Sou a favor da limpeza de bicos! Mas com UMA condição

Essa polêmica é antiga, mas o problema é quando o serviço é realizado sem qualquer critério ou avaliação por profissionais

bicos injetores portal
Serviço é executado frequentemente sem qualquer crtiério (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/12/2022 às 07h32

Está enganado quem diz que eu sou contra a limpeza dos bicos de injetores ou do corpo da borboleta, o TBI. E a verdade não é bem essa.

VEJA TAMBÉM:

O pessoal generaliza o que eu digo, pois eu sou contrário aos PICARETAS que recebem um carro na oficina da concessionária ou outra independente, para uma revisão que às vezes não chegou nem a 20 mil km rodados, e já colocam no orçamento limpeza dos bicos injetores ou limpeza do TBI, o corpo da borboleta.

Eles sequer ligam o motor do automóvel. Se o dono do carro não reclamou do funcionamento do motor, porque deve-se limpar os bicos injetores e o corpo da borboleta no caso de algum sintoma de irregularidade de funcionamento, é PI-CA-RE-TA-GEM.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
AleArc 14 de dezembro de 2022

Boris, bom dia. Já discutimos dobre o assunto em 2009. Sua visão neste caso é equivocada. Mesmo com o comentário aqui de usuários de que nunca precisaram, limpeza dos injetores é uma manutenção também PREVENTIVA, ou seja, mesmo que sem sintomas aparentes existe uma probabilidade muito grande de, por conta dos combustíveis fora do padrão, que estejam fora de equalização. Neste caso, muitas vezes não tem falhas, mas aumento de consumo e perca de potência. Como isso não ocorre imediatamente, o condutor acaba SE ACOSTUMAND O com a situação. Neste caso, meu amigo Boris, NÃO É PICARETAGEM. Obrigado

Avatar
ELISABETH FESSINA 15 de dezembro de 2022

Estou neste mercado de manutenção dos bicos injetores a 6 anos, eu recomendo a limpeza dos bicos com troca de reparos pois as peneiras que protege sujeiras pra dentro do bico vai perdendo sua estrutura e acaba entrando dentro dos bicos causando: 1- bicos travam aberto podendo danificar motor pois entra mais combustível do que queima.2- entope o fundo do bico aonde sai o combustível baixando a vazao original do mesmo na qual se faz a leiturada da sonda lambda para a central e com certeza danifica a sonda e na sequência estraga o catalisador. O que tenho visto é por falta desta manutenção tem se trocada bicos injetores e pagando muito mais caro, fora o diagnóstico claro de falhacao de cilindro causado por bicos. O maior problema é fazer corretamente esta limpeza e deixar todos com a vazao original estabelecida por cada modelo de carro e injeção. Estou a disposição para dúvidas ou questionamentos.

Avatar
Rogério 16 de dezembro de 2022

“perca” de potência? Ou Perda…?? Kkkk

Avatar
Ju 18 de dezembro de 2022

Pois é, não dominam nem a língua materna, mas acham que sabem mais que engenheiro.

Avatar
Jose 12 de dezembro de 2022

10 anos com um Corolla ano 2000 Aut. 1.8 nunca limpei os Bicos injetores, só uso gasolina ⛽️ comum.
Faz entre 8 e 10 km/ l na cidade, na estrada faz 13,5.

Avatar
Iago Favaretto - Eng. Mecânico 15 de dezembro de 2022

Então manutenção agora é somente corretiva? Tenho a engenharia como profissão e carreira e digo, manutenção preventiva é muito melhor que uma corretiva, não pode ter negligência neste ponto, o carro vai funcionar sem ela, mas o risco de um problema grave no futuro fica muito mais fácil de acontecer, carros com combustão a gasolina ou etanol usam o combustível para ajudar na diminuição da temperatura da câmara de combustão, logo o carro pode não apresentar sintomas perceptíveis mas não quer dizer que não está ali. Essa matéria não deveria ter sido escrita por uma pessoa sem conhecimento amplo na área, isso é uma desinformação, Uol deveria ter mais zelo na publicação de suas matérias.
Aos que se põem a este risco, uma boa sorte quando os problemas aparecerem.

Avatar
Polvo 12 de dezembro de 2022

Nunca precisei fazer limpeza de bico em oficinas. Algumas vezes que tive problemas com combustível ruim e causaram falhas de funcionamento, resolvi esgotando o tanque e colocando gasolina de posto confiável e aditivo daqueles de frasco, troquei o filtro de combustível também. Uns 2 tanques fazendo isso o sistema voltou ao normal, sem falhas, sem trocas de peças. O TBI já limpei em casa com CAR80, um serviço simples, pois não requer muita habilidade, nem muitas ferramentas.

Avatar
Deixe um comentário