Etanol é ótimo na teoria, mas ninguém usa

Nova legislação tributária prevê redução de impostos para carro a álcool, mas combustível não se mostra vantajoso para o consumidor

bomba gasolina etanol emissoes co2 portal
Nada de beneficio para quem roda na gasolina (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/07/2023 às 18h02

A nova legislação tributária aprovada pela Câmara e agora no Senado, prevê uma redução dos impostos, mas não para todos os automóveis.

VEJA TAMBÉM:

Todos vão na gasolina!

  • Pois a redução será restrita aos mais baratos e aos mais eficientes – com menor poluição. Estes serão os híbridos, os elétricos, os que têm motores a combustão com biodiesel ou com biogás.
  • A legislação não se esqueceu também, é óbvio, dos motores a etanol. E aí vem uma questão. Existe motor etanol? “Sim”, dizem alguns, “é o flex que pode queimar gasolina ou etanol”.
  • Ligeiro engano. pois quem tem carro flex pode abastecer com etanol ou gasolina e por enquanto a opção da maioria dos motoristas não é pelo etanol, mas pela gasolina.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 24 de julho de 2023

Ninguém??? Não é bem assim…
Muitos usam o etanol sim. Não são a maioria, mas também não são meia dúzia de gatos-pingados.
Se o etanol não tem uma preferência maior, isso deve-se principalmente a dois fatores conjuntos: A falta de se aprimorar as tecnologias dos motores, e do próprio etanol, a fim se de garantir um melhor desempenho/rendimento com uma maior preservação do motor; E a falta de uma regulamentação governamental mais acertiva, que garanta o pleno fornecimento do etanol sem as atuais inseguranças de mercado.
Isso tudo, no entanto, dependerá principalmente de iniciativas e de monitoramentos governamentais. Se for esperar que o setor empresarial queira resolver isso, meramente por iniciativa e vontade próprias, esquece…

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 23 de julho de 2023

Eu uso há mais de 20 anos, desde o meu primeiro flex! Alias meu primeiro carro zero foi um Fiat 147 movido a etanol, tá bom era meio ruim de pegar no inverno, mas isso já se resolveu, né?.
Uso só por uma questão de consciência ecológica, ajudando a reduzir a poluição ambiental. Afinal, quero que meus netos ainda possam andar pelo mundo sem uma garrafa de oxigênio à tiracolo.
E tem mais, só não tenho um elétrico porquê o preço ainda é proibitivo para as minhas posses e onde moro não tem como prover instalação adequada para um carregador.

Avatar
Osgood Fernandes Teixeira 22 de julho de 2023

Ninguém irá usar etanol se não for por valor que valha a pena. Parece que o óbvio e ululante não entra na mente dos “jênios” que fazem as políticas e nem na mente dos produtores que querem empurrar um produto supervalorizado nos clientes com o único argumento que isso é bom para o meio ambiente. Prá quem tá preocupado em sobreviver, o meio ambiente, embora importante, torna-se secundário. E se for aprovado essa política de aumentar a quantidade de etanol na gasolina, será uma bomba para os veículos que não são flex. E existem muitos, principalmente motocicletas.

Avatar
Deixe um comentário