“Auditoria” do LatinNCAP: critérios estapafúrdios

LatinNCAP utilizou critérios confusos no crash test do Fiat Argo. Por isso, hatch ganhou nota 0 em segurança. Entenda essa história

Fiat Argo ganhou nota zero no teste de segurança realizado pelo LatinNCAP
Fiat Argo ganhou nota zero no teste de segurança realizado pelo LatinNCAP (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 23/12/2021 às 21h32

É indiscutível a importância do LatinNCAP, uma entidade uruguaia que avalia a segurança, a proteção aos ocupantes de um automóvel através dos testes de impacto, os crash tests.

Quanto mais ela exigir das fábricas, melhor, porém dentro de certos critérios. Entre os resultados discutíveis, e até inaceitáveis do LatinNCAP, foi atribuído recentemente nota zero no segundo teste feito com o Fiat Argo.

Ora, um segundo teste é elogiável para verificar se a fábrica continua mantendo os padrões anteriores do primeiro teste, em 2019. Quando ele foi aprovado. Mas o que não tem cabimento algum é o LatinNCAP aplicar um segundo teste adotando, entretanto, um protocolo mais rigoroso estabelecido pelos uruguaios depois da primeira avaliação.

É óbvio que o Argo, como qualquer outro modelo mais antigo, seria reprovado. Se se trata de uma auditoria, que seja com o mesmo protocolo anterior. Porém, se o Fiat Argo já tinha sido testado, porque os uruguaios não testaram agora os recém-lançados Fiat Pulse ou Jeep Commander?

VEJA TAMBÉM:

O que o LatinNCAP quer provar ao testar o mesmo carro pela segunda vez com um protocolo mais rigoroso? Continuo tentando entender estes estapafúrdios critérios.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
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Neuli Mendonça 21 de abril de 2022

Acho que o teste latinncap tem que ser rigoroso mesmo, e devia ser levado em consideração na hora da avaliação pelos jornalistas do setor automotivo, segurança é item importante na escolha de um automóvel.

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Fernando 8 de fevereiro de 2022

Estapafurdio é reclamar a vida inteira da baixa qualidade e baixa segurança dos produtos da indústria nacional e se queixar de rigor na avaliação do Ncap. Tem que ter rigor mesmo, a questão aí é fabricante insistir em empurrar carros inseguros a preço de ouro.

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João 28 de janeiro de 2022

Acho bom testar o Gol, Voyage, Saveiro, Pulse,Strada, Toro, Compass, Tracker… Todos sob o MESMO protocolo… Agora, convenhamos… É inacreditável um carro sem controle de tração e estabilidade, sem pelo menos 4 Air bags (lateral com proteção de cabeça)… Não dá né?!

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Polvo 28 de dezembro de 2021

O Latin NCap também deveria avaliar os governos, ou seja, verificar se as entidades governamentais melhoraram suas regulamentações em relação a segurança. Alguma espécie de ranking dos países latino americanos. Não tem jeito, as montadoras sempre vão se proteger atrás das regulamentações locais, vão dizes que seus veículos atendem às leis brasileiras e etc.

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IVAN VASCONCELLOS 27 de dezembro de 2021

Ô Boris, deixa o mensageiro vivo!
Se esse carro teve nota zero é simplesmente porque é inseguro, considerando os protocolos atuais e não os anteriores, e pelo o que sei nós vivemos em 2021/2022, não é?
Sinceramente, você teria coragem de colocar sua família dentro de um desses e viajar de São Paulo à Fortaleza? Eu não teria!!!!

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Marcelo 27 de dezembro de 2021

Perfeito o que este orgão faz, que é de alguma forma, forçar as empresas a construírem carros melhores, até porque se estes carros fossem avaliados em mercados europeus ou no mercado americano, a grande maioria teria nota zero. Então o que se vc no Brasil é uma redução de custos em todos sentidos que vai da segurança do veiculo, acabamento sofrível, e depenação ao máximo de projetos muitas vezes feitos lá fora sempre superiores aos que estão aqui e depois vendidos por valores estratosféricos. Outro detalhe e que entre uma avaliação e outra houve um hiato de 2 anos, tempo suficiente da indústria corrigir o erro, caso contrario até quando vamos pagar com automóveis carissímos mas andarmos em verdadeiras carroças?

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Eddie 25 de dezembro de 2021

O Latin Ncap empurra a indústria pra frente pra evolução.Carros com escore zero e uma estrela simplesmente não evoluíram, isto é, projetos defasados jogados no mercado do salve se quem puder. Sem o Latin Ncap e sem a evolução dos protocolos ainda teriamos projetos dos anos 2000 saindo das fabricas na AL. Acompanho o trabalho do Latin desde o início, o GovBR só evoluiu depois de empurrado pelos uruguaios. Parabéns a Engenharia da VW que vem num gradiente acompanhando a evolução dos protocolos ao longo dos anos, enquanto às demais só tenho a lamentar e esperar que respeitem a vida de seus clientes com atualizações e novos projetos exatamente iguais ao do mercado europeu e japonês.

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Andre Rocha 25 de dezembro de 2021

Concordo que o Ncap empurra a indústria automobilística pra frente, exigindo mais segurança nos veículos. mas o que não pode acontecer (e essa já é a segunda vez) é ela testar um mesmo modelo apenas 2 anos depois do outro, sem este ter passado por melhorias e sem dar tempo às montadoras de se adequarem aos novos protocolos.
Peguemos como exemplo a avaliação de uma Tracker em JAN/21 com os protocolos X e Y e, em DEZ/21 fazer o mesmo teste na mesma Tracker com os protocolos X, Y e Z. O veículo não mudou (e nem teve tempo para) mas os protocolos sim. A matéria informa que o Argo foi testado em 2019 com os protocolos X e Y e agora em 2021 com protocolos X,Y e Z. Óbvio que ele vai ter queda na avaliação

Acho que a LNcap deveria informar que, a partir do mês A do ano B os protocolos de crash test serão X, Y e Z, e as montadoras têm 4 anos para se adequarem a esses novos protocolos. E depois desses 4 anos, aí sim testar o novo modelo já dentro daquilo exigido.

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Eu 24 de dezembro de 2021

O nome correto dessa instituição deveria ser LatrinaNcap.

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João Jacques Affonso de Castro 24 de dezembro de 2021

Parece-me que usam de critérios cuja intenção é colocar em dúvida alguns dos excelentes carros da Fiat. Estranho, muito estranho!

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Sergio Morbidelli 24 de dezembro de 2021

Bem, obviamente não existe lógica nesse padrão de se testar o mesmo modelo com parâmetros muito mais rígidos, um país onde à tradição automobilística é próxima do zero, causa estranheza a nós serem sempre levados tão à sério pela imprensa especializada e não especializada. A de se perguntar também se as leis Uruguaias em relação à segurança dos automóveis são tanto ou maior que as aplicadas aqui, pelo que sei, todos os modelos reprovados está em conformidade com nossas exigências legais.

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Mister Gasosa 24 de dezembro de 2021

Eu vejo nas rodovias paulistas muitos hipócritas que tem carro 5 estrelas em segurança e saem dizendo isso para os amigos e vizinhos, mas anda feito suicida a 200 km/h costurando todo mundo e inclusive ultrapassando pelo acostamento.

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Mister Gasosa 24 de dezembro de 2021

* andam

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Betão 24 de dezembro de 2021

Verdade e muita vezes forçando ultrapassagem em estradas de 3 pistas cheias, como se quisessem um tapete vermelho para seu caminho

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Mister Gasosa 24 de dezembro de 2021

Exatamente!
Quem preza por ter um carro 5 estrelas em segurança devia aplicar a direção defensiva que apreendemos na auto escola… ou seja, manter distância segura do carro a frente e não ultrapassar o limite de velocidade regulamentado.

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xt660 24 de dezembro de 2021

É o mesmo comportamento que vejo nos meus camaradas das motos…. ABS, controle de tração, suspensão auto ajustável são excelentes incrementos para pilotagem e segurança, mas não adiantam de nada se o motorista é um completo babaca imprudente.

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Dinei Rinaldi 24 de dezembro de 2021

E porque que desde 2009 a LatinNCap não testa o vw gol que tirou zero na época? É sabido de longa data que a vw frauda dados emissões de poluição etc e tá na cara que suborna o LatinNCap.. Duvido que o vw Up tem nota 5 no teste, duvido..

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