de 2019

Comprei o meu a 10 dias e já me arrependo pelo consumos apenas . Na cidade tá fazendo 5km/l. Uma merda de consumo . A Fiat / jeep devia ser processada por isso ,pois os vendedores e empresa negam esse consumo. Só quem compra sabe a merda que e . Fora isso o carro e espetacular em acabamento e rendimento do motor. Espaço melhorou muito com os 320 litros. Mais logo se esse consumo não melhorar passo pra frente. Até então rodei 500 km apenas .

Avatar
Daniel BL 11 de janeiro de 2019

Meu amigo, não vai mudar. Minha esposa tem o modelo 2016 e está apenas com 12mil Km e aqui em SP, no trânsito, tanto faz álcool ou gasolina, não gira mais que 5 Km/l. Realmente, em termos de suspensão, fresagem e segurança não existe outro melhor, porém o consumo mata.

Avatar
Josafá 1 de fevereiro de 2019

É normal esse consumo com pouca quilometragem, tenho um e está fazendo 8km/l com etanol na cidade, quando abasteço 30% gasolina e 70% etanol o consumo melhora e chega a 10km/l.

Avatar
Ralfo Penteado 10 de janeiro de 2019

Motorzeco. Como sempre a Fiat não tem motor . Comprei um, Rodei 3.000 km e passei.

Avatar
Victor Carvalho 9 de janeiro de 2019

Realmente só falta um motor turbo e mais eficiente para o renegade deslanchar novamente nas vendas. Esperamos que aconteça também no Compass .

Avatar
Gilberro 10 de janeiro de 2019

Será que irão colocar também na Toro? Ou esperar a VW lançar a dela e assustar a concorrencia?

Avatar
Nilson 9 de janeiro de 2019

A Fiat Demorou acordar se tivesse trocado Esse motor há mais tempo ou lançado esse carro com o novo motor turbo estava em primeiro lugar desde o início e ninguém passaria eles.

Avatar
SANDRO ALEXANDRE FRANCO 9 de janeiro de 2019

Até que enfim se tocaram a Renegade poderia a muito tempo ser líder de vendas no seguimento só não foi por conta desse motor horroroso 1.8 que todo mundo tira onda. Mas ainda dá tempo, eu e mas algumas pessoas que conheço nao compraram justamente por causa deste motor da Fiat. Agora com esse 1.3 turbo o papo muda

Avatar
Renato Calçada 9 de janeiro de 2019

Penso que é tarde de mais e o porta malas ainda é péssimo.

Avatar
Leo 25 de julho de 2019

Compra uma Saveiro

Avatar
Andre 12 de maio de 2019

Olha, esse turbo é Firefly, fiat tb. O Etorq é um motor muito confiável e durável, fim manutenção barata e muito conhecido pelos mecânicos Brasil afora. Só é um projeto de 7 anos. U. Turbo 1.3 com certeza é mais eficiente mas pode ter certeza que tem mais eletrônica, mais sensores, mas componentes caros de desgaste como a própria turbina Enfim… daqui cinco anos eu compro um assim, quando corrigirem todo monte de problemas. Isso é assim com todos os mo tores sem.exceção. Até mecânicas consagradas como o 1.4 da Honda levou alguns anos para ficar bom. Eu prefiro motores antigos sempre. Em.motor diesel das pickups é a mesma cousa onde os motores novos altamente eficiente e tecnológicos soa verdadeiras bos… e caríssimos par manter, comparado a motores de 15 anos atrás com injeção mecânica. O sujeito que comprei zero e usa um ou dois anos beleza, mas oara quwm pea depois e precisa de um.manutenção a porca torce o rabo feio.

Avatar
PAULO F LARINI 9 de janeiro de 2019

Quem precisa trocar de motor é o lerdo kicks

Avatar
Deixe um comentário