Latin NCAP não é confiável; entenda o motivo

Entidade uruguaia faz testes de colisão de modelos que já saíram de linha e suas estrelas têm credibilidade abalada

latin ncap pulse batendo portal
O modelo testado nem é mais fabricado pela Fiat (Foto: Latin NCAP)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/01/2024 às 07h02

Crash Test, que avalia a proteção do automóvel aos seus ocupantes, é da maior importância em todo o mundo. Porém, os automóveis vendidos no Brasil são testados por uma entidade uruguaia chamada Latin NCAP e sua postura não é das mais confiáveis.

VEJA TAMBÉM:

Suas mal contadas estrelas já prejudicaram a Ford, a Hyundai, a Fiat e outras. Agora, no final de 2023, a vítima foi novamente a Fiat, pois ela conferiu apenas duas das cinco estrelas possíveis ao SUV Pulse.

Mas, segundo a fábrica, o Latin NCAP sabia tratar-se de um modelo defasado, não mais fabricado, e que o resultado seria outro, caso fosse testado o modelo produzido hoje, em Betim. É por essas e por outras. Outras que eu não confio nos resultados do Latin NCAP.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos 11 de janeiro de 2024

Artigo muito mal escrito, com função apenas em falar mal, sem provas concretas. NCAP e melhor do que nada.

Avatar
Michel 7 de janeiro de 2024

Infelizmente a Latin NCAP não tem demonstrado a devida credibilidade e imparcialidade que deveria. Triste ver a falta de ética de uma entidade que deveria ser referência

Avatar
Janio 7 de janeiro de 2024

Melhor ncap que nada. Montadoras não colocariam sequer airbag e ABS se não fosse obrigado.Tem problema? Sim, mas dos males o menor.

Avatar
Rodrigo 4 de janeiro de 2024

Investigação IMEDIATA no LATIN-NCAP!

Todas as minhas suspeitas estão se confirmando! Essa pseudo-entidade precisa ser INVESTIGADA IMEDIATAMENTE!

Não estamos falando apenas de uma perseguição absurda contra a Stellantis mas também da credibilidade de uma pseudo-entidade que deveria ser honesta e transmitir segurança aos consumidores.

Além de alterações sem transparência nos critérios das avaliações, onde um carro que teria tirado 5 estrelas agora tinha 1 ou 2, ainda há a questão de, será que os carros que receberam 5 estrelas nos testes atuais realmente tiraram ou só receberam as 5 estrelas porque houve pagamento de propina e suborno?

Será que estamos sendo enganados e induzidos a comprar carros que receberam 5 estrelas mas que, na pratica, teriam tirado 0, 1 ou 2 estrelas e levaram as 5 estrelas porque houve pagamento de propina?

E, no caso da Stellantis, será que seus carros realmente teriam tirado 2 ou 3 estrelas ou só levaram essas notas porque a Stellantis possui regras rígidas de compliance e não paga propina?

Será que o caso Diesel Gate já não foi o suficiente para a VW e, agora, a Das Fraude se associa a uma entidade sem credibilidade para denegrir a imagem de outras montadoras?

Investigação IMEDIATA no LATIN-NCAP e, sendo comprovado que houve falcatruas nos testes, que a Stellantis processe essa pseudo-entidade e que os envolvidos na corrupção sejam devidamente punidos!

Avatar
Matheus Braga 4 de janeiro de 2024

Eu utilizo o Latin Ncap apenas como respaldo visual, por isso optei pelo palio e não o celta.

Avatar
Davi 4 de janeiro de 2024

Autopapo não e confiável. Criticar a entidade por pegar mais no pé de uma determinada marca? Com certeza é pq encontram algo sistêmico e recorrente com a segurança dos seus veículos. Pq a Stellantis não divulga seu crash test interno? Rebater só verbalmente sem mostrar outro tipo de evidência? Querer q o consumidor confie só nas palavras dos seus executivos sem EVIDÊNCIAS CONCRETAS? Faça me um favor, querem fazer o consumidor de trouxa como sempre foi no Brasil

Avatar
Janio 7 de janeiro de 2024

Exatamente.

Avatar
Deixe um comentário