Limpeza de ar-condicionado no estilo: faça você mesmo!

Para cuidar do ar-condicionado do carro nem sempre é preciso recorrer as lojas e concessionárias. Você mesmo pode fazer a higienização

Por Boris Feldman 17/04/18 às 06h50
car 1393803 1920 1

A limpeza e a higienização do ar-condicionado do carro pode ser feita pelo próprio proprietário do veículo? Um ouvinte ficou na dúvida e questionou o Boris.

[TRANSCRIÇÃO]

Eu comentei aqui, recentemente, a respeito da limpeza do equipamento de ar-condicionado e disse que ela não tem necessariamente que ser feita na oficina, na concessionária ou na loja especializada. Pois, bastava o dono do carro comprar um spray específico na loja, que custa por volta de 30, 50 reais, e seguir a recomendação. Ou seja, liga-se o motor, depois o equipamento de ar-condicionado, fecham-se as janelas, coloca-se o tubinho do spray em pé no assoalho e o dispara até fluir totalmente sua carga.

E, o ouvinte nosso comentou isso numa concessionária e ouviu o seguinte: essa operação fez a limpeza da tubulação do equipamento, mas ficou faltando a higienização. Bem, ela realmente tem também que ser feita. Mas, esse nome chique não quer dizer, nem mais, nem menos, do que a troca do filtro do equipamento de ar-condicionado.

limpeza e a higienização do ar-condicionado do carro
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
SERGIO AUGUSTO LOPES 12 de setembro de 2018

Ainda sobre ar condicionado…..ao ligar o ar condicionado, devemos liga-lo com o carro ainda em marcha lenta ou ha algum problema em liga-lo com o carro ja em movimento???

Avatar
Altemir da Fontoura Rodrigues 19 de agosto de 2018

Eu fiz um limpador para o meu carro e dos amigos. Com uma mangueira fina e transparente, vedei a ponta a ser introduzida nas tubulações do ao e depois fiz pequenos furos em torno da ponta da mangueira, a outra ponta eu colei um tubinho, daqueles que vem no desingripante. Comprei Lisoform e troque a saída por uma que encaixa no tubinho. Agito bem o Lisoform, enfio a mangueirinha transparente na tubulação, aciono a válvula e venho puxando a mangueirinha. Custa R$26,00 e dá para três limpezas com desinfecção.
Se ficou difícil de entender, manda um e-mail para altemirfr@gmail.com que eu mando as imagens. Tri simples e funcional. Lisoform vem em duas fragrâncias e sem cheiro.

Avatar
Carlos 18 de agosto de 2018

Então na minha L200 2009 fica mais fácil. Pois não tem filtro

Avatar
Valdeir de Oliveira Guerra 18 de agosto de 2018

Achei interessante,esse spray acha em qualquer loja?

Avatar
André Binenbojm 19 de agosto de 2018

Em boas lojas de auto peças você encontra com facilidade.

AutoPapo
Felipe Boutros 17 de abril de 2018

Olá, Augusto. Obrigado por ler o AutoPapo. Por favor, envia a sua pergunta no Boris Responde

Avatar
Deixe um comentário